SóProvas


ID
1394698
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A análise ergonômica do trabalho tem como propósito assegurar a adaptação do posto de trabalho, dos instrumentos e das máquinas e do ambiente às condições propícias que facilitem o rendimento do esforço humano.

Um dos métodos de avaliação da carga postural durante o trabalho é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • O Método OWAS (Ovako Working Posture Analysing System) foi desenvolvido na Finlândia por Karhu, Kansi e Kuorinka, entre 1974 e 1978, juntamente com o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, objetivando gerar informações para melhorar os métodos de trabalho pela identificação de posturas corporais prejudiciais durante a realização dasatividades (MÁSCULO; VIDAL, 2011).

  • “Os riscos posturais também foram analisados em vários estudos de fatores humanos e traduzidos em protocolos que permitem a avaliação no chão de fábrica. Os mais conhecidos são os check-lists de Lifshitz e Armstrong (1986), Keyserling et al. (1993) e Couto (1998); os critérios semiquantitativos de Karu, Kansi e Kuorinka (1977) conhecido como OWAS (Ovako Working Posture Analysing) proposto por Karu, Kansi e Kuorinka, em 1977 e sua versão computadorizada WinOWAS® (Kivi; Matilla, 1991), o protocolo de Rodgers (1989), o RULA (Rapid Upper Limb Assessment) desenvolvido por Mcatam-ney e Corlett, em 1993 e o mais recente REBA (Rapid Entire Body Assessment) proposto por Hignett e Mcatamney.”

    Fonte: Livro da coleção ABEPRO, Ergonomia: Trabalho adequado e eficiente.