SóProvas


ID
1383901
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                         Uma história em comum

     Os povos indígenas que hoje habitam a faixa de terras que vai do Amapá ao norte do Pará possuem uma história comum de relações comerciais, políticas, matrimoniais e rituais que remonta a pelo menos três séculos. Essas relações até hoje não deixaram de existir nem se deixaram restringir aos limites das fronteiras nacionais, estendendo-se à Guiana-Francesa e ao Suriname.

     Essa amplitude das redes de relações regionais faz da história desses povos uma história rica em ganhos e não em perdas culturais, como muitas vezes divulgam os livros didáticos que retratam a história dos índios no Brasil. No caso específico desta região do Amapá e norte do Pará, são séculos de acúmulo de experiências de contato entre si que redundaram em inúmeros processos, ora de separação, ora de fusão grupal, ora de substituição, ora de aquisição de novos itens culturais. Processos estes que se somam às diferentes experiências de contato vividas pelos distintos grupos indígenas com cada um dos agentes e agências que entre eles chegaram, dos quais existem registros a partir do século XVII.

     É assim que, enquanto pressupomos que nós descobrimos os índios e achamos que, por esse motivo, eles dependem de nosso apoio para sobreviver, com um pouco mais de conhecimento sobre a história da região podemos constatar que os povos indígenas dessa parte da Amazônia nunca viveram isolados entre si. E, também, que o avanço de frentes de colonização em suas terras não resulta necessariamente num processo de submissão crescente aos novos conhecimentos, tecnologias e bens a que passaram a ter acesso, como à primeira vista pode nos parecer. Ao contrário disso, tudo o que esses povos aprenderam e adquiriram em suas novas experiências de relacionamento com os não-índios insere-se num processo de ampliação de suas redes de intercâmbio, que não apaga - apenas redefine - a importância das relações que esses povos mantêm entre si, há muitos séculos, “apesar” de nossa interferência
.

(Adaptado de: GALLOIS, Dominique Tilkin; GRUPIONI, Denise Fajardo. Povos indígenas no Amapá e Norte do Pará: quem são, onde estão, quantos são, como vivem e o que pensam? São Paulo: Iepé, 2003, p.8-9)

Os pronomes destacados no último parágrafo - nós, nosso, nos, nossa - fazem referência

Alternativas
Comentários
  • Quem são os representantes da cultura hegemônica (preponderante)? Neste caso, os que não são representantes da cultura indígena, no caso, nós. 

    Gabarito: D.
    (questão inferencial)


  • não entendi o referencial dessa questão, alguém poderia explicar?

  • Fazem referência aos não índios.

    Entretanto, não os entendi como representantes da cultura hegemônica. Alguém poderia explicar? 
    Obrigada!
  • Gabarito D

    Primeiro, por lógica já eliminamos A, B, C porque esses termos não estão relacionados aos índios.
    A letra E generaliza todo povo urbano, e o texto não traz menção disso.

    Na letra D, colocando o significado da palavra Hegemônica pra facilitar na interpretação:

    > A supremacia de um povo sobre outros, seja através da introdução de sua cultura ou por meios militares.

    > Conceito foi formulado por Antonio Gramsci para descrever o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado e outras classes de trabalhadores.

    Logo, encontramos correlação entre os termos associados, porque era uma classe de pessoas brancas que se achavam superiores aos índios por causa do acesso às tecnologias da época.

    Espero ter ajudado!

  • Na minha opinião esse trecho tem haver com o representantes da cultura hegemônica:

    Processos estes que se somam às diferentes experiências de contato vividas pelos distintos grupos indígenas com cada um dos agentes e agências que entre eles chegaram, dos quais existem registros a partir do século XVII.

    A lógica é a mesma já mencionada não pode ser a A) B) C) porque está se referindo aos índios e a E) não teve contato com eles, mas quem teve contato foram agente e agências(representantes da cultura hegemônica)


  •  É assim que, enquanto pressupomos que nós descobrimos os índios e achamos que, por esse motivo, eles dependem de nosso apoio para sobreviver, com um pouco mais de conhecimento sobre a história da região podemos constatar que os povos indígenas dessa parte da Amazônia nunca viveram isolados entre si.

    Acertei a questão visualizando dessa maneira. Percebem um ar de superioridade??

  • Errei por não acreditar que a letra D poderia ser a resposta correta. Como assim cultura HEGEMÔNICA? Péssima colocação da banca FCC!

  • Talvez seja necessário conhecer o significado da palavra hegemônica, caso contrário é erro certeiro.

  • Significados de hegemônico (Flexões) :

    1. Hegemônicas

    Por Dicionário inFormal (SP) em 17-04-2013

    A supremacia de um povo sobre outros, seja através da introdução de sua cultura ou por meios militares.

    Conceito foi formulado por Antonio Gramsci para descrever o tipo de dominação ideológica de uma classe social sobre outra, particularmente da burguesia sobre o proletariado e outras classes de trabalhadores.

  • Boa questão, apesar que tem que ter o conhecimento da palavra. Eu acertei pq o olhei o significado no dicionário online.

  • Não entendi nada, para mim seria a letra A :(

  • A a), b) e c)  definitivamente não poderia ser pelo contexto do texto. A e) soa algo bem arrogante, pois quem moral na zona rual também faz parte da cultura hegemônica. d) Cultura hegemônica - culturas variadas - , nós. 

  • Sinceramente, a letra D para mim é a resposta, este "NOS" está muito generalizado.

    E outra, quem descobriu o Brasil foi Pedro Alvares Cabral (ou seja, "nós")... Genericamente falando!

    Ademais, imagine uma criança urbana indo na Amazônia com o seu pai, mostrando um Iphone a um índio, creio que este exemplo trás a ideia de "nós" como sendo todos nós (urbanos).

  • Errei a questão por falta de atenção, mas não vejo absurdo em sua elaboração, o próprio significado da palavra nos remete à resposta certa! Não adianta chorar e dizer que a banca faz colocações erradas e blablabla. Devemos saber alguns significados de palavras chave como nesse caso da questão!

  • Gabarito: D


    Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra, supremacia de um povo sobre outros povos. (www.significados.com.br)

  • Apesar de ser uma questão inferencial. Por este trecho dá para acertar: "o avanço de frentes de colonização em suas terras não resulta necessariamente num processo de submissão crescente aos novos conhecimentos, tecnologias e bens a que passaram a ter acesso, como à primeira vista pode nos parecer".

  • O Prof. Rodrigo Bezerra tem alertado bastante sobre essa nova tendência da FCC de brincar com sujeitos contextuais.

    O grande problema é que no caso deste texto, p.ex., fica algo bem subjetivo, porque o examinador poderia colocar o sujeito de várias formas: "população urbana", "população hegemônica", "população ocidental", enfim, teríamos que acatar qualquer grupo de "não-indíos" que a banca fizesse menção, aí complica.

  • Errei, pois marquei letra E.


    Pensando bem, em nenhum momento o texto falou de "urbanos". Só sabemos que não-índios chegaram e influenciaram muito os índios.

    Por  outro lado, procurei no texto algo que falasse de um "grupo com cultura hegemônica":


    "o avanço de frentes de colonização em suas terras não resulta necessariamente num processo de submissão crescente aos novos conhecimentos"


    Deixa claro que a cultura desse novo grupo é preponderante, mas que apesar disso não tornou os índios submissos.

    Os indígenas acabaram se tornando minoria (ou seja, há uma cultura que predomina, a cultura dos não índios)
  • Parece meu "índio ralé", "homem branco bonzão"... Questão horrível.

  • Questão Ruim... fui com a galera, marquei letra (E)

  • FCC, atenção, minha donzela impossível, as aspas são um forte instrumento de interpretação semântica. 


    A palavra "hegemônica" deveria ter vindo entre aspas para retratar ironicamente a "superioridade" do mundo "civilizado". 


    Câmbio desligo.

  • Cultura recessiva?

  • Pura interpretação.

  • O proprio texto diz que não há submissão, (...)  E, também, que o avanço de frentes de colonização em suas terras não resulta necessariamente num processo de submissão crescente aos novos conhecimentos, tecnologias e bens a que passaram a ter acesso, como à primeira vista pode nos parecer.

    Sinceramente, não entendi esse gabarito! Se alguem puder ajudar me chama no privado, obrigada.

  • Amigos também fiquei em dúvida em relação à letra E. Acertei com o seguinte raciocínio:

     

    A alternativa E traz: "a todos os habitantes das zonas urbanas do Brasil."

     

    Pergunto a vocês por acaso não se pode ter HABITANTES das ZONAS URBANAS que sejam ÍNDIOS?

     

    Mesmo que não sejam mais índios no seu conceito tradicional ainda são índios, mesmo vivendo na zona urbana. 

     

    Dessa forma a resposta todos os habitantes da zona urbana extrapola e não condiz com o seguinte trecho do texto: "É assim que, enquanto pressupomos que nós descobrimos os índios e achamos (...) "

     

     

  • Acertei pensando da seguinte forma: 

    "a todos os habitantes das zonas urbanas do Brasil."

    Quer dizer que o dito não-índio não pode viver em zonas rurais? Não é por que o "homem-branco" vive na zona rural que sua representação como pessoa estranha aos costumes indígenas vai mudar.

    Então resta a alternativa D, muito mais ampla, afinal os representantes da uma cultura homegênea são aqueles que estão em maioria, no caso "nós".

  • acertei pelo fundamento nessa parte:

    Processos estes que se somam às diferentes experiências de contato vividas pelos distintos grupos indígenas com cada um dos agentes e agências que entre eles chegaram, dos quais existem registros a partir do século XVII. 

    portanto, a unica alternaiva que se refere aos pronomes mencionados é a letra D de diario oficial. rs

    bons estudos!!

    vai da certo!

     

    abraços.
     

  • REALMENTE, ESSA EXPRESSÃO DEVERIA ESTAR ENTRE ASPAS.

  • Gab D

    Hegemônicos = predominantes,líderes, influentes, preponderantes

  • A hegemonia cultural é, portanto, um conjunto de ideias dominantes de uma determinada conjuntura social, política, cultural e econômica. Ela não é permanente, mas o Estado, e seus líderes, são o resultado desse somatório de forças em disputa. Neste jogo estão presentes a sociedade civil e a sociedade política. As duas se influenciam mutuamente, e o governo é o resultado das ideias dominantes. 

    https://www.infoescola.com/sociologia/hegemonia-cultural/