SóProvas


ID
1422646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A implementação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos e de resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais contribui, de forma significativa, para a melhoria da qualidade ambiental. Com relação a saneamento ambiental, julgue o item.

Nas regiões com regime de chuvas torrenciais, a construção do sistema de esgotamento sanitário unitário demanda o uso de tubulações de grandes diâmetros, apresenta custos iniciais elevados, torna propensa a ocorrência de refluxo do esgoto sanitário para o interior das residências, em caso de chuvas, e pode ocasionar mau cheiro em determinados pontos do sistema.

Alternativas
Comentários
  • 1.3.4. Comparação entre os Sistemas

    A evolução dos sistemas de esgotamento deu origem a dois tipos com características bem distintas, principalmente do ponto de vista da quantidade e qualidade das vazões transportadas, o Sistema Unitário e o Separador Absoluto, sendo este último o mais empregado nos tempos contemporâneos. Para melhor entender esta preferência pode-se elaborar uma série de comparações como as relacionadas a seguir:

    a) Desvantagens do Sistema Unitário

    1. dificulta o controle da poluição a jusante onerando o  tratamento, em virtude dos grandes volumes de esgotos coletados e transportados em épocas de cheias e, conseqüentemente, o alto grau de diluição em contraste com as pequenas vazões escoadas nos períodos de estiagem, acarretando problemas hidráulicos nos condutos e encarecendo  a manutenção do sistema;exige altos investimentos iniciais na construção de grandes galerias necessárias ao transporte das vazões máximas do projeto;tem funcionamento precário em ruas sem pavimentação, principalmente de pequenas declividades longitudinais, em função da sedimentação interna de material oriundos dos leitos das vias públicas;implicam em construções mais difíceis e demoradas em conseqüência das suas dimensões, criando maiores dificuldades físicas e no cotidiano da população da área atingida.
    b) Vantagens do Sistema Separador Absoluto permite a implantação independente dos sistemas (pluvial e sanitário) possibilitando a construção por etapas e em separado de ambos, inclusive desobrigando a construção de galerias pluviais em maior número de ruas;permite a instalação de coletores de esgotos sanitários em vias sem pavimentação, pois esta situação não interfere na qualidade dos esgotos sanitários coletados;permite a utilização de peças pré-moldadas denominadas de tubos, na execução das canalizações devido a redução nas dimensões necessárias ao escoamento das vazões, reduzindo custos e prazos na implantação dos sistemas;acarreta maior flexibilidade para a disposição final das águas de origem pluvial, pois estes efluentes poderão ser lançados nos corpos receptores naturais da área (córrego, rios, lagos, etc) sem necessidade prévia de tratamento o que acarreta redução das seções e da extensão das galerias pluviais;reduz as dimensões das estações de tratamento facilitando, conseqüentemente, a operação e manutenção destas em função da constância na qualidade e na quantidade das vazões a serem tratadasDiante destas circunstâncias é quase inconcebível nos dias de hoje, serem projetados sistemas unitários de esgotamento. Em vários países (entre estes o Brasil) é obrigatório o emprego do sistema separador absoluto. Um exemplo de sistema unitário moderno é o da Cidade do México, onde praticamente toda a água residuária gerada na área urbana é canalizada para utilização em áreas agrícolas irrigáveis.

  • o sistema unitario é bom para regioes que tem precipitacao constante ao longo do ano. o que evita que ocorrao eventos de cheia mto grandes.