SóProvas


ID
1391032
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Empresarial (Comercial)
Assuntos

Rosário emitiu um cheque no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) em favor de Aquino no dia 11 de setembro de 2012, pagável no mesmo lugar de emissão, em Sinop/MT. No dia 13 de outubro de 2013, o beneficiário endossou o cheque para Carlinda, sem menção na cártula à data do endosso. De conformidade com as disposições da Lei nº 7.357/85, que dispõe sobre o cheque, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA - LETRA "E"

    Como não há data no endosso, presume-se que foi realizado antes da expiração do prazo de apresentação, nos moldes do art. 27 da Lei 7.357/85: Art . 27 O endosso posterior ao protesto, ou declaração equivalente, ou à expiração do prazo de apresentação produz apenas os efeitos de cessão. Salvo prova em contrário, o endosso sem data presume-se anterior ao protesto, ou declaração equivalente, ou à expiração do prazo de apresentação
  • Mas como eu poderia saber se a banca queria a resposta sabendo ou não da data que foi dado o endosso

  • Complementando, C.Civil

    "Art. 920. O endosso posterior ao vencimento produz os mesmos efeitos do anterior."

  • Veja: 

    Apresentação cheque para pagto pelo sacado (banco) pode ser de:

     

    30 dias - em caso local de emissão seja o mesmo do pagto - mesma praça.

     

    60 dias - em caso local de emissão seja diferente do pagto - diferentes praças.

     

    Porém em ambos os casos, o prazo prescricional para o portador exercer a cobrança do título de crédito é de 6 meses após findo prazo para apresentação, ocorre que:

    11 de setembro de 2012 - emissão onde pgto seria na mesma praça, logo 30 dias para apresentação + 6 meses de prazo prescricional, logo 11 de abril 2013 - 7 meses após, seria o prazo máximo.

     

    porém, no dia 13 de outubro de 2013, o beneficiário endossou e ainda sem menção na cártula à data do endosso (sem data do endosso).

     

    Em regra: 

    endosso realizado dentro do prazo de apresentação e prescrição - trata-se de transferência título de crédito - mais garantia para portador.

    endosso realizado após prazo de apresentação e prescrição - trata-se de cessão de crédito - não é mais um título de crédito, porém poderá o portado buscar judicialmente seu crédito, porém conforme regras do código civil que rege a disciplina.

     

    Exceção: 

    caso endosso seja realizado e não se coloca a data de realização, mesmo que após a prescrição, presume-se que este foi realizado antes da prescrição, logo será um endosso, ao invés de cessão de crédito.

     

     

    logo, alternativa e) correta

  • tipo de endosso ´PÓSTUMO!!

  • E a parte da "Salvo prova em contrário" do art. 27 da Lei do Cheque? O enunciado, ao fazer referência à data em que de fato foi endossado o cheque, já está trazendo a exceção, ou seja, o pequeno detalhe do "salvo prova em contrário". Continuo acretidando na alternativa como "A" como correta.