-
C) RIBAS e SALIM (2013: p. 241) — Um grupo pode ser definido como o conjunto de dois ou mais indivíduos interdependentes e interativos que se juntam visando à obtenção de determinado objetivo. Ou seja, grupos são conjuntos de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras e se percebem como grupo. Um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões, a fim de ajudar cada membro em certo desempenho em uma área de responsabilidade (ROBBINS, 2005).
Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto. Assim, o desempenho deles é apenas a somatória das contribuições individuais dos membros. Não existe uma sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.
-
Se não é comunicação, é o que então? Interação?
-
Pra quem não é assinante, letra c
-
A primeira condição para a eficiência no trabalho de um grupo é a comunicação. A comunicação é um meio (eficiência) para que uma equipe alcance seus objetivos (eficácia)
-
Vanessa nada haver!!
-
Alguém explica?
-
Fabio, o nosso colega Francisco já explicou.
A questão errada trocou eficiência por eficácia.
-
Complementando...
Requer interpretação, pois de acordo com Bion, a comunicação é a operação interna básica de um grupo e visa à sua manutenção.
Eficiência: Percebe-se, portanto , que a visão é interna, ou seja, preocupação com o " como se faz".
FONTE: DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016. pg156 e pg190.
bons estudos
-
EFICÁCIA x EFICIÊNCIA (Texto bacana pra ninguém nunca mais esquecer!)
Imagine que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente, corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Poucos tempo depois, o vazamento volta a alagar a sala, e o nosso funcionário volta a correr atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água. Essa é a típica descrição de um enxugador de gelo eficiente.
Por outro lado, o segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro da sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso. Ele pensou antes de executar.
(Texto completo em: http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/entenda-a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia-de-uma-vez-por-todas/81934/)