-
Na verdade, nos termos do Decreto nº. 60.417, DE 11 DE MARÇO DE 1967.
Art. 4º Segundo a necessidade do sigilo e quanto à extensão do meio em que pode circular, são quatro os graus de sigilo e as suas correspondentes categorias de classificação:
- ULTRA-SECRETO
- SECRETO
- CONFIDENCIAL
- RESERVADO
-
@Karina, então depende da fonte indicada no edital, porque na Lei de Acesso à Informação (12.527/11) temos que:
Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.
-
Questão da para ser feita por eliminação, mas fica meio complicado de saber, pois na prova de 2014 a UFES acatou como certa a legislação ultrapassada que prega 4 graus de sigilo (ultra-secreto; secreto; confidencial; reservado), e nesta prova de 2013 ela acatou como correta a legislação atualizada que prega apenas 3 graus de sigilo (ultra-secreto; secreto; reservado).
-
A classificação confidencial foi revogada, mas Pedro tem razão quanto a falha de posicionamento da banca com relação ao tema.
-
Q469163 aconselho a leres essa questão!
é a mesma questão, porém as respostas divergem.
como pode uma banca passar a mesma questão dois anos consecutivos, e em um ano entender a resposta como incorreta e no ano seguinte considerar como correta?
questão passível de anulação, pois a banca simplesmente não tem conceito firmado sobre o assunto e quer fazer graça com a nossa cara!
-
Porque a letra "E" está errada ?
-
CRUS:
CONFIDENCIAL
RESERVADO
ULTRA - SECRETO
SECRETO
-
ultrassecreto, secreto, confidencial=( MEU ..U!!!) e sigiloso.
-
GABA: A
Não conhecia "ostensivo"
-
Questão desatualizada.
LAI. Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.
As quatro naturezas de ASSUNTO das informações:
--- > Interesse Geral e Coletivo: Transparência Ativa
--- > Interesse Particular: Transparência Passiva
--- > Ostensivas: sem restrição de acesso a documentos cuja divulgação para o público em geral não prejudica a administração.
--- > Sigilosas: documentos que, por sua natureza, devam ser de conhecimento restrito e, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação e são tidas como imprescindíveis a segurança da sociedade e do estado.
--- > Pessoal: as que dizem respeito a imagem, honra, vida privada e intimidade
-
Vamos analisar os itens um por vez:
A - As classificações de sigilo de documentos podem ser encontradas na
Lei nº 12.527/11 e no
Decreto nº 7.724/12, e são as seguintes: ultrassecreto, secreto e reservado.
Errado.
B - A depender da natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos (ou ordinários) - de acesso irrestrito ao público em geral -, e sigilosos - de acesso restrito a pessoas legalmente autorizadas.
Correto.
C - Quando a natureza do assunto, os documentos que devem ter acesso restrito a pessoas legalmente autorizadas são classificados como sigilosos.
Correto.
D - A classificação ultrassecreto é dada a documentos e informações cuja divulgação não autorizada pode comprometer a segurança da sociedade e do Estado, ou mesmo ameaçar sua existência. Por este motivo, exigem excepcional medida de segurança.
Correto.
E - A classificação ostensivo é dada a documentos e informações cuja divulgação não traz qualquer prejuízo à administração ou a projetos em desenvolvimento.
Correto.
Então está incorreta a alternativa de letra "A", pois não há o grau de sigilo "confidencial",
Gabarito do professor: Letra "A"
-
A) Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ULTRASSECRETA, SECRETA ou RESERVADA.
B), C) e E) CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS QUANTO À NATUREZA DO ASSUNTO:
1. SIGILOSOS: documentos de acesso restrito e que, por isso, exigem cuidados especiais quanto à custódia (guarda) e divulgação.
2. OSTENSIVOS: documentos cuja divulgação não prejudica a administração.
GABARITO -> [A]
-
as afrmativas abaixo estão relacionadas à classifcação dos documentos quanto à natureza do assunto.
assinale a opção INCorrETa.
a) Consideram-se confidenciais os documentos registrados em diferentes suportes e que possua
custódia continua.
B) Consideram-se ostensivo os documentos cuja divulgação não prejudica a administração.
C) Consideram-se sigilosos os documentos de conhecimento restrito e que requeiram medidas de
salvaguarda para sua custódia e divulgação.
D) Consideram-se ultrassecreto os documentos que tratam de política governamental de alto nível e
segredos de Estado
pessoal essa questão caiu na prova da UFMG em 2.015 e ela deu como gabarito a letra ''A''.Alguém poderia me dizer o motivo,Por gentileza ?
Obigado.
-
Não há mais o grau de sigilo "confidencial", por isso está incorreto!
LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.
Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.
-
GABARITO: A
Vamos analisar os itens um por vez:
A - As classificações de sigilo de documentos podem ser encontradas na Lei nº 12.527/11 e no Decreto nº 7.724/12, e são as seguintes: ultrassecreto, secreto e reservado. Errado.
B - A depender da natureza do assunto, os documentos podem ser ostensivos (ou ordinários) - de acesso irrestrito ao público em geral -, e sigilosos - de acesso restrito a pessoas legalmente autorizadas. Correto.
C - Quando a natureza do assunto, os documentos que devem ter acesso restrito a pessoas legalmente autorizadas são classificados como sigilosos. Correto.
D - A classificação ultrassecreto é dada a documentos e informações cuja divulgação não autorizada pode comprometer a segurança da sociedade e do Estado, ou mesmo ameaçar sua existência. Por este motivo, exigem excepcional medida de segurança. Correto.
E - A classificação ostensivo é dada a documentos e informações cuja divulgação não traz qualquer prejuízo à administração ou a projetos em desenvolvimento. Correto.
Então está incorreta a alternativa de letra "A", pois não há o grau de sigilo "confidencial",
fonte: qconcursos