Microfilmagem Eletrônica: O processo da Microfilmagem Eletrônica consiste na captura de documentos através da digitalização, onde os documentos são armazenados de maneira permanente e ficam protegidos e preservados contra alterações e mudanças tecnológicas.
Objetivos da Microfilmagem: a) reduzir o seu volume; b) garantir a sua durabilidade.
Qualquer determinação para microfilmar documentos deve ser baseada nos seguintes princípios: os documentos devem apresentar valor que justifique o custo dessa operação; o processo de microfilmagem é de alto custo, devendo-se, por isso, sopesar esse custo contra o da preservação dos documentos na forma original; e os documentos a serem microfilmados devem ter características físicas que se prestem à filmagem.
Benefícios da Microfilmagem:
01 - Economia de espaço - acima de 95%;
02 - Eliminação dos arquivos convencionais;
03 - Documento microfilmado tem o mesmo valor do documento
original em papel;
04 - Cópia de segurança – garantia contra sinistro;
05 - Longevidade do Microfilme – 500 anos;
06 - Eliminação dos documentos;
07 - Amparo Legal - lei 5.433 de 08/05/1968;
08 - Agilização na recuperação da informação, visando atender necessidades administrativas e de auditoria.
GRAVE ISSO: A MICROFILMAGEM TEM ALTO CUSTO NO PROCESSO DE ADOÇÃO e BAIXO CUSTO NA MANUTENÇÃO
Tipos de Microfilmagem
Microfilmagem de segurança: realizada com o objetivo de garantir a autenticidade da informação. Geralmente é utilizada para evitar adulterações fraudulentas no conteúdo de documentos, ou para manter a informação em caso de danos irreparáveis ao mesmo.
Microfilmagem de substituição: realizada com o objetivo de manter a informação após a eliminação documento. Utiliza-se em documentos de valor temporário que contenham informações relevantes. Assim os documentos podem ser eliminados e a informação mantida.
Microfilmagem de complemento: realizada com o objetivo de manter no arquivo da instituição documentos que pertencem a outras instituições. Geralmente são documentos muito importantes para uma instituição e pertencem a outras nações.
Microfilmagem de preservação: realizada com o objetivo de evitar o manuseio dos documentos originais. Geralmente é utilizada em documentos muito antigos, frágeis ou parcialmente danificados, para que sejam preservados por mais tempo. Os documentos originais são armazenados sob condições favoráveis, e os usuários têm acesso somente aos microfilmes.
CONTINUA EM...http://gigllimaria.blogspot.com.br/2016/01/microfilmagem-arquivologia.html
GABARITO: LETRA E
Vamos analisar os itens um por vez:
A - Os microfilmes devem estar protegidos em locais apropriados às suas condições, trancados em cofres fortes e com acesso controlado. Sendo assim, não só é possível protegê-lo de incêndio, como é dever do responsável prevenir e evitar tal calamidade.
Errado.
B - As cópias extraídas dos filmes (que é um filme no formato de documento) somente possuirão valor legal caso sejam autenticadas em todas as folhas em cartório habilitado segundo os termos do
Decreto nº 1.799/96.
Errado.
C - A microfilmagem pode ser entendida como uma medida de segurança, uma vez que contribui para o menor uso do documento original. Apesar de possuir valor legal, nos termos da Lei, o microfilme jamais substituirá o documento original
. Errado.
D - A microfilmagem de substituição é utilzada quando um documento está destinado à eliminação, mas possui informação ainda necessária aos interesses da instituição. Sendo assim, o documento é eliminado, mas a informação é preservada.
Errado.
E - A
Lei nº 5.433/68 (art. 1º, § 1º), os documentos em microfilme possuem o mesmo valor legal dos originais, em juízo ou fora dele.
Correto.
Gabarito do professor: Letra "E"