SóProvas


ID
1445164
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O desempenho e a produtividade de uma organização são o resultado da energia empregada por indivíduos e grupos que nela trabalham. Sobre o tema, considere:

I. Dentre os grupos formais de uma organização encontra-se o grupo de Tarefa, que se caracteriza por relacionamentos funcionais entre superior-subordinado e está incluso no organograma.
II. Os grupos se desenvolvem, em geral, em quatro etapas: aceitação mútua; comunicação e tomada de decisões; motivação e produtividade; controle e organização.
III. A tendência de alguns membros se esforçarem muito menos em uma situação grupal do que se trabalhassem sozinhos é denominada ócio social.
IV. A coesão do grupo está relacionada aos aspectos de maturidade, homogeneidade, tamanho controlável e frequências de interações.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como A e eu não vou brigar com a banca uma vez que isso me cheira a TCC.

  • GRUPO?? NÃO SERIAM EQUIPES?

  • I. Dentre os grupos formais de uma organização encontra-se o grupo de Tarefa, que se caracteriza por relacionamentos funcionais entre superior-subordinado e está incluso no organograma. (É FLUXOGRAMA)

  •  - LETRA A -

    Alguém explica essa? Esses examinadores sofreram bullying na escola!

  • 1) Correção do iten "I":
    I. Dentre os grupos formais de uma organização encontra-se o GRUPO DE COMANDO, que se caracteriza por relacionamentos funcionais entre superior-subordinado e está incluso no organograma.

    .

    2) Justificativa:

    Um grupo de comando é determinado pelo organograma da organização. Ele é composto por pessoas que se reportam diretamente a um executivo. A diretora de uma escola primária e suas 12 professoras formam um grupo de comando.

    Os grupos de tarefa, também determinados pela organização, são formados por pessoas que se juntam para executar determinada tarefa. Contudo, as fronteiras do grupo de tarefa não se limitam ao seu superior hierárquico imediato. Elas podem ultrapassar as relações de comando.

    .

    Fonte: PROF. Ms. ILEANA CRISTINA P. DA COSTA
  • • Grupos de comando: um chefe e os subordinados.

    • Grupo de tarefa: pessoas em conjunto para realizar uma tarefa.

    • Grupo de interesse: pessoas se juntam para atingir um objetivo comum.

    • Grupo de amizade: pessoas se juntam para compartilhar algumas características em comum

  • • Grupos de comando: um chefe e os subordinados.

     

    • Grupo de tarefa: pessoas em conjunto para realizar uma tarefa.

     

     

    II. Os grupos se desenvolvem, em geral, em quatro etapas:

     

    1-Aceitação mútua - primeiros estágios da formação do grupo, os membros têm certa relutância em  comunicar-se. Embora o grupo de solução de problema tenha uma tarefa a cumprir, seus membros  normalmente não gostam de expressar opiniões, atitudes ou crenças. 



    2- Comunicação e tomada de decisão - Depois que o grupo de solução de problema atinge o ponto da mútua 
    aceitação, os membros passam a comunicar-se, gerando confiança e maior interação dentro do grupo. 

     



    3- Motivação e produtividade - estágio de desenvolvimento  para atingir as  metas do grupo. O grupo passa a trabalhar como uma unidade cooperativa e não competitiva. 



    4- Controle e organização - Este é o estágio em que a filiação ao grupo é valorizada e os membros passa a ser regulados por normas; sanções: ostracismo, isolamento ou o afastamento. 

    Em um departamento, os membros trabalham juntos, são flexíveis, adaptam-se bem e fazem autocríticas e correções necessária

     

    OUTRA ABORDAGEM

    Formação,

    Erupção = Tormenta,

    Normalização ou normatização

     Desempenho= desenvolvimento pleno

    e encerramento = separação = Interrupção


    III. A tendência de alguns membros se esforçarem muito menos em uma situação grupal do que se trabalhassem sozinhos é denominada ócio social. 


    IV. A coesão do grupo está relacionada aos aspectos de maturidade, homogeneidade, tamanho controlável e frequências de interações. 

  • Livro Comportamento Organizacional - Robbins p.263:

     

    Grupo de comando: Grupo composto de indivíduos que se reportam diretamente a um superior hierárquico.

    Grupos de tarefa: Grupos de pessoas que se reúnem para executar determinada tarefa.

    Grupo de interesse: Grupo de pessoas que trabalham em conjunto para atingir um objetivo comum, relacionado com cada uma delas.

    Grupos de amizade: Grupos de pessoas que se uniram por compartilharem uma ou mais características.

  • Alex, fluxograma é representação de projetos. Acho que não tem grupos nele.
  • GRUPO DE TAREFA = EXECUÇÃO DE TAREFAS

    E aqui se trata de organograma mesmo.

  • I  – Errado, o item correto seria: “Dentre os grupos formais de uma organização encontra-se o grupo de COMANDO, que se caracteriza por relacionamentos funcionais entre superior-subordinado e está incluso no organograma”.

    II – Correto. Segundo Bass e Ryterband1978, temos as seguintes etapas de desenvolvimento dos grupos:

    1) aceitação mútua: há uma certa relutância em comunicar-se entre si, não havendo vontade de dar opiniões, expressar crenças ou tomar atitudes. Esta etapa termina quando os membros passam essa fase de travamento.

    2) comunicação e tomada de decisões: quando ocorre a aceitação mútua, os membros começam a interagir realmente entre si, iniciando uma relação de confiança e comunicação aberta.

    3) motivação e produtividade: etapa de esforço para se atingir as metas do grupo, trabalhando como uma unidade cooperativa e não como uma unidade competitiva.

    4) controle e organização: estágio em que a filiação ao grupo passa a ser valorizada e os membros começam a ser regulados por normas, aplicando-se também sanções.

    III – Correto. Este ocorre quando um membro se apoia no esforço e trabalho dos outros membros, esperando que estes resolvem todos os problemas da equipe.

    IV – Correto. A característica da coesão define o quanto os membros são unidos e homogêneos nas tomadas de decisão. Mas outros fatores importantes nessa união são a frequência de interações (quanto mais o grupo interage, mais unido fica) e o tamanho do grupo (quanto maior for, mais difícil é que essa homogeneidade e interatividade ocorra).

    Gabarito: A