SóProvas


ID
144592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos atos administrativos e da responsabilidade dos
servidores públicos, julgue os itens subsequentes.

Um cidadão que tenha sido absolvido na esfera penal por insuficiência de provas quanto à autoria de determinado crime funcional, não pode ser processado e responsabilizado pelo mesmo fato na esfera administrativa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADOTendo em vista a independência de instâncias, a falta/insuficiência de prova criminal para uma condenação penal não é acolhida no processo administrativo disciplinar e mesmo o réu (servidor público) sendo absolvido do crime que lhe foi imputado, poderá perder o seu vínculo público, sendo demitido, com base no mesmo ilícito penal, desta feita pelo julgamento do processo administrativo disciplinar.Isto porque, o art. 126, da Lei nº 8.112/90, bem como os Estatutos de servidores públicos estaduais e municipais somente permitem o reflexo da instância penal absolutória quando o título judicial afasta o fato ou a autoria, vejamos o que afirma o citado artigo legal:" Art. 126. A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria"
  • Questão errada.A absolvição na esfera penal por insuficiência de provas não afasta a responsabilidade administrativa do servidor. Para que isso aconteça é necessária absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.
  • ERRADO!No exercício irregular de suas funções, o servidor reponderá nas seguintes esferas:- CIVIL;- ADMINISTRATIVA; e- PENAL. (abrange os crimes e contravenções)Obs.: Além dessas esferas o servidor também poderá responder por "improbidade administrativa" (uma 4ª esfera).CARACTERÍSTICAS DAS ESFERAS:- SÃO DISTINTAS, pois possuem origem diversas;- SÃO CUMULATIVAS, pois de um mesmo fato o servidor poderá responder em todas as esferas.- SÃO INDEPENDENTES, pois o resultado de uma não influencia nas outras.- Entrentanto, A ABSOLVIÇÃO PENAL POR NEGATIVA DE AUTORIA OU INEXISTÊNCIA DO FATO VINCULA AS DEMAIS ESFERAS.Obs.: A ABSOLVIÇÃO PENAL POR INSUFICIÊNCIA DE PROVAS NÃO VINCULA AS DEMAIS ESFERAS.ah, mulheque!!!"vamos embora, porque a fila anda e a catraca gira" rsrsrs
  •  Apenas a absolvição na esfera penal por:

     NEGATIVA DE AUTORIA

    OU

    INEXISTÊNCIA DO FATO

    vinculam as demais esferas..

  • A matéria tratada na questão é muito fácil. Porém, confesso que fiquei um pouco confuso com a redação da questão quando esta diz "insuficiência de prova QUANTO À AUTORIA" .... quando o item disse isso, eu imediatamente cheguei a seguinte conclusão: quando não há provas quanto à autoria de um determinado crime, a pessoa é absolvida por negativa de autoria, uma vez que, ninguem será considerado autor dianta a ausência de provas.

    Fica ai a minha dúvida/confussão....

    É errado eu pensar assim??

  • gente... interessante todas as considerações...
    mas eu achei q a questão estava errada  pelo fato de que a questão diz:  "o cidadão que tenha...."   o cidadão não necessariamente é servidor público né..!!

    logo, todo o resto da questão fica sem sentido!!  Em se tratando de servidor público, a questão tb estaria errada, pelos motivos já expostos pelos colegas!
  • cespe adora esse peguinha! Insuficiência de provas é diferente de inexistência do fato

  • A questão erra ao negar, uma outra ajuda a responder, vejam:

    Um veículo da SUFRAMA, conduzido por um servidor do órgão, derrapou, invadiu a pista contrária e colidiu com o veículo de um particular. O acidente resultou em danos a ambos os veículos e lesões graves no motorista do veículo particular. Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem. 

    O motorista da SUFRAMA poderá ser responsabilizado administrativamente pelo acidente, ainda que tenha sido absolvido por falta de provas em eventual ação penal instaurada para apurar a responsabilidade pelas lesões causadas ao motorista particular.

    GABARITO: CERTA.

  • Prezados, eu não estou entendendo por que usa a expressão "que tenha sido absolvido", ou seja, houve absolvição e essa absolvição negou sua autoria, independente do meio que foi negada a autoria, uma vez que o art. 126 não restringe como deve ser negada essa autoria. É assim que vejo essa questão. 

    Concordo com Andréa Dilly quando diz que o erro foi se referir a um "cidadão" e não a um servidor. 

  • Como seria possível um cidadão cometer CRIME FUNCIONAL? Alguém poderia me esclarecer?

  • Para lembrar as hipóteses que vinculam a esfera administrativa na esfera penal é quando o servidor é gente FINA:

    FI: Fato Inexistente 

    NA: Negativa de Autoria!!!

    Sempre me ajuda!!!

  •         Art. 126.  A responsabilidade administrativa do servidor será afastada no caso de absolvição criminal que negue a existência do fato ou sua autoria.

  • INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA, INEXISTÊNCIA DE FATO E NEGATIVA DE AUTORIA!!

     

    Não aguento mais errar essa onça! 

  • Para não zerar a prova! (risos)

  • Mnemônico das hipóteses que excluem e vinculam as esferas:

    FI NA

    FI: Fato Inexistente 

    NA: Negativa de Autoria