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ID
1438411
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Bad boy com toque patético
O afã de afrontar conveniências parece condição necessária para que Lars von Trier consiga se expressar

Eduardo Escorel

Usar o prelúdio da abertura de Tristão e Isolda, de Wagner, como trilha musical é prova da audácia de Lars von Trier, roteirista e diretor de Melancolia. Recorrendo a tamanho lugar-comum para dar tom solene e impressão de grandiosidade ao filme, Trier corre o alto risco de ultrapassar o limite que separa ambição legítima de artifício pretensioso.

Trier consegue, porém, escapar pela tangente dessa armadilha que preparou para si mesmo, e evita a gratuidade formal, apesar de, além de recorrer a Wagner, dedicar os dez minutos iniciais de Melancolia a imagens alegóricas de instantes descontextualizados, reproduzidas em câmera lentíssima. Em retrospecto, o sentido dos planos da abertura fica claro, constituindo figura de linguagem conhecida - antecipação estilizada do desfecho da narrativa para criar expectativa pelo que virá.

Depois de dois anos de trabalho, horrorizado com o resultado, Trier declarou estar pronto para rejeitar Melancolia “como um órgão mal transplantado" por ter “chantili em cima de chantili" e ser “um filme de mulher!". Ele quisera “mergulhar de cabeça no abismo do romantismo alemão. Wagner ao quadrado". Isso estava claro para ele, mas ainda assim se perguntava: “Essa não será apenas outra maneira de expressar derrota? Derrota para um dos denominadores comuns mais baixos do cinema? O romantismo é maltratado de tudo quanto é forma no insuportavelmente entediante cinema industrial." Tinha esperança, contudo, que “em meio a todo o creme houvesse uma lasca de osso que pudesse afinal quebrar um dente frágil".

A primeira reação de Trier a Melancolia denota senso crítico incomum e pode tê-lo ajudado a fazer um filme mais a seu gosto - ácido, pessimista e opressor -, evitando um estilo meloso e ornamental. Mesmo frustrado, por não ter sido capaz de incluir um pouco da feiura que tanto aprecia em meio às belíssimas imagens, Trier não deixa de provocar inquietação no espectador. Nem o uso de câmera instável, estilo já banalizado pela linguagem corrente, nem o elenco de estrelas internacionais apagam sua marca autoral, fácil de reconhecer desde O Elemento do Crime, seu primeiro filme, realizado em 1984 - qualquer que seja o enredo, os personagens devem percorrer sua via dolorosa.

Inconformado com a própria maturidade, há algo de patético na resistência de Trier em deixar de ser, aos 55 anos, um bad boy. Nostálgico das transgressões da juventude, parece ter orgulho da coleção de notas zero em comportamento recebidas ao longo da sua premiada carreira. Propenso a ser sempre do contra e a causar sofrimento, foi irresponsável na entrevista coletiva do último Festival de Cannes. Sem medir as palavras, declarou em tom irônico entender e simpatizar com Hitler, que “fez algumas coisas erradas, sim, com certeza. […] Eu sou, é claro, muito a favor dos judeus, não, não muito porque Israel não presta". Arrematou dizendo, depois de um suspiro: “O.k., eu sou um nazista."

Declarado persona non grata pela direção do evento, no qual Melancolia foi exibido na mostra oficial, é possível que Trier tenha recebido a notícia como um prêmio por sua leviandade. O paradoxo é que seu compromisso de afrontar conveniências, traço que imprime a seus consiga se expressar.

Revista Piauí, Edição 59, 2011.

Assinale a alternativa em que há falta de paralelismo sintático.

Alternativas
Comentários
  • PARALELISMO SINTÁTICO: ocorre paralelismo sintático quando a estrutura de termos coordenados entre si é idêntica. Os termos coordenados entre si são aqueles que desempenham a mesma função sintática dentro do período. Podem aparecer expressões nominais ou orações coordenadas em uma frase.


  • não entendi... por que o item b?

  • Não entendi...


  • Pessoal o erro aqui se trata dos verbos entender e simpatizar , “Sem medir as palavras, declarou em tom irônico entender e simpatizar com Hitler” , que deveria ser da seguinte forma:


    Sem medir as palavras, declarou em tom irônico entender Hitler e simpatizar com ele.

  • não entendi

     

  • Exemplos de paralelismo sintático

     

    Sem paralelismo sintático:
    O professor sempre foi disponívelcompreensivo e teve paciência.
    Com paralelismo sintático:
    O professor sempre foi disponívelcompreensivo e paciente.

     

    Sem paralelismo sintático:
    Após o incêndio, eles vieram com coragem mas querendo justiça.
    Com paralelismo sintático:
    Após o incêndio, eles vieram com coragem mas quiseram justiça.

  • Segundo a norma culta, verbos com regências distintas exigem complementos distintos, ainda que ambos os complementos refiram-se a um mesmo objeto/alguém.

     

    “Sem medir as palavras, declarou em tom irônico entender e simpatizar com Hitler”

     

    Quem entende, entende algo ou alguém. Portanto, verbo transitivo direto.

    Quem simpatiza, simpatiza com alguém. Portanto, verbo transitivo indireto, exige a preposição com

     

    A frase deveria ser escrita assim: 

     

    “Sem medir as palavras, declarou em tom irônico entender Hitler e simpatizar com ele

     

    Como o complemento de ambos os verbos se refere a mesma pessoa, Hitler, inserimos o pronome ele como elemento de coesão referencial para que as regências sejam feitas corretamente e não seja necessário repetir a mesma palavra (Hitler).

  • Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, como termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. O uso de estruturas com essa simetria sintática confere clareza, objetividade e precisão ao discurso.

    Sem:

    Eu pedi para ele vir cedo e que trouxesse guardanapos.

    Com:

    Eu pedi que ele viesse cedo e que trouxesse guardanapos.

    Sem:

    O professor sempre foi disponívelcompreensivo e teve paciência.

    Com:

    O professor sempre foi disponívelcompreensivo e paciente.

    Sem:

    O atleta brasileiro vencedor da maratona foi seguido pelo atleta argentino e do atleta uruguaio.

    Com:

    O atleta brasileiro vencedor da maratona foi seguido pelo atleta argentino e pelo atleta uruguaio.

    Sem:

    Após o incêndio, eles vieram com coragem mas querendo justiça.

    Com:

    Após o incêndio, eles vieram com coragem mas quiseram justiça.

    Sem:

    Ela não só é professora, como também vende perfumes.

    Com:

    Ela não só é professora, como também vendedora de perfumes.

    Além do paralelismo sintático, existem também o paralelismo semântico, que indica uma simetria entre as ideias presentes na frase.

    Sem paralelismo semântico:

    A irmã revisou a matéria com Pedro.

    Com paralelismo semântico:

    irmã revisou a matéria com o irmão.

    Alice revisou a matéria com Pedro.

  • B

    A - “O romantismo é maltratado de tudo quanto é forma no insuportavelmente entediante cinema” – Vejo uma incoerência nesta frase: “no INSUPORTAVELMENTE entediante cinema” o advérbio só pode completar sentido de verbos, adjetivos ou outros advérbios, todavia; vemos esse vocábulo servindo o substantivo “cinema”. Realmente, há um erro coesivo, não de paralelismo. “entediante” é adjetivo, não advérbio. Caso fosse um advérbio, analisaríamos a harmonia desses termos de mesma função sintática.

    B - “Sem medir as palavras, declarou em tom irônico entender e simpatizar com Hitler” – Há um problema no paralelismo, pois o autor usou um só objeto indireto para verbos de transitividade diferentes. Em “entender (VTD) e simpatizar (VTI) com Hitler”, o objeto indireto “com Hitler” completa corretamente o verbo “simpatizar” com a preposição “com”, mas o verbo entender não rege a preposição “com”, aliás, não rege nada por ser transitivo direto. Aí é o erro paralelístico;

    C - “Propenso a SER SEMPRE DO CONTRA e A CAUSAR SOFRIMENTO, foi irresponsável” – Note que o adjetivo “propenso” pediu dois complementos nominais. Ambos são oracionais e reduzidos de infinitivo: “a SER SEMPRE DO CONTRA” – O.S.S. Completiva Nominal Red. de Infinitivo e “A CAUSAR SOFRIMENTO” - O.S.S. Completiva Nominal Red. de Infinitivo. O paralelismo foi obedecido;

    D - “o sentido dos planos da abertura fica claro, constituindo figura de linguagem conhecida” – Não vi nada de interessante a analisar aqui. Regência nominal certa e não há elementos em paralelo a serem analisados;

    E - “pode tê-lo ajudado a fazer um filme mais a seu gosto – ácido, pessimista e opressor –” – O aposto composto por três únicos adjetivos “ácido, pessimista e opressor” estão em perfeita harmonia.