SóProvas


ID
1443277
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O desaquecimento da economia brasileira não é exceção mundial e, nos dois primeiros trimestres de 2014, a variação negativa do PIB é indiscutível.

                                                                          (Carta Capital, Ano XX, no 818. 10.set.2014. Adaptado)

Na observação de especialistas, o Brasil está em

Alternativas
Comentários
  • Nesta semana o IBGE divulgou os dados do PIB do segundo trimestre deste ano (abril-junho). No primeiro trimestre (janeiro-março) a economia brasileira teve crescimento negativo de -0,2% e no segundo trimestre novamente teve crescimento negativo, desta vez de -0,6%. Com a sequência de dois trimestres seguidos de resultado negativo, configura-se um quadro que os economistas chamam de recessão técnica.
     
    A última vez que o Brasil registrou uma recessão técnica foi no último trimestre de 2008 e primeiro de 2009, durante a crise econômica mundial. Mas atenção, RECESSÃO TÉCNICA NÃO É O MESMO QUE RECESSÃO.

    Como já dissemos, a RECESSÃO TÉCNICA ocorre quando o PIB fica negativo por dois trimestres seguidos. Funciona como um alerta, e não significa que a economia vai piorar. É possível a recuperação no curto prazo. Quando o PIB fica negativo por três ou mais trimestres seguidos, e a economia se deteriora, diz-se que um país está em RECESSÃO. Há queda na produção, aumento do desemprego e de falência de empresas. A recuperação econômica fica mais difícil.

    Gabarito: C.

  • http://www.cartacapital.com.br/revista/816/o-nome-e-estagnacao-9916.html


  • Hoje, 25/06/2015, o país já encontra-se em RECESSÃO, com queda na produção, aumento do desemprego e falência de empresas, ou seja, todo o último paragrafo do colega Diego Ximenes, e estudar é o melhor combate a esse país quebrado.

  • Discordo da reportagem