SóProvas


ID
1391077
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ- MT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A literatura técnica especializada em Comportamento Organizacional apresenta a grade gerencial de Blake e Mouton, segundo a qual existem quatro estilos de liderança, cada qual com características únicas.

Dentre os estilos de liderança descritos, o líder cujas principais características visam a equilibrar pessoas e produção, sem se preocupar em maximizar esses aspectos, corresponde ao

Alternativas
Comentários
  • Os estilos principais do Managerial Grid são:

    Estilo 9.1 (Autoridade): Representa forte preocupação com a produção e pouca preocupação com as pessoas q produzem.

    Estilo 1.9 (Country Club): É o estilo q enfatiza as pessoas, com pouca preocupação com os resultados da produção.

    Estilo 1.1 (Gerência Empobrecida): Nenhuma preocupação com a produção, nem com as pessoas. Não são executores, nem encostadores.

    Estilo 5.5 (Meio Termo): Atitude de conseguir alguns resultados, mas sem muito esforço. É a mediocridade.

    Estilo 9.9 (Equipe): Demonstra elevada preocupação com a produção e igualmente com as pessoas. Os problemas são discutidos em profundidade, de maneira aberta, para alcançar compreensão mútua e comprometimento em relação às conclusões obtidas. A equipe desenvolve um interesse comum no resultado do seu esforço. A teoria 9.9 é uma teoria sinergística.

    Chiavenato, 3º edição Adm. Geral e Pub, pg 139

  • A palavra chave para resolver a questão é: equilíbrio. 

    Equilíbrio nos remete a um líder meio-termo.

  • O Chiavenato considera esse meio termo medíocre, mas o CESPE considera esse meio termo da grade bom! 

    Eu já errei uma questão dessa num concurso do CESPE porque me baseei no Chiavenato. 

  • 1.1 = Gerência Empobrecida/Líder Negligente = mínima preocupação com as produção e com as pessoas;

    1.9 = Gerência de Clube Recreativo = ênfase nas pessoas, com a mínima preocupação com a produção;

    5.5 = Gerência do Homem Organizacional/Líder Meio-Termo= conseguir alguns resultados com pouco esforço;

    9.1 = Gerência de Tarefas/Líder autoritário = preocupação máxima com a produção e menos com as pessoas;

    9.9 = Gerência em Equipe = ênfase em ambos;

  • É o líder calango, pois vive em cima do muro. :D

  • Só o ouro nas informações em Matheus

  • Grid 1.1 – Gerência Empobrecida: expressa uma situação na qual não existe preocupação do líder com os liderados e nem com as tarefas (a produção) a serem realizadas.

    Grid 1.9 – Country-Club: expressa uma situação na qual o líder demonstra grande preocupação com as necessidades de seus subordinados e procura, de todos os modos, proporcionar um ambiente de trabalho agradável e não estressante, ou seja, um ambiente semelhante ao existente num clube.
    Grid 5.5 – Meio Termo: ponto intermediário, no qual a preocupação do líder com os subordinados se equilibra com a preocupação com a realização da tarefas.
    Grid 9.9 – Equipe: expressa a melhor situação possível. Trata-se de uma gerência de êxito, na qual as tarefas são cumpridas eficientemente, com dedicação e envolvimento dos subordinados, num ambiente de confiança e respeito.
  • Letra DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD

  • lider meio termo 5,5: tarefa x-5  pessoas y-5

    gabarito:D

  • Blake e Mouton (visão bidimensional) definiu a grade gerencial baseada nas duas dimensões comportamentais: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção.

     

    1,1 - Empobrecida ou burocrática/enfraquecida: O emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

    1,9 - Clube de campo ou Country club: A atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e a um confortável ritmo de trabalho.

    5,5 - Homem organizacional ou gerência de meio termo: Um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

    9,1 - Autoridade, gerenciamento de "tarefas" ou autoridade-obediência: A eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interfira em grau mínimo.

    9,9 - Equipe ou gerência em equipe: Os resultados do trabalho provêm do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva à interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 3

  • Gabarito: D

  • Líder negligente ou liderança empobrecida (1.1)

    O líder se esforça minimamente para fazer o trabalho e justificar sua permanência na posição. O líder é basicamente ausente.

    Líder-tarefa (9.1)

    O líder se preocupa com a eficiência na produção, mas pouca preocupação com a motivação e o desenvolvimento dos funcionários. Todo o foco se concentra nos resultados. É a liderança na base do “chicote”!

    Líder-pessoa ou clube de campo (1.9)

    Toda a preocupação está focada nas necessidades dos funcionários e em proporcionar um ambiente agradável, sem preocupar-se muito com a eficiência e eficácia da produção. Neste tipo de liderança, existe pouca pressão por resultado!

    Líder meio-termo (5.5)

    O líder mantém uma eficiência da produção razoável e um moral satisfatório. Busca equilibrar sua preocupação com as pessoas e com a produção, sem maximizar nenhum dos fatores. 

    Líder-equipe (9.9)

    Segundo Blake e Mouton, esse é o estilo mais eficaz para uma organização! O líder se esforçaria tanto para obter eficiência na produção, como em manter seus funcionários motivados e em constante desenvolvimento.

    Rodrigo Rennó - Estratégia

    Gabarito: Letra D