SóProvas


ID
1443499
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

Na literatura internacional da Ciência Política, é hoje dominante o entendimento de que democracia é um arcabouço institucional para a pacificação das lutas inerentes à conquista e ao exercício do poder, não um padrão de sociedade fundado na igualdade socioeconômica substantiva. A democracia surge historicamente em sociedades com profunda desigualdade, estratificadas, sendo muito mais causa que consequência da redução das desigualdades sociais.

De fato, certa tensão entre os conceitos institucional e substantivo da democracia existe por toda parte, mas articula-se de maneira específica no pensamento de cada país. Durante todo o século XX, a avaliação de que democracia só é “autêntica" quando estreitamente associada a avanços no plano da
igualdade foi compartilhada por correntes ideológicas diversas. 
Endossar o conceito analítico da democracia como um arcabouço político-institucional, a meu ver correto, não significa que o corpo de hipóteses históricas e empíricas que explica a consolidação da democracia como sistema em casos concretos possa passar ao largo das desigualdades sociais e dos obstáculos culturais delas recorrentes. Como processo histórico, a evolução da democracia representativa deve ser compreendida como resultante de dois vetores. De um lado, a formação de uma autoridade central capaz de arbitrar disputas de poder, inclusive mediante a elaboração de uma complexa aparelhagem  eleitoral; de outro, o crescimento econômico, com todas as implicações para a elevação do piso de bem-estar e desconcentração das posições de privilégio, status. Num período dilatado de tempo, tal processo propicia efetiva redistribuição de renda e riqueza, facilita o surgimento econômico e político de uma classe média e torna mais provável o fortalecimento da “sociedade civil".

Desde a Segunda Grande Guerra, o principal determinante da estabilidade democrática foi o crescimento econômico. Mesmo democracias que no início pareciam débeis foram se robustecendo à medida que ascendiam a níveis mais altos de renda per capita, melhoravam seus níveis educacionais e conseguiam atender as demandas básicas da população. Mas nada assegura que a configuração de fatores relevantes para a estabilidade permanecerá a mesma até, digamos, a metade do presente século. Na América Latina, o regime democrático sabidamente convive com níveis infamantes de desigualdade social, corrupção e criminalidade, e se beneficia cada vez menos da força moderadora de valores e instituições “tradicionais". Assim, até onde a vista alcança, a estabilidade e o vigor da democracia dependerão muito do desempenho do sistema político e do aprimoramento moral da vida pública.

(Adaptado de: LAMOUNIER, Bolivar. “Democracia: origens e
presença no pensamento brasileiro
. In: Agenda cultural. São
Paulo, Cia. das Letras, 2009. p. 148-150)

Considerando-se a pontuação do texto, atente para o que se afirma abaixo.

I. Uma vírgula pode ser inserida imediatamente após central, sem prejuízo da coesão textual e da correção gramatical. (3º parágrafo)
II. Fazendo-se as devidas alterações entre maiúsculas e minúsculas, o sinal de dois-pontos pode ser colocado imediatamente após vetores, sem prejuízo da correção e do sentido. (3º parágrafo)
III. Sem prejuízo da correção e do sentido, uma vírgula pode ser inserida imediatamente após “autêntica”. (2º parágrafo)

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Observações sobre o uso da vírgula
    1° Não se coloca vírgula entre sujeito e verbo
    2° Não se coloca vírgula entre verbo e objeto.


  • A alternativa I encontra-se correta porque, embora haja alteração de sentido na frase, são mantidas a coesão textual e a correção gramatical.

  • RESPOSTA B


    I) Não há erro, neste caso, a vírgula após "central" vai especificar " a formação de uma autoridade central", ao invés de restringir, então o texto continua coeso, pois "capaz de arbitrar disputas de poder," continua se referindo à " a formação de uma autoridade central" e não há erros gramáticos, pois esse tipo de alteração não está nos casos proibitivos de vírgula.


    II) Sim, pode! O sinal de dois pontos, dentre outras  utilizações, serve para introduzir uma explicação: Como processo histórico, a evolução da democracia representativa deve ser compreendida como resultante de dois vetores : de um lado, a formação de uma autoridade central ...de outro, o crescimento econômico ...


    III)Durante todo o século XX, a avaliação de que democracia só é “autêntica" quando estreitamente associada a avanços no plano da  .. ...  O texto perde o sentido quando colocada a vírgula após autêntica, fica parecendo que a democracia só é autentica e ponto, sem falar do restante do texto. Além de ser proibido separar substantivo de complemento.

  • Gabarito: B


    I.  Uma vírgula pode ser inserida imediatamente após central, sem prejuízo da coesão textual e da correção gramatical. (3º parágrafo). CORRETA.


    Muda um pouco o sentido, mas não a coesão e a correção gramaticais.



     
    II. Fazendo-se as devidas alterações entre maiúsculas e minúsculas, o sinal de dois-pontos pode ser colocado imediatamente após vetores, sem prejuízo da correção e do sentido. (3º parágrafo). CORRETA.


    Os dois pontos introduzem a explicação referente aos dois vetores.




    III. Sem prejuízo da correção e do sentido, uma vírgula pode ser inserida imediatamente após “autêntica”. (2º parágrafo) ERRADA.


    A colocação de uma vírgula após “autêntica” gera incorreção, pois o termo seguinte é um adjunto adverbial longo e, por isso, deve ser isolado por vírgulas.


    "Durante todo o século XX, a avaliação de que democracia só é “autêntica" , quando estreitamente associada a avanços no plano da igualdade, foi compartilhada por correntes ideológicas diversas."

  • I) Correta!!! Não existe erro, a vírgula após "central" irá especificar "...a formação de uma autoridade central".

    II) Correta!!! o sinal de dois pontos serve, dentre outras utilizações, para introduzir uma explicação.

    ...resultante de dois vetores:

    III) Errada!!! a colocação da vírgula após "autentica" fará com que a passage perca o seu sentido original, ou seja, o sustantivo "autentica" ficará sem o seu complemento;"...quando estreitamente associada a avanços no plano da..."

    Constitui, ainda, uma caso proibitivo do uso da vírgula a separação do substantivo do seu complemento.

    Gab: B

  • BIZU PRA VC QUE AINDA NAO ENTENDEU


    eu estudo pelo qc que eh um site de questoes--> RESTITIVA


    SE eu por uma virgula depois do qc, vou deixar a assertiva como explicativa. Havera uma mudanca de SENTIDO, mas a correção vai ficar de boa. Segue:


    eu estudo pelo qc,,,,,,,,, que é um site de questoes --> AGORA FICOU explicativa.... TEVE MUDANCA DE SENTIDO CARAI. MAS A CORREÇÃO FICOU CERTA, APESAR DA MUDANCA

  • Pra quem errou a I: a adição da vírgula somente mudaria o sentido, mas não a coesão, tampouco a correção gramatical.

  • que explicação meia boca desse prof

  • Errei pq a banca não fala sobre a substituição do ponto final por dois pontos, ela só fala

    Fazendo-se as devidas alterações entre maiúsculas e minúsculas, o sinal de dois-pontos pode ser colocado imediatamente após vetores, sem prejuízo da correção e do sentido. (3º parágrafo).

  • GAB [B] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''AQUELE QUE , PODENDO FAZER SE OMITIR , SERÁ CÚMPLICE DA BARBÁRIE.''