SóProvas


ID
14452
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do arquivamento de documentos, julgue o item subsequente.

De acordo com a teoria arquivística, os atos de correspondência, como os ofícios, as cartas e os memorandos, devem ser arquivados obedecendo à classificação de "Recebidos", para os documentos encaminhados à instituição, e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.

Alternativas
Comentários
  • Não entende até agora pq essa questão
    não é correta ;/
  • eu queria saber pq a questão acima está errada? alguem poderia me esclarecer ???
  • creio que o erro dessa questão seja pelo fato de o memorando ser um instrumento de comunição interna à instituição, logo não poderia ser encaminhado à mesma, como no caso das cartas e ofícios.
  • Eu não entendi muito bem, o motivo da questão estar errada.
  • Recebimento e Expedição trata-se de atividades de controle desenvolvidas pelo setor protocolo. Quanto aos arquivos, estes possuem características diferenciadas e são classificados de acordo com o gênero, a espécie e a natureza do assunto.
  • CORRESPONDÊNCIAÉ toda forma de comunicação escrita, produzida e endereçada a pessoas jurídicas ou físicas, bem como aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição.Quanto ao destino e procedência pode-se classificar a correspondência em externa e interna. Interna é a correspondência trocada entre os órgãos de umamesma instituição. São os memorandos, despachos, circulares. Contrário sensu,externa é aquela trocada entre órgãos de instituições diversas ou entre órgãos de uma entidade e pessoas físicas, como ofícios, telegramas e cartas.A correspondência pode ainda ser oficial e particular. Será oficial a quecuidar de assuntos de serviço ou de interesse específico das atividades de umainstituição. Será particular se de interesse pessoal de servidores ou empregadosde uma instituição.A expedição é a atividade que consiste em enviar o documento ao seu destinatário. Chama-se distribuição quando é interna, e expedição quando direcionada a outra instituição.
  • A questão está errada porque as CORRESPONDÊNCIAS não se classificam em Expedidas e Recebidas, mas sim em EXTERNAS e INTERNAS! Simplesmente por isso!
  • Uma dica pra questões desse tipo. Se o memorando é correspondência INTERNA como vai ser expedido? A banca foi legal colocando o memorando no meio dos exemplos.

  • Quando enviamos uma carta não colocamos sobre ela :ENVIADA.  Simplismente a enviamos. Não existe carimbo "EXPEDIDO".

  • O negócio é o seguinte:

    Quando o envio for interno = Rebebe o nome de distribuição;

    Quando o envio for para outra instituição = Dá-se o nome de expedição.

  • EXPEDIÇÃO - ENVIO EXTERNO = documentos enviados para outra instituição

    DISTRIBUIÇÃO - ENVIO INTERNO = documentos enviados dentro do próprio órgão / produzidos pela instituição

  • Acredito que o erro esteja na maneira como a questão expôe o argumento. Notem:

    e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.

    Os documentos produzidos pela instituição não são necessariamente expedidos(enviados) por ela. A questão se inicia explanando sobre documentos recebidos justamente para provocar essa confusão na cabeça do candidato.


    Espero ter ajudado!
  • Não ocorre Expedição ( Envio de doc. para outro orgão, etc) e somente Recebimento, pois ao receber os doc. que entram na instiuição ou aqueles produzidos nos próprios setores do orgão para que sejam formalizados.
  • O que se arquiva na expedição do documento é sua cópia. No órgão público, ao se expedir um ofício, por exemplo, arquiva-se sua cópia no arquivo de ofícios expedidos. Portanto, pode-se sim arquivar documentos expedidos.
  • EXPEDIÇÃO/DISTRIBUIÇÃO-
    Distribuição=> dentro do próprio órgão; 
    Expedição=> Envio para outro órgão.
    .
    PROTOCOLO SETORIAL– É a unidade localizada junto aos setores específicos dos órgãos ou entidades, encarregada de dar suporte às atividades de recebimento e expedição de documentos no âmbito da área a qual se vincula; tem a finalidade de descentralizar as atividades do protocolo central.
    .
    Arquivologia é uma matéria que nao existe... alguém invntou que cada nomezinho se refere a uma área e pronto... tem que ficar bitolando nesses nomes técnicos... transferecia/recolhimento, recebido/expedido... e ai vai. Chatinho, mas é fácil!
  • Os comentarios de voces me deixaram ainda mais confusa, pq ate onde eu sei, o protocolo é a unidade responsavel pelo controle do recebimento e a expedição de correspondencia de uma empresa. Antigamente, o protocolo ainda era responsavel pela tramitação da correspondencia interna (memorando, oficio, cartas, etc). Atualmente, esse controle é feito pelas proprias unidades, por meio de arquivos correntes e/ou secretarios. Cabe ao protocolo a administração das correspondencias, no que se refere a recepção e expedição.
  • do recebimento, entre outras atividades, uma delas é efetuar a separação em ostensivo, sigiloso e particular. Já a expedição trata-se de numerar e datar a correspondência no original e nas cópias, para que o orginal seja encaminhado e a cópia seja arquivado.


    Já a classificação dos atos correspondenciais, é quanto ao gênero, espécie e natureza do assunto.
  • De acordo com a teoria arquivística, os atos de correspondência, como os ofícios, as cartas e os memorandos, devem ser arquivados obedecendo à classificação de "Recebidos", para os documentos encaminhados à instituição, e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.

    A pegadinha está na palavra "devem" se eles tivessem colocado a palavra "podem" estaria correto. Não existe esse tipo de classificação obrigatória em relação aos atos de correspondência.
  • CORRESPONDÊNCIAS DEVEM SER REGISTRADAS COMO

    1- OSTENSIVAS (abertas e depois encaminhadas)

    2- SIGILOSAS ( em envelope duplo, com o envelope de dentro contendo o grau de sigilo e encaminhada a seu destinatário sem ser aberta)


    SÓ ISSO QUE A QUESTÃO COBROU, SABER SE VOCÊ SABIA ESSE CONCEITO.

    Espero ter ajudado
  • Olá, colegas!
    Essa questão me deu muita dúvidas também, mas esclareci a questão com minha professora de arquivologia. O erro está em dizer que o documentos são ordenados de acordo com as classificações (espécie ou tipo: espécie + especificação, p. ex, ofício interno).

    ATENÇÃO, AMIGOS!!! NÃO SE ORDENA ARQUIVO USANDO COMO CRÍTÉRIO SUA ESPÉCIE OU TIPO. O CRITÉRIO PARA ORDENAÇÃO VAI DEPENDER DA REALIDADE DA INSTITUIÇÃO E SEGUE AQUELES NOSSOS FAMOSOS MÉTODOS (básicos: númérico, alfabético, geográfico, ideográfico; padronizados: variadex, automático, oundex, mneumônico, rôneo)

    Força e fé
  • Eu não tenho uma resposta "master" pra dar, mas, ao meu ver, o que anula a questão e deve ser assinalada como errada é a questão do "memorando"

    Protocolo, como sabemos, é a porta de entrada de uma instituição.

    Memorando é uma comunicação interna.


    Como algo vai entrar na instituição que nasceu lá mesmo?
  • De acordo com a teoria arquivística, os atos de correspondência, como os ofícios, as cartas e os memorandos, devem ser arquivados obedecendo à classificação de "Recebidos", para os documentos encaminhados à instituição, e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.

    Não sei se os colegas concordam comigo, mas esse final já faz a questão ficar errado. O documento produzido pela instituição nem sempre será expedido, pode ser para uso interno. 

    O que acham?


  • "QUANTO AO DESTINO E PROCEDÊNCIA PODE-SE CLASSIFICAR A CORRESPONDÊNCIA EM EXTERNA  E INTERNA.
    POR
    EXTERNA ENTENDE-SE AQUELA CORRESPONDÊNCIA TROCADA ENTRE UMA INSTITUIÇÃO E OUTRAS ENTIDADES
    E/OU PESSOAS FÍSICAS, COMO OFÍCIOS, CARTAS, TELEGRAMAS.

    INTERNA É A CORRESPONDÊNCIA TROCADA ENTRE ÓRGÃOS DE UMA MESMA INSTITUIÇÃO. SÃO OS MEMORANDOS, 
    DESPACHOS E CIRCULARES.
    A CORRESPONDÊNCIA PODE SER AINDA
    OFICIAL OU PARTICULAR.
    OFICIAL É AQUELA QUE TRATA DE ASSUNTO DE SERVIÇO OU DE INTERESSE ESPECÍFICO DAS ATIVIDADES DE UMA INSTITUIÇÃO.
    PARTICULAR É A DE INTERESSE PESSOAL DE SERVIDORES DE UMA INSTITUIÇÃO."

    MARILENA LEITE PAES


    PESSOAL, VAMOS LEMBRAR QUE UM COMENTÁRIO SEM FONTE NÃO TEM CREDIBILIDADE ALGUMA. NÃO BASTA APENAS DIZER  QUE É OU QUE NÃO É.
  • De acordo com a teoria arquivística, os atos de correspondência, como os ofícios, as cartas e os memorandos, devem ser arquivados obedecendo à classificação de "Recebidos", para os documentos encaminhados à instituição, e "Expedidos", para aqueles produzidos pela instituição.
    Pessoal é mais simples que possamos imaginar, observem o campo "interno" - produzidos pela organização - e externos - recebidos pela organização -, o primeiro campo refere-se aos memorandos e o segundo aos ofícios, logo o erro da questão é dizer que os memorandos são recebidos, pois na verdade são distribuídos. Não obstante, ainda afima que os expedidos os que são produzidos pela instituição.
    Façam este liame expedidos que vem de - para "ofício" e distribuídos é intraorganizacional, ou seja, dentro da própria organização.

    Deus nos ajude.
  • o erro está no fim, nem sempre arquivos produzidos pela instituição deverão obrigatoriamente sair dela (expedidos) podem continuar tramitando dentro da instituição.
  • acredito que o erro esta no fato do memorando ser documento de natureza interna, logo não há o q se falar em recebimento ou expedição ....
  • CORRESPONDÊNCIA - É toda espécie de comunicação escrita, que circula nos órgãos ou entidades, à exceção dos processos. 
    Quanto à natureza: A correspondência classifica-se em interna e externa, oficial e 
    particular, recebida e expedida. 

    a) Interna e externa. 

    A correspondência interna é mantida entre as unidades do órgão. 
    A correspondência externa é mantida entre os órgãos ou entidades da Administração 
    Municipal, Estadual e Federal. 

    b) Oficial e particular. 

    A correspondência oficial é a espécie formal de comunicação mantida entre os órgãos 
    ou entidades da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal ou destes para outros órgãos públicos ou empresas privadas. 
    A correspondência particular é a espécie informal de comunicação utilizada entre autoridades ou servidores e instituições ou pessoas estranhas à Administração Pública Municipal, Estadual e Federal. 

    c) Recebida e expedida

    A correspondência recebida é aquela de origem interna ou externa recebida pelo protocolo central ou setorial do órgão ou entidade.

    A expedição é a remessa da correspondência interna ou externa no âmbito da Administração Pública Municipal, Estadual e Federal.

    Fonte: http://www.tce.rn.gov.br/2009/download/PROCEDIMENTOS-PROTOCOLO.pdf
    http://ancine.gov.br/sites/default/files/resolucoes-diretoria-colegiada/RDC_14.pdf
  • Q42464Prova(s): CESPE - 2010 - MPS - Agente Administrativo

    Correspondência é o nome dado a todas as espécies de comunicação escrita que circulam nos órgãos ou nas entidades, exceto os processos. Classifica-se em interna ou externa, oficial ou particular, recebida ou expedida.

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/91bfef8c-5c

  • não se ordena os documentos como "expedidos" ou "recebidos". O critério de ordenação segue abaixo!

    A ordenação é uma tarefa que consiste em colocar os documentos dentro das suas séries e do seu fundo de acordo com uma determinada ordem e segundo um determinado critério de forma a facilitar a localização e recuperação dos mesmos.

    De referir que a ordenação deve respeitar o princípio da estrutura e ordem original, isto é, o arquivista deve ordenar os documentos dentro das séries de acordo com a ordem que foi dada pelo organismo produtor. Só em caso de desordem absoluta se procederá a uma reordenação segundo o sistema mais conveniente.

    1. SISTEMAS DE ORDENAÇÃO
    Existem vários sistemas de ordenação:

    Cronológico;

    Alfabético;

    Numérico

    Topográfico


  • Graças a Deus ainda há respostas objetivas e sucintas por aqui em 2004.

  • De acordo com a teoria arquivística, as correspondências, assim como qualquer outro documento, deve ser arquivado considerando o plano de classificação e o método de arquivamento adotados pela instituição.

    O plano de classificação atribui código ao documento, considerando uma relação lógica entre os documentos e seus conjuntos, e entre os documentos e conjuntos com as atividades da instituição; e o método de arquivamento consiste na adoção de critérios lógicos para arquivar e manter controle sobre acesso dos documentos.

    Os planos de classificação geralmente são de 03 tipos: Estrutural, que considera a estrutura da instituição para classificar documentos; Funcional, que considera as atividades da instituição para classificar documentos; e temático, que considera o assunto tratado nos próprios documentos. Não há um plano ideal a ser adotado, devendo cada instituição utilizar o que melhor atender às suas necessidades. Mas, de maneira geral, é preferível os planos do tipo funcional, por serem mais estáveis.

    Os métodos de arquivamento podem ser de 10 tipos: Alfabético, que considera o arquivamento pelo nome do correspondente; Numérico, que considera o arquivamento pelo número do documento; Geográfico, que considera o arquivamento pelo local de produção do documento; Ideográfico, que considera o arquivamento pelo assunto do documento; e Alfanumérico, que considera o arquivamento fazendo uma mescla de nomes e números. Os demais métodos são os padronizados (variadex, rôneo, mnemônico, automático e soundex) e não são mais utilizados na prática (a exceção do variadex), por serem considerados obsoletos. A instituição deve escolher aquele que melhor atende às suas necessidades, podendo inclusive utilizar mais de um método.

    De fato, ainda hoje é comum na Administração Pública o arquivamento segundo critérios de "recebidos" e "expedidos". Contudo, esta prática nunca foi reconhecida pela teoria arquivística, e somente foi consolidada devido à falta de conhecimentos arquivísticos dos profissionais que trabalham diretamente com documentos e da administração em prover os treinamentos necessários a esses profissionais e recursos suficientes aos seus arquivos.
    Portanto o item está incorreto.
  • Fui pela prática e ERREI  :) geralmente são arquivados como "Recebidos" e "Expedidos" :)