SóProvas


ID
1402933
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Dentre as concepções teórico-metodológicas presentes no Serviço Social que se espraiam para o campo sociojurídico, iluminando seus instrumentos e técnicas, aquela orientada pela perspectiva positivista/funcionalista encontra respaldo nas atuais políticas neoliberais, posto que concebe a desigualdade social apresentada pelos usuários demandantes dos serviços dos assistentes sociais como:

Alternativas
Comentários
  • indolência: insensibilidade, apatia.

  • Dentro do Positivismo a questão social é algo de ordem natural e moral, separada das questões sociais e econômicas. (Welber Gontran)

  • As expressões da questão social que se mostram na realidade de distintas formas, como a desigualdade social, a fome, a miséria, o desemprego, são originadas da contraditória relação entre capital e trabalho. Essa contradição, analisada a partir da perspectiva crítica, entre capital/trabalho, divide a sociedade em classes, onde de um lado tem-se os donos dos meios de produção, que apropriam privadamente a riqueza produzida socialmente, e de outro, a classe que possui somente sua força de trabalho para vender, a trabalhadora. No entanto, as perspectivas positivista/funcionalista e as ideias neoliberais, sendo que estas últimas na atualidade têm ganhado força e sido incorporada pelos Estados nacionais, apresentam a desigualdade social e outras refrações da questão social como fatos naturais, aceitáveis, em determinada medida, e presentes em toda sociedade, sendo impossível extingui-las. Além de naturalizar essas expressões também buscam fragmentá-las de modo que não seja possível compreender que todas elas possuem a mesma gênese. Ocorre também a partir dessas perspectivas a criminalização dos trabalhadores e seus movimentos, que ao reivindicarem e se mobilizarem por condições de vida e trabalho melhores, são tratados pela mídia como marginais, criminosos e preguiçosos que não querem trabalhar. Como forma de mistificar a realidade, as refrações da questão social são tratadas autonomamente, por políticas sociais fragmentadas, basicamente de combate à pobreza extrema. Assim, elas são encaradas como fatos sociais, desconectadas do sistema econômico, político e social capitalista, o qual as produz e reproduz incessantemente.


    RESPOSTA: A
  • De acordo com NETTO,desde os primeiros escritos de Karl Marx, o mesmo já buscava a compreensão do fenômeno da " questão social". Mas é apenas com a publicação do primeiro volume do Capital, em 1867, que Marx pôde esclarecer com precisão este movimento, demostrando criticamente que a questão social, tem a ver,exclusivamente, com a sociabilidade erguida sob o comando do capital do capital.   

  • Pensar a "a desigualdade social" como "contradição entre capital e trabalho" como na letra B ou como na letra C , "fenômeno que demanda políticas universais"  Estaríamos pautado na teoria social de Marx e não no positivismo