SóProvas


ID
1403638
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CFM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A administração pública, visando ao cumprimento de suas finalidades, exerce distintas formas de atividades administrativas. Acerca dessas atividades, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 30, L. 8987/95. No exercício da fiscalização, o poder concedente terá acesso aos dados relativos à administração, contabilidade, recursos técnicos, econômicos e financeiros da concessionária.


    Gabarito: B.

  • A letra D está errada por que o poder e polícia pode restringir direitos. No que concerne a expressão poder de polícia delegado, é usada para os casos de poder de polícia exercido pela adm indireta, pois jamais pode o poder de polícia ser delegado a particulares.

  • Qual o erro da Letra A???

  • O erro da letra A é a última palavra: política. As agências reguladoras normatiza me fiscalizam questões técnicas e administrativas, mas não questões políticas.

  • A Letra C, trás o conceito de intervenção estatal no domínio econômico, acredito. Pelo que conclui na obra de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, a intervenção administrativa, refere-se a intervenção estatal na propriedade privada...

  • Waldemar, cuidado! As atividades que envolvem o exercício do poder de polícia podem ser de forma sumária divididas em quatro grupos: poder de legislar, poder de consentimento, poder de fiscalização e poder de aplicação de sanção, sendo que os atos relativos ao consentimento e à fiscalização SÃO DELEGÁVEIS!

    É o entendimento do STJ:

    ADMINISTRATIVO. PODER DE POLÍCIA. TRÂNSITO. SANÇÃO PECUNIÁRIA APLICADA POR SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. IMPOSSIBILIDADE. 2. No que tange ao mérito, convém assinalar que, em sentido amplo, poder de polícia pode ser conceituado como o dever estatal de limitar-se o exercício da propriedade e da liberdade em favor do interesse público. A controvérsia em debate é a possibilidade de exercício do poder de polícia por particulares (no caso, aplicação de multas de trânsito por sociedade de economia mista). 3. As atividades que envolvem a consecução do poder de polícia podem ser sumariamente divididas em quatro grupos, a saber: (i) legislação, (ii) consentimento, (iii) fiscalização e (iv) sanção. 4. No âmbito da limitação do exercício da propriedade e da liberdade no trânsito, esses grupos ficam bem definidos: o CTB estabelece normas genéricas e abstratas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (legislação); a emissão da carteira corporifica a vontade o Poder Público (consentimento); a Administração instala equipamentos eletrônicos para verificar se há respeito à velocidade estabelecida em lei (fiscalização); e também a Administração sanciona aquele que não guarda observância ao CTB (sanção).  5. Somente o atos relativos ao consentimento e à fiscalização são delegáveis, pois aqueles referentes à legislação e à sanção derivam do poder de coerção do Poder Público. 6. No que tange aos atos de sanção, o bom desenvolvimento por particulares estaria, inclusive, comprometido pela busca do lucro - aplicação de multas para aumentar a arrecadação. 7. Recurso especial provido. REsp 817534/MG, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, julgado em 10/11/2009.

  • A - ERRADO - SÃO CRIADAS POR LEI COMO AUTARQUIAS. POSSUEM O OBJETIVO DE NORMATIZAR (REGULAMENTAR) FISCALIZAR, CONTROLAR AS ATIVIDADES. ATRIBUÍDO A ELAS O STATUS DE ''AUTARQUIA SOB REGIME ESPECIAL'', O QUE SE TRADUZ, NOS TERMOS DE CADA LEI INSTITUIDORA, EM PRERROGATIVAS ESPECIAIS, NORMALMENTE RELACIONADAS À AMPLIAÇÃO DE SUA AUTONOMIA ORÇAMENTÁRIA, GERENCIAL E FINANCEIRA. SÃO ENTIDADES INTEGRANTES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, NÃO HÁ QUE SE FALAR, ENTÃO, EM AUTONOMIA POLÍTICA.


    B - GABARITO.

    C - ERRADO - INTERVENÇÃO ADMINISTRATIVA NA PROPRIEDADE PRIVADA NÃO SE CONFUNDE COM A INTERVENÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO.

    D - ERRADO - PODER DE POLÍCIA É INDELEGÁVEL À PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADOS.

    E - ERRADO - OS SERVIÇOS PÚBLICOS PODEM SER PRESTADOS DE FORMA DESCENTRALIZADA (CRIAÇÃO DE UMA ENTIDADE ex.: fundação pública para desenvolver uma atividade com um fim social - funai) E DE FORMA DESCONCENTRADA (CRIAÇÃO DE UM ÓRGÃOS ex.: secretaria da receita federal do brasil, integrante de uma entidade política da administração direta, união.)

    GABARITO ''B''
  • O erro da letra A consiste em dizer que as agências reguladoras têm autonomia política.

    Por compor a administração indireta, as agencias reguladoras não possuem autonomia política, apenas autonomia administrativa e financeira.