Entrevista Motivacional (EM), desenvolvida pelos americanos Miller e Rollnick (1991), é uma abordagem que vem sendo desenvolvida nas últimas décadas, com o objetivo de auxiliar as pessoas a realizarem mudanças de comportamento maladaptativo.Quando Miller e Rollnick (1991) compreenderam que discursar, argumentar e advertir não funcionava com pacientes ambivalentes desenvolveram uma abordagem mais sutil que passaria a ser conhecida como Entrevista Motivacional onde o foco é ajudar o paciente a ouvir-se falando e a resolver sua ambivalência em relação à mudança do comportamento, usando sua própria motivação, energia e comprometimento. Desta forma, a EM explora os próprios argumentos do paciente para a mudança.
Uma boa definição para a Entrevista Motivacional é esclarecer que é uma forma refinada de guiarem uma conversa focada na mudança que evoca e reforça a motivação intrínseca. Sua característica é ser centrada na pessoa, respeitando a autonomia e utiliza estratégias específicas dirigidas a um objetivo particular de mudança que está em sintonia com e guiada pela fala do paciente. A EM é relativamente breve, adaptável para cada pessoa, cultura e problema, é determinável e, acima de tudo, pode ser aprendida com o treinamento adequado.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942012000200015
Leiam o capítulo "Entrevista Motivacional", do livro Psicodiagnóstico V. Trecho do capítulo: "Além disso, a Entrevista Motivacional (EM) se inspira em várias abordagens, principalmente na terapia cognitivo-comportamental (TCC), Terapia Sistêmica, terapia centrada na pessoa, combinando elementos diretivos e não-diretivos.
"
É maravilhoso, e eu até duvido que encontrem um resumo tão condensado e bem embasado igual ao descrito no capítulo.