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Letra C
"...pois sem o próprio consentimento delas decerto não teriam as mulheres sido raptadas.”
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Por que não a E)?
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Não há relação de vingança x bom senso.
Analisando o contexto, quando afirma: "Manda o bom senso não fazer caso disso, pois sem o próprio consentimento delas decerto não teriam as mulheres sido raptadas.”, fica claro que houve consentimento da mulher (remetendo-se a Helena).
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"pois sem o próprio consentimento delas decerto não teriam as mulheres sido raptadas".
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O disciplina viu.
E vi essa parte citada pelos colegas.
Porém, entendi da seguinte forma: "Se ela não consentiu então foi contra a vontade dela"
E se ela não consentiu consequentemente não colaborou com seu rapto.
Enfim, continuar na luta.
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A) Errada. Não retiraram a declaração. A guerra aconteceu.
B) Errada. Os gregos não aceitaram os raptos tanto que iniciaram a guerra.
C) Mais Certa. O trecho 3 não faz nenhuma menção a Helena, porém se retomarmos ao trecho 2 faz sentido. "Texto 3 - Sobre esse acontecimento referido no texto 2"
D) Errada. ilícito
E) Certa. É loucura vingar-se de um rapto. Manda o bom senso não fazer caso disso.
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Meu deus esses "gramáticos" da fgv tem sérios problemas... A resposta é CLARAMENTE a letra B, pelo amor de deus! Ele relativizou mostrando os raptos como acontecimento aceitáveis, isto é claro! Deus do céu
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Discordo Maurício B, "conquanto" significa contrário. Luciano Fracasso, concordo plenamente. No trecho 3, em análise, não foi citado em momento algum o nome de Helena. A questão não deveria ter iniciada com "No trecho 3".
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E daí? Não falei do conquanto... Alías, esse conquanto pode ser substituído por "ainda que".
Ele realtivizou os raptos como aceitáveis :"é loucura vingar-se de um rapto" (naquelas circunstancias)
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Jamais Herédoto indicou que Helena colaborou no próprio rapto. Os gramáticos da FGV estão mudando a história! Nem no texto há como se fazer tal afirmação. Herédoto apenas citou o que os persas pensam, não ele; tampouco indicou que isso de fato aconteceu, até porque não aconteceu.
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Horrível essa prova do TJ-BA :(
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na moral, só eu tô errando as questões de interpretação? que saco
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para mim a questão está clara, apesar de eu ser grande crítico das interpretações da FGV.
a) retirando importância de uma declaração de guerra. Pelo contrário, expressa que a declaração de guerra foi algo exagerado.
b) mostrando os raptos como acontecimentos aceitáveis; Pelo contrário, "Conquanto lícito não seja = Embora seja ilícito". Logo, se para ele é ilícito, não pode ser aceitável.
c) indicando a colaboração de Helena no próprio rapto; "pois sem o próprio consentimento delas decerto não teriam as mulheres sido raptadas." Se sem consentimento não há rapto,logo, as mulheres só são raptadas com consentimento.(RLM na prova de portugues) Apesar de ser machista, ele insinua que Helena colaborou com o rapto. Correta
d) revelando a licitude do ato de raptar mulheres; Não, ele fala que é ilícito.
e) demonstrando que a vingança não é fruto do bom-senso. Ele não fala da vingança em geral, mas sim da vingança por um "simples" rapto.
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Ele relativizou ao afirmar que as mulheres raptadas consentiram (como Helena), caso contrário não teriam sido raptadas.
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"Sobre esse acontecimento referido no texto 2"
O texto faz referência ao anterior, que trata do rapto de Helena. Heródoto, abordando esse fato, relativizou afirmando que não há rapto sem consentimento da mulher. Esse foi o cerne do seu argumento. Era a alternativa "mais certa".
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Creio q colaborar seja diferente de consentir, nao?
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Pra quem não sabia o correto sentido de relativizar como eu :
Relativizar : Nesse contexto é mostrar a verdade.
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(relativizar) tratar ou descrever uma coisa negando-lhe caráter absoluto ou independente, considerando-a, portanto, como de importância ou valor relativo.
indicando a colaboração de Helena no próprio rapto;
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" ... conquanto lícito não seja raptar mulheres, dizem os Persas, é loucura vingar-se de um rapto. Manda o bom senso não fazer caso disso, pois sem o próprio consentimento delas decerto não teriam as mulheres sido raptadas." (Heródoto, História).
quanto a B:
indicando a colaboração de Helena no próprio rapto; (gabarito)
-> a ideia de rapto soa como livre vontade das mulheres de - intencionalmente - abandonarem seus maridos
visto isso, percebe-se que o autor passou pano pra helena