-
CERTA, segundo a CF 88
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
Segundo José Afonso da silva
Democracia participativa: oprincípio participativo caracteriza-se pela participação direta e pessoal dacidadania na formação dos atos de governo; as primeiras manifestaçõesconsistiram nos institutos de democracia semidireta, que combinam instituiçõesde participação direta e indireta, tais como: a iniciativa popular (art. 14,III, regulado no art. 61, § 2º), o referendo popular (art. 14, II e 49, XV), oplebiscito (art. 14, I e 18, §§ 3º e 4º) e a ação popular (art. 5º, LXXIII).
https://www.passeidireto.com/arquivo/1976512/direito-constitucional-jose-afonso-da-silva/5
-
ótimo enunciado para se aprender esse conceito :)
-
Projeto de Lei de Iniciativa Popular
De acordo com a Constituição Federal, a sociedade pode apresentar um projeto de lei à Câmara dos Deputados desde que a proposta seja assinada por um número mínimo de cidadãos distribuídos por pelo menos cinco Estados brasileiros:
“A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles” (art. 61, § 2º, CF).
Atendida a exigência constitucional, o projeto deve ser protocolizado junto à Secretaria-Geral da Mesa, obedecendo ao disposto no art. 252 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados .
-
Cheguei a pensar estar errado pelo fato de que VOTO refere-se à democracia indireta; já os demais, democracia direta... Não ???
-
Carlos e "Foco, fé", entendi a dúvida de vcs e creio se tratar de um erro de leitura/interpretação. Uma coisa não exclui a outra: princípio representativo e as formas de proteção direta. Reescrevendo:
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga, de um lado, o princípio representativo e, de outro, a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
-
O "voto" que o autor usou no enunciado da questão não é o voto no sentido de eleger um representante, o que seria uma participação indireta do povo, ele fez referencia ao ato de votar, uma atitude direta do cidadão em que somente ele pode agir, não podendo ninguém representa-lo!
Essa foi a única justificativa que eu achei para a validação dessa questão!
-
participação indireta voto dos representantes, e partição direta plebicito , referendo ,iniciativa popular e ação popular.
essa questao ficou vaga , no meu ver deveria ser anulada..
-
A professora Maria Silvia Zanella Di Pietro divide as formas de participação popular em duas grandes modalidades: formas de participação direta, como, por exemplo, a iniciativa popular legislativa, o referendo, o plebiscito; e formas de participação indireta, como a participação por meio de ouvidor, ou através da atuação em conselhos.
Leia mais: http://jus.com.br/artigos/19205/a-participacao-popular-na-gestao-publica-no-brasil#ixzz3XCMJcIbw
-
A questão está corretíssima :
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil em um estado democrático de direito ( CERTO)
Em que se conjuga o princípio representativo COM A PARTICIPAÇÃO DIRETA DO POVO ATRAVÉS DO VOTO ( o voto é DIRETO, secreto, universal e periódico), do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
-
·
FOrma de GOverno: FOGO onde...na REPÚBLICA
·
Forma de Estado: FE ...FEDERALISMO
·
Regime de GOverno: o povo “toma do REGO “ ...POVO = DEMOCRACIA...Há participação de forma direta e indireta
·
SIstema de GOverno: SIGO o
Presidente: PRESIDENCIALISMO = Chefia de Governo
e de Estado estão na mão do Presidente.
-
Essa questão tá errada, pois o voto é uma forma indireta de participação. Sim, o voto em si é direto, mas sua forma de participação é indireta. E plebiscito, referendo e iniciativa popular são diretos. Se todos eles fossem diretos, nós não seríamos uma democracia semidireta ou participativa, né. Ou a questão tá errada ou eu perdi alguma coisa, mas posso garantir que no que diz respeito a VOTO, é uma forma de participação indireta, pois você está elegendo alguém pra decidir ativamente no seu lugar.
-
O voto é uma forma de participação indireta, pois o cidadão elege alguém pra decidir no seu lugar !
-
A República brasileira constitui-se em um Estado Democrático de Direito, no qual a democracia é concretizada pelo povo soberano de forma direta (referendo, plebiscito, iniciativa popular) ou por meio de representantes eleitos. Diz-se que se trata de uma democracia participativa ou semidireta.
-
O poder é sempre de titularidade do povo, e o seu exercício poderá assumir a forma direta ou indireta. Na forma indireta, o exercício desse poder se dá através dos representantes do povo (voto). Enquanto isso, na forma direta, o exercício do poder ocorre mediante referendo, plebiscito ou iniciativa popular (de acordo com o livro do Pedro Lenza). Na minha opinião, faltou uma vírgula na questão:
"O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo(,) por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular."
-
-
Mas se a questão colocou o VOTO como participação DIRETA, não estaria errada a afirmativa?
-
Respondendo a sua dúvida Alef Calasancio.
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio
universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e,
nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
-
Totalmente ERRADA a questão...o voto é de forma INDIRETA sendo que pode o "povo" de forma DIRETA exercer seu direito pela INICIATIVA POPULAR, ou por meio de REFERENDO e PLEBISCITO....temos que tomar cuidado com estas questões divulgadas aqui no Site, pois nos confundi, e importante dizer que caberia recurso nesta questão sem sombra de dúvidas...MANDADO DE SEGURANÇA.
-
Essa parte do "princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto..." tornou a questão confusa.
-
Voto é exercício indireto do poder. Errada.
-
Na minha visão não considero uma questão perfeita.
Creio que faltou a Ação Popular, um remédio constitucional.
Então seriam 5:
- Ação Popular (controle constitucional)
- Iniciativa popilar (para leis novas)
- Voto
- Plebiscito
- Referendo
-
Eu entendo da seguinte forma:
Participação direta: plebiscito, referendo, iniciativa popular.
Participação INdireta: voto.
Por isso acho que a questão está errada e caberia recurso.
-
Acho que o Voto é uma manifestação DIRETA
ainda não consegui mandar ninguém votar por mim.
agora, o que nossos representantes eleitos, através do nosso voto, faz...isso já não é direto.
-
- Acertei a questão mais com uma 'pulga' atrás da orelha, pois pra mim a forma de participação direta é mediante PLEBISCITO; REFERENDO; INICIATIVA POPULAR;
- Haja vista também que o VOTO (é o exercício do direito), é o exercício do SUFRÁGIO (em suma - o sufrágio é o direito ).
-
Observem o verbo conjugar na questão
Conjugar - somar - juntar - unir
Significa que une o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do
voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
-
Questão correta!
Caput do art. 1º e art. 14 da CF.---Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos.---Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
As vezes é preciso se apaixonar pela questão e não ir além.
-
CORRETA
DEMOCRACIA DIRETA: VOTO, PLEBISCITO, REFENDO E INICIATIVA POPULAR;
DEMOCRACIA INDIRETA: REPRESENTANTES ELEITOS...
Vitor Cruz VAMPIRO!!!
VAMOOO
-
No meu entendimento, o regime político não é a República Federativa, mas sim, esta é a sua forma de governo. Regime político sim, é a democracia e as demais características mencionadas na questão. No entanto, para questões como essa da Cespe, vale também interpretar bem a questão.
-
Ano: 2010
Banca: CESPE
Órgão: MPS
Prova: Técnico em Comunicação Social
A respeito do direito constitucional, julgue os itens de 26 a 35.
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
Resposta: ERRADA.
-
O REGIME DE GOVERNO É A DEMOCRACIA NO QUAL O POVO EXERCE O PODER DE FORMA DIRETA (voto, plebiscito, referendo, iniciativa popular de projetos de lei, exercício das garantias e liberdades democráticas) E DE FORMA INDIRETA (por meio dos representantes eleitos).
GABARITO CERTO
-
QUESTÃO DE SIMPLES ENTENDIMENTO:
O SISTEMA ADOTADO NO BRASIL é híbrido, pois nosso sistema adota a DEMOCRACIA SEMI DIRETA / MISTA / PARTICIPATIVA.
A UNIÃO DESSAS DUAS FORMAS: democracia indireta ou representativa (que é exercida por meio de representantes eleitos) + democracia direta ( que é exercida pelo povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular) resulta na DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular. (CERTO)
-
Errei a questão por considerar o voto um ato indireto.
Mas, entendi a posição da banca ao assumir o voto quando no sentido de "ação", porque o cidadão pode executá-lo diretamente na urna.
-
Como muitos outros fui pego pela citação do voto direto. Mas voltando a CF e refletindo um pouco sobre a questão, me convenci de que a banca refere-se ao ato de votar, esse sim pessoal e indelegável, pois não admite representantes.
-
Voto não faz parte da participação DIRETA do povo! Voto é participação INDIRETA! Mesmo que tentem achar justificativa pra questão, o o voto é PARTICIPAÇÃO INDIRETA! A CF diz que "...exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto," o voto é direto e secreto, mas a participação do povo por meio do voto direto e secreto é INDIRETA!! O próprio CESPE afirma isso em diversas questões.
A ex da questão ja citada aki:
Ano: 2010
Banca: CESPE
Órgão: MPS
Prova: Técnico em Comunicação Social
A respeito do direito constitucional, julgue os itens de 26 a 35.O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.Resposta: ERRADA.
-
Essa questão não desce na garganta. Voto para min é participação indireta. O fato da pessoa ir votar ser um ato direto é só conversa para justificar a questão. Assim como dizer que o voto é uma participação indireta justifica o gabarito errado. Ou seja, a banca escolhe o gabarito.
-
Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue o item seguinte.
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
Marquei essa questão como falsa porque a participação do povo por meio do voto configura forma indireta do exercício do poder. No entanto, ao verificar que a banca considerou a assertiva como verdadeira, passei a avaliar a razão e cheguei à seguinte conclusão: a questão não está afirmando que o voto é forma de exercício direto do poder (o que falsearia o item), na verdade, ela está afirmando que o princípio representativo adotado no Brasil tem a participação direta do povo, e como se dá essa participação direta: ao votar diretamente em seus representantes, ao participar diretamente de plebiscitos, referendos e iniciativas populares.
-
O voto indireto é o que o eleitor primário confere a outro eleitor, que fica incumbido da eleição final. No Brasil, o sistema de voto indireto, copiado da constituição espanhola de 1812, foi adotado por José Bonifácio, quando de suas instruções normativas para a eleição dos deputados brasileiros às cortes de Lisboa. O sistema indireto prevaleceu, no império, até 1881, quando o voto direto foi estabelecido pelo conselheiro José Antônio Saraiva, presidente do conselho, na lei que tomou seu nome. Na república sempre foi adotado o voto direto, exceto a partir de 1964, quando o governo militar adotou o voto indireto para os cargos executivos. A constituição de 1988 restabeleceu o voto direto para esses cargos.
Fonte: http://www.respostaexata.com.br/1116/como-funciona-o-voto-indireto
-
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
-
PESSOAL O VOTO É EXERCÍCIO DIRETO, JÁ A REPRESENTAÇÃO, OU SEJA, A ATUAÇÃO DOS REPRESENTANTES (pelo resultado do voto) É EXERCÍCIO INDIRETO.
GABARITO CERTO
-
Esta questão do CESPE admite dupla interpretação...pra variar, né?
-
Entendi ... a cespe tem essas pegadinhas. A questão diz que conjuga a participação indireta com a direta por meio dos 4 instrumentos. Da forma como está escrita a questão, parece que o voto seria uma forma de participação direta. É o chamado direito de sufrágio ... Perdi a questão por causa disso. Mas é errando que aprendemos.
-
Marcia, o lugar de errar é aqui.
-
No Brasil existe uma democracia semidireta ou participativa, pois além de participar das decisões políticas por meio de seus representantes, também há a possibilidade de utilização de instrumentos de participação direta (plebiscito, referendo e iniciativa popular).
-
O que ao meu ver torna a questão correta é a palavra "conjuga", sendo assim, o estado democrático de direito é a conjugação, leia-se junção, soma, reunião, do princípio representativo somado a participação direta do povo (Sufrágio universal, Voto direto, secreto e igualitário, Plebiscito, Referendo e Iniciativa popular de lei)
-
Ano: 2010
Banca: CESPE
Órgão: MPS
Prova: Técnico em Comunicação Social
A respeito do direito constitucional, julgue os itens de 26 a 35.
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
Resposta: ERRADA
-
Não me desce essa questão.
-
por que os professores do QC têm medo de falar que o gabarito foi equivocado? esta empresa é associada à cespe? a professora fala da representação indireta nas não 'coloca o dedo na ferida'. Os únicos que não têm 'rabo preso' são a Isabel Vega e o Arenildo, que falam na cara que a questão foi mal redigida.
-
Gabarito: Certo
No Brasil, vigora uma democracia semidireta, na qual se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo através do voto, plebiscito, referendo e iniciativa popular.
-
Pelo jeito essa cespe não tem uma consultoria gramatical, pois elabora questões sem ao menos se preocupar se o que está escrito está correto. É óbvio que pelo texto essa questão está errada, pois limita a participação do povo ao voto direto etc. quando o texto contitucional ainda põe a participação indireta. Os prejudicados são os candidatos que não podem fazer muita coisa depois que ela bate o martelo.
Para que essa questão estivesse correta deveria dizer que "além da forma representatativa indireta, o povo também exerce o poder de forma direta, através do voto etc."
Como exemplo, veja um caso semelhante. Um indivíduo esbelto mantém a boa forma física alimentando-se corretamente e praticando exercícios regularmente. Alguém que diga que ele mantenha a forma praticando exercícios regurlamente está parcialmente certo, pois além dos exercícios ele também tem boa alimentação. É o que acontece nessa questão da cespe. Como não há resposta parcialmente certa, ou está certo ou está errado, então essa questão ESTÁ ERRADA.
-
Errei a questão, mas depois entendi que, após citar as duas formas de participação democrática, o examinador define os meios por intermédio dos quais serão realizadas.
Princípio representativo = voto
Participação direta = plebiscito, referendo e iniciativa popular.
-
Meu povo, a questão está super correta e não tem nenhum equívoco gramatical, visto que ela afirma que a forma representativa se conjuga com a direta de participação popular pelo voto, plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Não procurem "pêlo" em ovo!!
-
Ano: 2010
Banca: CESPE
Órgão: MPS
Prova: Técnico em Comunicação Social
A respeito do direito constitucional, julgue os itens de 26 a 35.
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
Resposta: ERRADA
Esta questão foi citada como referência ao impasse que acontece aqui entre, O Voto ser a manifestação DIRETA ou INDIRETA da participação do povo. MAS, DEFENDO QUE O ERRO CONSTA DO TERMO " DISTRITAIS", OU AINDA... DEPUTADOS DISTRITAIS. CONFERE?
O VOTO É ATO DIRETO E A REPRESENTATIVIDADE DE CADA ELEITO, A MANIFESTAÇÃO INDIRETA DA VONTADE DO POVO.
-
Questão muito mal redigida
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
Considero errada porque diz que a representatividade ocorre com a participação direta do povo.
Assim eu consideraria correta:
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo e a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
-
Gostaria de compartilhar com vocês a resposta que minha Profª Cristiana deu:
Não confunda voto direto com participação direta na política. O voto direto é caracterizado pela eleição de representantes feitas diretamente pelo povo. Entretanto, quando o povo vota e elege seus representantes é pra que este exerça poder em seu nome o que caracteriza a participação indireta do Povo na política. Por isso costumamos dizer que a participação do povo na política se dá por meio de representantes eleitos. Já a participação direta se dá pelo voto em plebiscitos e referendos e tb pela iniciativa popular de lei.
-
CERTA, segundo a CF 88
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
Segundo José Afonso da silva
Democracia participativa: o princípio participativo caracteriza-se pela participação direta e pessoal da cidadania na formação dos atos de governo; as primeiras manifestações consistiram nos institutos de democracia semidireta, que combinam instituiçõesde participação direta e indireta, tais como: a iniciativa popular (art. 14,III, regulado no art. 61, § 2º), o referendo popular (art. 14, II e 49, XV), o plebiscito (art. 14, I e 18, §§ 3º e 4º) e a ação popular (art. 5º, LXXIII).
-
Regime ou Sistema Político > Participativo > Semi-Direto
#forçaconcurseiro!
-
Certíssimo
O Regime democrático Brasileiro instutui tanto a forma de participação direta, quanto a forma de participação indireta, ou seja, temos uma democrácia participativa ou semi-direta.
Tratando-se da participação direta da população interessada, como meio de manifestação da vontade popular, temos a iniciativa popular, ação popular, presbicito, referendo,etc;
-
VIDE Q758122 Q764246 Q584096 Q362833
O BRASIL ADOTA A DEMOCRACIA SEMIDIRETA
DEMOCRACIA INDIRETA: VOTO
DEMOCRACIA DIRETA
CONVOCA: PLEBISCITO: PRÉ-BLISCITO (PRÉVIA) CONSULTA POPULAR PRÉVIA
AUTORIZA: REFERENDO - RA – TIFICA ou não. Aprova ou rejeitam norma já editada. POSTERIOR
Art. 49. É da competência EXCLUSIVA do Congresso Nacional:
XV - autorizar referendo e convocar plebiscito;
A primeira experiência ordinária com o refendo deu-se com o Estatuto do Desarmamento.
Q584611
Democracia Participativa
A banca confunde os termos: previamente (PRÉ-BICITO) e posteriormente (REFERENDO).
- PRÉ-biscito = Antes / PREVIAMENTE
- Referendo = Depois / POSTERIORMENTE
A doutrina diferencia o Estado de Direito do Estado Democrático. No primeiro, o Estado age sob o império das Leis. O Estado submete-se as leis que ele próprio cria.
Já o Estado Democrático se fundamenta na soberania popular de organização política (sistema MISTO - SEMIDIRETA). Divide-se em:
Democracia Direta → O povo participa diretamente do processo de tomada de decisões.
Democracia Indireta (ou Representativa) → O povo elege seus representantes os quais tomarão decisões em seu nome.
Democracia Semidireta → É uma mistura da democracia direta e indireta, onde além dos representantes eleitos pelo povo, temos também a participação do povo nas decisões políticas do Estado, por meio de institutos da democracia direta (plebiscito, referendo e iniciativa popular).
FOrma de GOverno: Republicana (FO GO na República)
Forma de Estado: Federação (FEderação)
SIstema de GOverno: Presidencialismo ( SI GO o presidente)
REgime de GOverno: Democracia ( RE GO democrático)
FONTE: CURSO ESTRATÉGIA
-
Certo.
Comentário:
No Brasil, vigora uma democracia semidireta, na qual se conjuga o princípio representativo com a participação direta do
povo através do voto, plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Questão correta.
Profª Nádia Carolina
-
poxa , errei a questão pois pensei dessa forma ''REPÚBLICA '' :(
-
do jeito que a questao ta, da a entender que o voto, representantes eleitos, seria uma forma direta ou seja participativa, nao sei se to ruim de interpretação ou realmente esse povo todo acertou no chute....
-
A questão afirma que "O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do VOTO, plebicito, do referendo e da iniciativa popular".
o que me levou a pensar na participação Indireta do povo
Art.: 1º [...]
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Então pode concluir pela análise constitucional, que o povo exerce o poder INDIRETAMENTE pelo voto, e não DIRETAMENTE como a questão afirma.
Conclusão: a questão está dubia quanto a sua interpretação.
-
Ao meu ver, a questão foi mal elaborada e acabou dando interpretação diversa do que pretendia. Ficaria mais coerente:
"O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo, por meio do voto, com a participação direta do povo, por meio do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular."
O simples deslocamento do termo “por meio do voto” deixaria a questão correta.
-
Questão muito mal elaborada !!! Mais de 60 comentários e pouquíssimos vão direto ao ponto !!!
Apesar do balaio de gato que a questão faz, ela está correta !!!
Ela fala que "se conjuga o princípio representativo com a participação direta por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular"
O "Princípio Representativo" é a Democracia Representativa ou Indireta, e essa se expressa por meio do voto, exercida por meio de Representantes Eleitos (PELO NOSSO VOTO).
A "Participação Direta" é a Democracia Direta, que é veiculada essencialmente através de três institutos jurídicos: Referendo, Plebiscito e Iniciativa Popular.
Juntas, formam o Princípio Democrático Brasileiro, onde a democracia brasileira é uma Democracia Participativa ou Semidireta, que é aquela que mistura os elementos da Democracia Indireta com os elementos da Democracia Direta.
A confusão da questão está em colocar a palavra "voto" junto com os institutos do Referendo, Plebiscito e Iniciativa Popular. Fazendo isso, parece que o Voto é mais um elemento da Democracia Direta, o que não é verdade, pois, apesar do Referendo e do Plebiscito serem realizados por meio do voto (Art. 14, CRFB), a Iniciativa Popular não se faz pelo voto, mas sim por um projeto de lei. O voto é o meio por meio do qual se chega à consulta popular, que são o Referendo e o Plebiscito. Voto = Meio / Referendo e Plebiscito = Fim
Normalmente, as questões de concurso e as Doutrinas relacionam o voto com a escolha de Representantes Eleitos (Democracia Indireta). Contudo, não está errado relacionar o voto com os institutos do Referendo e do Plebiscito (Democracia Direta), visto que estes são realizados por meio do voto.
O CESPE faz um tremendo samba sem dono, mas, forçando um pouco a barra, a questão está certa. Temos que aceitar...
Vamo que vamo !!!
_________________________________
Q37767 - Direito Constitucional - Ano: 2010 - Banca: CESPE - Órgão: MPS - Prova: Técnico em Comunicação Social
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
GABARITO: ERRADO
-
Gab: Certo
1)A democracia pode ser Direta(Exercido pelo povo) ou Indireta (Exercido por representantes,Princípio da Representatividade).
2)Demoracia Direta + Indireta = Democracia semidireta ou participativa.
Conjugar = Unir,Ligar,Juntar.
A questão basicamente falou a mesma coisa com outras palavras, disse que a democracia indireta advém do princípio da representatividade (OK) e que a democracia direta é feita pelo povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.(OK)
-
Depois que errei, fui verificar que o voto é meio DIRETO de participação, agora a representatividade exercida por meio do voto nos nos políticos é meio indireto. A meu ver, só seria direto o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular, no entanto cabe-nos lembrar do voto e suas caracterísitcas; Direto, Secreto, períodico, universal..
-
Todo PODER emana do POVO
- que o exercerá de forma direta ou indireta
a) direta: voto, plebicito, referendo, iniciativa popular, entre outros (não só esse, ex.: ação popular, instiuição de juri, etc)
b) indiretamente: governante eleitos
-
O VOTO é DIRETO e secreto.
REPRESENTAÇÃO: INDIRETA
O exercicio por meio de representantes eleitos é INDIRETA.
-
Questão de 2010: Banca: CESPE, Orgão: MPS, Prova: Técnico em Comunicação Social.
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
Gabarito: ERRADO.
SERÁ QUE HOUVE MUDANÇA DE ENTENDIMENTO E AGORA O CESPE CONSIDERA O VOTO COMO PARTICIPAÇÃO DIRETA?
-
Pude observar muitas interpretações equivocadas. A PARTICIPAÇÃO do povo por meio do voto é INDIRETA, mas O "VOTO" em si é direto. A questão remonta liame com o artigo 1°, parágrafo Único da CF/88, vide o dispositivo para melhor entendimento.
"... ou diretamente..." tem a ver com os instrumentos de participação popular mencionados na questão. GABARITO : CERTO
-
DOS DIREITOS POLÍTICOS
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
-
CORRETO
No Brasil, vigora uma democracia semidireta, na qual se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo através do voto, plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Fonte: Ricardo Vale, Estratégia Concursos
-
Corretíssima!
Participação DIRETA do povo através do VOTO!
Interpretação!
-
O pior é não saber se vc sabe! pq agora tô com a sensação de que não sei!
No material do estratégia concursos está assim: São formas de participação direta do povo na vida política
do Brasil o plebiscito, o referendo, a iniciativa popular de leis e ação popular.
Logo, o voto seria indireto se não está acima...
mas aí a questão diz que é direto. realmente não sei. =-S
-
O pior é não saber se vc sabe! pq agora tô com a sensação de que não sei!
No material do estratégia concursos está assim: São formas de participação direta do povo na vida política
do Brasil o plebiscito, o referendo, a iniciativa popular de leis e ação popular.
Logo, o voto seria indireto se não está acima...
mas aí a questão diz que é direto. realmente não sei. =-S
-
Ana carolina,
Democracia direta: O povo exerce por si mesmo os poderes governamentais, por meio de voto (ato de ir às urnas votar), plebiscito, referendo, iniciativa popular e ação popular
Democracia indireta ou representativa: Realizada através de representantes eleitos pelo povo
Democracia semidireta ou participativa: Adotada pela RFB, combina a democracia indireta (representativa) com a democracia direta.
Espero ter ajudado, bons estudos.
-
FORMA DE ESTADO - FEDERAL COMPOSTO
TIPO DE ESTADO- DEMOCRATICO DE DIREITO
REGIME POLITICO - DEMOCRACIA SEMII-DIRETA
FORMA DE GOVERNO - REPLUBLICANO
SISTEMA DE GOVERNO - PRESIDENCIALISMO
-
Qstão equivocada.
Princípio representativo decorre da democrácia indireta ou participativa.
-
Gab: Certo
A redação ficou um pouco confusa pra mim, mas depois de analisar bem acho que consegui entender:
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
A questão diz que o Brasil adota tanto o princípio representativo (participação indireta) como a participação direta do povo, e logo em seguida cita os exemplos dessas duas formas de participação:
o voto (princípio representativo);
o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular (participação direta)
VEJAM:
Q37767
Ano: 2010
Banca: CESPE
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
Gab: Errado
(OBS: o comentário da professora Priscila Pivatto nessa questão diz que o voto é participação INdireta)
-
Alexas Travassos: deputados distritais = DF
-
QUESTÃO ERRADA. Não se fala hora nenhuma em "características do voto", como alguns dizem aqui. Se diz "princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular". Ou seja, o princípio representativo se da por meio da participação direta (plebiscito, referendo e IP) e participação indireta (voto).
DEVERIA SER ANULADA. A interpretação de uma questão deve ser objetiva, pois é uma questão objetiva. Muitos aqui estão tentando interpretar o que o autor quis dizer e não o que ele realmente escreveu. Não dá pra "adivinhar" sua interpretação de algo escrito equivocado (a não ser que você tenha capacidade de ler mentes).
-
A sacanagem da pergunta está em "representativo', pois sabemos que é participativo. Muito mal formulada, ao meu ver. Não avalia nada.
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
-
CESPE fazendo CESPICE
-
a questão foi clara e está correta, uma vez que é verdade que o regime político adotado pela CF/88 é CONJUGADO (a união entre o princípio da representatividade + a participação direta do povo por meio do voto, plebiscito, referendo e iniciativa popular) com a democracia popular e direta e a representação (indireta).
Assim, a democracia brasileira é considerada pela CF/88 SEMIDIRETA.
-
Questão completinha.
GAB: C
-
As formas de Democracia:
1. Democracia Direta
2. Democracia Representativa
3. Democracia Semidireta - Esta democracia é assim denominada porque, ao lado da natureza representativa de seu sistema político, nela se admite a utilização esporádica da intervenção direta dos governados em certas deliberações dos governantes. Esta intervenção compreende, basicamente, os seguintes institutos: plebiscito, referendo, iniciativa popular, veto popular e recall.
Plebiscito: a expressão plebiscito denomina uma consulta prévia que se faz à coletividade, a fim de que esta se manifeste a respeito de sua conveniência ou não. Os governantes consideram oportuna a medida, mas, antes de efetivá-la, consideram necessário que o povo se manifeste antes. O termo plebiscito deriva de plebs, plebe, que tendo origem na Lex Hortensia (séc. IV a . C), que concedeu aos plebeus os direitos de participar do processo político na antiga Roma republicana.
Referendo: é o mecanismo da democracia semidireta pelo qual os cidadãos são convocados para se manifestar a respeito da conveniência, ou não, de medida já tomada pelos governantes. Nisto, difere do plebiscito. Dá-se o nome de referendo, também, à manifestação popular sobre a entrada em vigor de leis, já elaboradas pelo Parlamento. Trata-se, então, de ratificação popular a algo que já está feito.
Iniciativa Popular: eis o mais significativo instituto da democracia semidireta. É realmente a que mais atende às exigências populares de uma participação efetiva do processo político é a iniciativa das leis pelo próprio povo. Ela obriga o Parlamento a legislar, porque, se um determinado número de cidadãos o exige, um projeto de lei determinado será exposto à Assembléia, que deverá examiná-lo e emitir um parecer. Na iniciativa popular o povo exerce apenas um direito de petição “reforçado”, pelo qual pressiona o parlamento a reparar um projeto de lei sobre determinado assunto, bem como a discuti-lo e votá-lo. No caso, os cidadãos não legislam, mas fazem com se legisle.
Veto Popular: do latim vetare, proibir, impedir, o veto popular significa a rejeição, pelo povo, de uma medida governamental. Pode ocorrer no plebiscito ou no referendo. No Brasil, o veto é prerrogativa dos chefes do Poder Executivo, como o Presidente da República, que pode vetar total ou parcialmente, os projetos de lei aprovados pelo Legislativo ( CF, arts. 66 e 84 ), embora com amparo no art. 14, as coletividades que não desejarem ser elevadas a município, possam vetar esta medida. Recall: o termos recall significa revogar, reparar, anular, e é esta, verdadeiramente, sua finalidade, permitir que o eleitorado possa destituir, em manifestação direta, um órgão público que tenha afrontado a confiança do povo e a dignidade do cargo.
-
Essa questão pode confundir muito quem não está acostumado a fazer questões da banca CESPE/ UNB, os demais já estão acostumados kkkkk
-
Podem até tentar achar justificativa para o gabarito da banca E quem acetou ou foi por meio do chute ou ajuda divina, pq quem estudou com afinco não acerta essa questão nem por um decreto!
VOTO é forma de participação INdireta, pq se não o fosse, nossa democracia seria direta e não SEMI-DIRETA!
-
O voto como maneira de escolher o governante é direto, pois votamos diretamente nele. Mas como maneira de participar do governo, é indireto.
-
Que porra de questão é essa?? deve ter sido elaborada pelo estagiário. vai tomar balho...
-
A questão para ficar certa deveria antecipar a palavra "voto" depois do princípio representativo. Vejamos:
"... em que se conjuga o princípio representativo por meio do voto com a participação direta do povo por meio do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular." Questão estaria correta.
Bola para frente, pois nesse tipo de questão não se aprende nada, ao contrário, confunde quem seriamente estuda...
-
Regime de governo : Democrático
Direto: Plebiscito, Referendo e Iniciativa popular
Indireto: Escolha dos representantes
A galera acha que voto é somente para escolher os representantes, mas não, quando se faz um plebiscito ou um referendo tbm é decidido atravéz do voto.
Então ta certinha a questão.
VOTO: Escolha dos representantes/ Plebiscito/ Referendo
Principio representativo: Art. 1º, Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO: Art.1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:...
Espero ter ajudado vcs, abraço.
-
REGIME DE GOVERNO - DEMOCRACIA REGO DEMOCRÁTICO
FORMA DE ESTADO = FEDERAÇÃO FÉ NA FEDERAÇÃO
FORMA DE GOVERNO= REPÚBLICA FOGO NA REPÚBLICA
-
GABARITO - CERTO
No Brasil, vigora uma democracia semidireta, na qual se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo através do voto, plebiscito, referendo e iniciativa popular.
-
Resumo da ópera dessa questão: quem estuda muuuuito, revisou a matéria e sabe o conteúdo de cabo a rabo erra devido a redação confusa da questão que confunde participativo com representativo; direto, indireto e semi-direto; enfim...
Em 11/10/2018, às 11:07:55, você respondeu a opção E.Errada!
Em 16/08/2018, às 12:07:16, você respondeu a opção E.Errada!
-
CESPE E OS SEUS ESTAGIÁRIOS...
-
Deus nos livre de uma questão dessas!!!
VOTO INDIRETO DIRETO SEMII?! Questão doida
-
Errei, enteni que o voto estava inserido na participação direta. :-(
-
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação indireta do povo por meio do voto, e direta por meio do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
-
redação esdruxula , muito mal feita
-
Em que pese o povo exercer o poder indiretamente por meio de seus representantes eleitos, ao votar está atuando de forma direta.
-
CESPE sendo... CESPE.
-
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
Aquestão faz uma afirmação... E de fato a representação DIRETA se dá por meio do plebiscito, referendo e da iniciativa popular.
A democracia representativa que é a INDIRETA
-
Entendimento do ART.1, § ÚNICO, CF : Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
-
A democracia representativa que é a DIRETA?
Eita que não sei mais é de nada!
-
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular.
-
"se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo"
-
GAB: CORRETO
-
Tão certa que dá medo responder...
-
O povo exerce SEU PODER de forma INDIRETA, ou seja, através de seus representantes.
Eleitos por ele de forma DIRETA, ou seja, através da ação de votar.
-
Meu amigo, que lombra é essa? representativo não seria de forma indireta? depois dessa eu vou é pro bar.
-
Rafael, depois dessa questão e do seu comentário, viu pro bar tbm kkk
-
Votamos de forma direta em quem nos representa de forma indireta
-
Regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil
-
QUESTÃO CORRETA.
O Regime Político afirma que o Brasil constitui-se em Estado Democrático de Direito, relaciona-se à necessidade de que seja assegurado a participação popular no exercício do poder, que deve, ademais, ter por firm a obtenção de uma igualdade material entre os indivíduos,
-
DEUS ABENÇOE O CESPE MAIS UMA VEZ!!! #SQN
-
COLEGAS DO QC, QUANDO VOTAMOS ESTAMOS EXERCENDO DIRETAMENTE O NOSSO PODER.
AGORA, AS DECISÕES DOS NOSSOS REPRESENTANTES SÃO QUE CARACTERIZAM O PODER INDIRETO DO POVO.
FOI PENSANDO ASSIM QUE ACERTEI A QUESTÃO.
GABARITO: C
-
Principio Democrático = Principio Representativo
Q350300 CESPE 2013 - Entre os princípios fundamentais da República Federativa do Brasil inclui-se o princípio democrático, que se refere ao exercício direto e indireto do poder pelo povo. CERTO
Q483011 CESPE 2015 -O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular. CERTO
Q868633 CESPE 2018 - Conforme o princípio democrático, todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de representantes eleitos. CERTO
Q862625 CESPE 2018 - A afirmação de que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos, nos termos da CF, retrata o princípio fundamental da República Federativa do Brasil denominado princípio representativo. CERTO
@adenilsonrutsatz
-
Questão que envolve português.
Vejam: O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
Verbo conjugar
unir(-se), ligar(-se), juntar(-se) harmonicamente a ou com (algo ou alguém); misturar(-se); combinar(-se).
Note que o verbo conjugar também tem como significado a união cuja regência pode ser feita com o a ou o com.
Logo, a questão fala que um estado democrático de direito é a união do princípio representativo (por meio do voto) com a participação direta do povo (plebiscito, referendo e iniciativa popular).
O único jeito que encontrei para validar a questão.
-
eu não entendi, o voto não é representividade indireta? como a questão está certa?
Constituição
Art: 1
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente,( plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.)
nos termos desta Constituição.
Questão: O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto (Erro), do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
RESUMINDO : diretamente, Plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
INDIRETAMENTE : VOTO
a QUESTÃO P MIM ESTÁ ERRADA , MAS SE EU ESTIVER ERRADO ME AVISE NO PRIVADO, OK
-
Infelizmente a professora do qconcursos nem tocou nessa polemica da banca considerar o voto como uma forma direta de representação. Fico muito chateado quando um professor passa batido por uma coisa dessas. Fazer um vídeo só pra ratificar o que a banca coloca não ajuda muito.
-
Bem, ainda que recorramos a artifícios gramaticais para tornar a questão correta, não se vislumbra retidão em sua propositura, ao menos é o que se depreende da ordem em que foi disposta a forma de representação por meio do povo, se direta ou indireta. Questão que leva o aluno ao erro. Mas, vida que segue!
-
A explicação da Natália Sátiro está perfeita! E ainda abro um parênteses para concluir oq ela explicou.
Se há conjugação (junção) do princípio REPRESENTATIVO com participação DIRETA, teremos a origem do Reg político democrático SEMIDIRETO ou PARTICIPATIVO, que é o regime político adotado pela República Federativa do Brasil, bem como está escrito no início da questão.
Outra coisa, errei a questão por causa da palavra "VOTO", assim como alguns colegas, fiz confusão. Achei que "voto" seria SOMENTE pelo reg. democrático indireto. Por causa da eleição e tal. #SQN quebrei a cara rss..
Tanto o plebiscito como o referendo acontecem TAMBÉM por voto.
Em 93 o Brasil realizou um plebiscito para escolher a forma e o sistema de governo.
Em 2005 o Estatuto do Desarmamento já havia sido aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado. Um de seus artigos previa uma consulta para que a população referendasse ou não a proibição total da venda de armas em território brasileiro. Naquele ano, a maioria do eleitorado VOTOU "não".
Sendo assim, no regime DIRETO, o povo escolhe, decide alguma situação. O povo decide diretamente!
Já no INDIRETO ou REPRESENTATIVO ( PRESTEM ATENÇÃO NA PALAVRA, REPRESENTATIVOO!!!) O povo escolhe uma PESSOA, vai ter uma eleição pra isso, ou seja, terão que votar (tbm), massss, será para representar o povo. A pessoa vai representar de forma indireta o interesse do povo, mas não uma decisão específica,melhor, um assunto específico, como o de 93 e 2005.
Então gente, o fato da palavra "voto" está na questão não faz dela uma assertiva errada.
Na moral?! Não botaram esse "voto" à toa. kkkk Cespe sendo Cespe!
-
Quem acertou foi por sorte, porque esse não é o entendimento correto!
Questão Q37767
A respeito do direito constitucional, julgue os itens de 26 a 35.
O povo exerce sua participação direta no poder por intermédio do voto, ao eleger os deputados federais, estaduais, distritais e vereadores.
(X) Errado
-----------------------------------------------------------
Democracia brasileira é semidireta
-> participação indireta = voto
-> participação direta = plebiscito, referendo e iniciativa popular
Mas se a CESPE falou, tá falado...
-
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga (Une) o princípio representativo (Democracia Indireta) com a participação direta do povo (Democracia Direta) por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
A Democracia semidireta é a união da Democracia indireta com a direita
GAB:C
-
Legitimidade popular direta é a REGRA.
-
Questão leva o candidato ao erro! Voto é representação indireta... o pior que tem gente que ainda quer defender! Todas bancas têm seus erros, mas a dona CESPE é a rainha disso!
-
Creio que para a questão estar correta a redação da afirmativa deveria ser:
O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo, por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
-
Desculpem mas essa questão é totalmente atécnica pelos motivos que já falaram abaixo.
Só pra você pensar: o voto seria meio direto de exercer democracia se o povo votasse pra aprovar as leis, e não pra eleger os congressistas que, por sua vez, aprovam as leis...
-
Ôh questão mal formulada
-
CERTO
Segundo as palavras de Marcelo Alexandrino " O parágrafo único do art.1º da Carta da Repúblics permite concluir que em nosso Estado vigora a denominada democracia semidireta, ou participativa, na qual são conjugados o princípio representativo com os institutos da democracia direta (plebiscito, referendo iniciativa popular)".
Conclui-se, portanto, que a afirmativa da questão está correta, pois, a participação do povo é de forma direta, mas a democracia é semidireta, pois quem governa não é o povo, mas sim, os representantes. Se a democracia fosse direta, não haveria governante.
Espero ter ajudado.
-
Péssima questão. Não dá pra concluir que a participação do povo é direta. No direito comparado, a participação direta ocorre em países outros, onde o povo participa ativa e diretamente na legislação e eleição. O modelo adotado pela CF/88 foi o SEMIDIRETO, no qual o povo participa de forma INDIRETA em algumas situações (elegendo representantes) e DIRETAMENTE, em outras situações, como o plebiscito, referendo, iniciativa popular. Contudo, não se pode dizer que o voto é uma participação direta quando se trata de eleições políticas. Isso é um exercício essencialmente SEMIDIRETO de participação.
-
Desde quando o voto faz parte da participação direta do eleitor ?
Só sei que nada sei.
-
Sim, a democracia é exercida de forma INDIRETA (representativa, que é quando escolhemos os representantes), DIRETA (plebiscito, referendo, iniciativa popular) e podemos conjugá-las chamando REPRESENTATIVA COM PARTICIPAÇÃO .
-
Só Jesus na causa.
-
Nós escolhemos diretamente e seremos representados indiretamente.
Não confundam!
GAB: C.
-
questão errada. voto é indireto.
-
existe a doutrina, jurisprudência e a Cespe com esses retardados com nível médio
-
QUESTÃO CORRETA:
Pessoal está fazendo confusão quanto à interpretação da questão.
Princípio Representativo: voto (participação indireta)
Participação direta: Plebiscito, Referendo e Iniciativa popular
Questão: "O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular."
Quando a questão traz o voto, não restringe ele à participação direta, referindo-se à conjugação dessas duas formas de presentação popular - direta e indireta - e trazendo os instrumentos/meios que compõe essa conjugação, traduzindo-se em democracia semidireta (democracia participativa + democracia direta)
-
Voto é indireto mas a participação do povo no ato de votar é direta!
Claro que estou forçando a barra na interpretação porque acertei de prima kkkkkk
Cespe não tá pra brincadeira!
-
Com base nas disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), é correto afirmar que: O regime político adotado na CF caracteriza a República Federativa do Brasil como um estado democrático de direito em que se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo por meio do voto, do plebiscito, do referendo e da iniciativa popular.
-
certo
o voto é usado na democracia indireta: escolha de representantes e na democracia direta, pois no plebiscito e no referendo o voto também usado.
-
Gabarito a critério do examinador . Da entender que ele incluiu o voto na participação direta e ela e a representativa
-
Gabarito Certo
No Brasil, vigora uma democracia semidireta, na qual se conjuga o princípio representativo com a participação direta do povo através do voto, plebiscito, referendo e iniciativa popular.
-
"que o exerce por meio de representantes eleitos" = voto em sentido estrito, indireto (exercer a representação através da eleição de alguém que vai te representar). E existe o voto genérico, que é o ato de ir votar, a ação de votar pessoalmente (diretamente), e o fato de não poder ngm votar no seu lugar : "§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: II - o voto direto, secreto, universal e periódico". O voto em questão está no sentido genérico, amplo.