SóProvas


ID
1398865
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

O processo penal seguirá sem a presença do acusado que citado ou intimado:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: C

    Art. 367 do CPP. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo. (Redação dada pela Lei nº 9.271, de 17.4.1996)

  • Questão correta é a letra "C" na forma do artigo 367 do CPP, que se segue:

    CPP - Art. 367. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo.

  •  VIDE  Q593295      Q681458     Q498206

     

            Art. 367.    REVELIA       O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo.

     

                            Se o citado não comparecer a audiência será considerado revel.

     

    Após a citação pessoal válida, não comparecer em juízo para defender-se no curso da ação penal, o juiz deverá decretar a sua revelia e nomear-lhe um defensor dativo, dando continuidade ao processo, mas não poderá considerar a existência de confissão ficta.

    Q593444  Q593293

     

       Art. 368. Estando o acusado no estrangeiro, EM LUGAR SABIDO, será citado mediante carta rogatória, suspendendo-se o curso do prazo de prescrição até o seu cumprimento.

  • Art. 367. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo. (Redação dada pela Lei nº 9.271, de 17.4.1996)

  •  Art. 367. O PROCESSO SEGUIRÁ SEM A PRESENÇA DO ACUSADO que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo.

    GABARITO -> [C]

  • Qualquer ato inclui "ato incial"... Mas cobrou a letra de lei seca, logo alternativa C.

     

  • Para resolução da questão, basta a literalidade do que dispõe o CPP sobre a hipótese do enunciado:

    Art. 367. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo.

    A alternativa A está incorreta, pois, se houver motivo justificado, não pode o processo seguir seu curso sem a presença do acusado.

    As alternativas B e D estão incorretas, pois o acusado não pode ser citado por publicação, muito menos pode dar, sem advogado, andamento ao processo.

    A alternativa E está incorreta, pois inexiste previsão legal acerca de ato inicial do processo penal.

    Gabarito do Professor: C

  • Art 367°-  O processo seguirá sem a presença do acusado, que citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou nocaso de mudança de residencia, não comunicar o novo endereço ao juizo.

    Obs: Considerado revel.

  • Art. 367 . O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo. REVELIA

    - REÚ CITADO E INTIMADO PESSOALMENTE, NÃO ENCONTRADO - REVEL

    - SEM MOTIVO JUSTIFIDO. REVEL

    - O PROCESSO SEGUIRÁ SEM A PRESENÇA DO REÚ. REVEL

     

     

     

  • Acredito que a alternativa E esteja errada por ser a C mais abrangente.

  • Citado PESSOALMENTE e NÃO comparecer, nem justificar ou comunicar novo endereço = O processo seguirá à revelia do reú;

    Citado por EDITAL e NÃO comparecer, nem constituir advogado = O processo e o curso do prazo prescricional ficarão suspensos.

  • C. pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado; correta

    Art. 367. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo.

  • Artigo 367 do CPP==="O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado PESSOALMENTE para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço ao juízo"

  • Letra C

    Segundo o CPP Art. 367. O processo seguirá sem a presença do acusado que, citado ou intimado pessoalmente

    para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de

    residência, não comunicar o novo endereço ao juízo.

  • O processo penal seguirá sem a presença do acusado que citado ou intimado: Pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado;

  • Letra c.

    É a única hipótese em que poderá o processo seguir sem a presença do acusado citado ou intimado ocorre no caso de citação ou intimação realizada PESSOALMENTE, se o acusado deixar de comparecer sem motivo justificado. É o que rege o art. 367 do CPP.

  • se ler rápido já sabe...

  • Modelo de questão que cai no TJ SP ESCREVENTE