SóProvas


ID
1425538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um funcionário público, de cinquenta e quatro anos de idade, procurou o serviço de saúde do órgão em que trabalhava por apresentar um quadro álgico importante, que o incomodava havia aproximadamente um ano. Realizados os exames, foi diagnosticada uma condição crônica que explicava os sintomas álgicos e indicada cirurgia que poderia minorar, mas não curar a dor, e atrasar a evolução da doença. O paciente entrou em processo de ansiedade, e a intensidade da dor aumentou. O médico responsável decidiu afastar o servidor do trabalho por trinta dias, em licença médica, e o encaminhou para o serviço de psicologia, solicitando intervenção complementar no tratamento da dor e auxílio psicológico para favorecer a decisão do paciente de se submeter ou não ao ato cirúrgico.

Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue o  item  subsequente com relação aos aspectos éticos e técnicos para assistência cognitivo-comportamental ao paciente em questão.

O questionário de dor McGill é indicado como instrumento para avaliar as dimensões qualitativas e quantitativas da dor desse paciente, pois inclui descritores afetivos, sensitivos e avaliativos, além dos índices de dor.

Alternativas
Comentários
  • A partir da compreensão da necessidade de escalas que mensurassem as diferentes qualidades da dor, MELZACK12 desenvolveu o "Questionário para Dor McGill ". É o instrumento mais utilizado para se avaliar outras características da dor, além da intensidade. Foi elaborado para fornecer medidas quantitativas da dor, que pudessem ser tratadas estatisticamente e permitir comunicação das qualidades sensoriais, afetivas e avaliativas do fenômeno doloroso. Tem índices de validade e confiabilidade estabelecidos e poder discriminativo entre os diversos componentes da dor.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341996000300009
  • O questionário McGill foi adaptado para diferentes línguas e utilizado em mais de 100 pesquisas sobre dor. Não se conhece publicação sobre sua adaptação para a língua portuguesa. A ausência de instrumentos multidimensionais para a avaliação de dor constitui limitação para as atividades clínicas e de pesquisa sobre dor em nosso meio e motivou a elaboração deste estudo, que teve como objetivos:

    - apresentar o caminho metodológico utilizado para a adaptação do questionário de dor McGill em língua portuguesa:

    - verificar a opinião de doentes com dor crônica sobre a dificuldade para o preenchimento do questionário de dor McGill e de sua utilidade para descrever dor

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62341996000300009