SóProvas


ID
1451080
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um manual de instruções de um mouse sem fio, diz o seguinte: Instalação: 1. Retire o receptor acoplado na parte interior do mouse. 2. Insira o receptor na porta USB de seu computador. 3. Seu computador irá localizar e instalar o receptor automaticamente. 4. Acione o botão ON de seu mouse.

O problema de redação dessas instruções é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me explicar onde está a "falta de paralelismo sintático"? 

  • Paralelismo sintático é a coerência e a lógica gramatical entre os termos:

    1 - Retire...

    2 - Insira...

    3 - Seu... (observe que é o único passo que está começando com um pronome e não com um verbo)

    4 - Acione...

  •  RESPOSTA C


     A) VERBOS MODO IMPERATIVO (ORDEM PEDIDO), para os pronomes você ou vocês usa-se o verbo conjugado na terceira pessoa do presente do subjuntivo: Que você Retire o receptor acoplado ... (ERRADA)


    B) Pronomes possessivos dão ideia de posse, no caso  o mouse sem fio é SEU,. Veja o Você faz parte da 2° pessoa de um discurso, com que se fala, mas usa a 3° pessoa gramatical, então na 3° pessoal do pronomes possessivos encontra-se o SEU, SUA, SEUS, SUAS.  (ERRADA)


    C) Paralelismo Sintático: faz parte das orações coordenadas, orações independentes que são ligadas por conectivos, ou seja, é um encadeamento de orações sintáticas semelhantes em uma sequência ou enumeração que são ligadas por conectivos, normalmente conjunções.  Veja que, no caso da nossa questão, as orações são independentes e não estão interligadas por conectivos, então falta paralelismo sintático. Estaria correta se fosse assim, por exemplo: Retire o receptor acoplado na parte interior do mouse  e insira o receptor na porta USB de seu computador , assim o seu computador irá localizar e instalar o receptor automaticamente e  então acione o botão ON de seu mouse.  (correta)


    D) e E) O texto não apresenta palavras de duplo sentido e nem de significado repetitivo, é um texto injuntivo, instrucional. (ERRADAS)

  • Penso como a colega Gisleine.

    Discordo da colega Catarina, pois não há a necessidade do uso dos conectivos, visto que é uma enumeração e nenhuma delas contêm conectivos, portanto não há que se falar que esteja errada por isso.

  • O pior não é a Catarina ter viajado, mas a quantidade de pessoas que ela ensinou errado..... É só ver pelos "likes".....

  • Gisleine, muito objetiva a sua explicação.Ajudou-me muito.Grata.

  • c) Falta de paralelismo sintático.  O erro está no uso do determinante (artigo):

    1. Retire o receptor acoplado na parte interior do ( de + o) mouse.

    2. Insira o receptor na porta USB de seu computador.

    4. Acione o botão ON de seu mouse. 

    Encontramos este tema em questões de crase da FGV, ex.: horários de funcionamento de 8h às 12h. Neste caso não tem crase, por falta de paralelismo. O correto é: das (de+as) 8h às(a + as) 12h    ou    de 8h a 12h.

  • Como é que a E está errada se o texto pode ser reduzido a isso?
    "Retire o receptor acoplado na parte interior do mouse e o insira na porta USB de seu computador, que irá localizar e instalá-lo automaticamente. Por fim, acione o botão ON de seu mouse".
    Essa prova foi um escárnio!

  • A falta de paralelismo sintático se dá quando ele poderia ter trocado "o receptor" por Pronomes Oblíquos nas 3 primeiras instruções e não o fez.

  • ainda não entendi apesar dos comentários o que é paralelismo sintático.  alguém pode explica minucionsamente ou pedir comentários do professor?

  • Como reza Othon M. Garcia, sobre o paralelismo sintático, “a ideias similares deve corresponder forma verbal similar".

  • Ora essa!!! Existe redundância necessária? 


    O que é redundância?


    substantivo feminino

    1. qualidade ou característica do que é redundante.

    2. insistência desnecessária nas mesmas ideias; 

    A alternativa "E" provou do próprio veneno. kkkk
  • Perfeito, marcia regina !

  • Paralelismo sintatico refere-se à simetria das frases num texto ou das palavras numa frase. A questão pede para analisar a redação, ou seja, todo o texto que é do gênero instrutivo. Só por aí ja mataria a questão, pois um texto instrutivo passa a idéia de indicar ações, dar ordens, instruir, etc. E toda instrução começa por verbos imperativos. O erro está no passo 3 da instrução "Seu computador irá localizar e instalar o receptor automaticamente". A falta de um verbo imperativo nesse segmento quebrou a simetria da redação.

  • Vamos indicar para comentário!!!!!!

  • O passo 3 deveria ser algo do tipo "espere o seu computador localizar e instalar o receptor automaticamente". Por isso, é a alternativa c. Porque houve quebra do paralelismo sintático.., 

  • Petronio, já que criticou a colega por ensinar errado, por que não ensinou certo?
    Jorge Barreto, redundância não tem nada a ver com escrever textos de forma reduzida e sim escrever coisas com a mesma ideia sem necessidade, como subir pra cima. Há uma redundância na própria alternativa quando diz "redundância desnecessária", redundâncias já são naturalmente desnecessárias, logo escrever redundância desnecessária é uma redundância

  • (...) Seu computador irá localizar e instalar o receptor automaticamente (...)

     A quebra do paralelismo sintático... Pois o "manual de instruções" usou verbos no imperativo e este item 3 quebra este paralelismo.

    O correto seria:

     " AGUARDE o computador irá localizar e instalar o receptor automaticamente.

  • https://www.youtube.com/watch?v=mWx5u-IhCBc 

  • Não consigo entender como falta de paralelismo por um motivo óbvio: nas duas primeiras frases e a última as cordenadas são dadas ao usuário do produto. Na terceira frase há uma descrição de uma ação que o computador irá realizar.

    Falaram que todas as frases deveriam estar no imperativo. Mas como dar uma ordem a um comando que, automaticamente, a máquina irá realizar? 

    Inclusive ninguém tentou reescrever essa terceira frase no imperativo.... será pq?

  • Posso estar errado, mas o pronome seu refere-se à terceira pessoa do singular (ele), e o correto seria utilizar o pronome na segunda pessoa (que é a pessoa a quem as recomendações se dirigem). Utilizar o pronome seu dá uma tremenda impressão de que as instruções dizem que o computador pertence ao mouse.

    2. Insira o receptor na porta USB de seu computador. 3. Aguarde seu computador localizar e instalar o receptor automaticamente.

     

    Portanto, parece que há mau uso de pronomes possessivos.

  • GABARITO C

     

     

    Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, como termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. O uso de estruturas com essa simetria sintática confere clareza, objetividade e precisão ao discurso.

     

    Exemplos de paralelismo sintático

     

    *Sem paralelismo sintático:
    Eu pedi para ele vir cedo e que trouxesse guardanapos.

     

    **Com paralelismo sintático:
    Eu pedi que ele viesse cedo e que trouxesse guardanapos.

     

    *Sem paralelismo sintático:
    O professor sempre foi disponível, compreensivo e teve paciência.


    **Com paralelismo sintático:
    O professor sempre foi disponível, compreensivo e paciente.

     

    *Sem paralelismo sintático:
    O atleta brasileiro vencedor da maratona foi seguido pelo atleta argentino e do atleta uruguaio.

     

    **Com paralelismo sintático:
    O atleta brasileiro vencedor da maratona foi seguido pelo atleta argentino e pelo atleta uruguaio.

     

     

     

    Estruturas de paralelismo sintático mais comuns:

    Por um lado... por outro...

    Não... nem...

    Tanto... quanto...

    Primeiro... segundo...

    Seja... seja...

    Quer... quer...

    Ora... ora...

    Ou... ou...

    Quanto mais... mais...

    Quanto menos... menos...

    Não só... mas também...

    Isto é...

    Ou seja...

    ...

     

     

    Paralelismo sintático e paralelismo semântico

     

    Além do paralelismo sintático, existem também o paralelismo semântico, que indica uma simetria entre as ideias presentes na frase.

    *Sem paralelismo semântico:
    A irmã revisou a matéria com Pedro.

     

    **Com paralelismo semântico:
    A irmã revisou a matéria com o irmão.
    Alice revisou a matéria com Pedro.

     

     

    Fonte: https://www.normaculta.com.br/paralelismo-sintatico/

  • Minha interpretação sobre o paralelismo da questão:

    "1-Retire o receptor acoplado na parte interior do mouse. 2. Insira o receptor na porta USB de seu computador. 3. Seu computador irá localizar e instalar o receptor automaticamente. 4. Acione o botão ON de seu mouse. "

    Nas instuções 1, 2 e 4 a forma verbal é a mesma: "retire, insira e acione", formando certo paralelismo. Já na instução 3, há uma quebra de paralelismo, trazendo a forma verbal "irá".

  • Por eliminação mesmo, mas grato aos colegas pela aula de paralelismo!

     

    Flávio Batista, sobre isso, procurei confusão da pessoa, o que não ocorreu.

    É importante lembrar que pronomes pessoais de tratamento referem-se à pessoa a quem se fala (2ª pessoa), mas a concordância gramatical deve ser feita com a 3ª pessoa.

    Ex.1: Vossa Senhoria conceis os vossos problemas. (2ª pessoa - gramaticalmente incorreto);

    Vossa excelência conhece os seus problemas (3ª pessoa - forma gramaticalmente correta);

     

    No mais, é ir direto para o comentário da colega Gisleine Livr !

     

    Abraços!

     

  • Gabarito: C

     

    O problema é a falta de paralelismo sintático, pois as instruções não seguem uma mesma estrutura sintática. Como são instruções, sugere-se que todas estejam escritas da mesma forma, para facilitar a leitura e o entendimento por parte do leitor. Para existir o paralelismo sintático, poder-se-ia iniciar cada instrução ou com verbo, ou com substantivo, etc. Uma POSSIBILIDADE de escrita seria:

     

    1. Retire o receptor acoplado na parte interior do mouse.

    2. Insira o receptor na porta USB de seu computador.

    3. Aguarde seu computador localizar e instalar o receptor automaticamente.

    4. Acione o botão ON de seu mouse. Ou seja, cada instrução é iniciada com um verbo no imperativo.

     

    Fonte: Giancarla Bombonato
     

  • Uma questão que não acrescentou nada à minha vida... questão sem noção, sem conteúdo e que somente quem chuta bem acerta. Se vier uma questao dessa na minha prova farei como o Neymar, me jogarei no chão e pedirei o VAR, pois foi uma tentativa de me quebrar as pernas.

  • 1. Retire o receptor acoplado na parte interior do mouse.

    2. Insira o receptor na porta USB de seu computador.

    3. Aguarde seu computador localizar e instalar o receptor automaticamente.

    4. Acione o botão ON de seu mouse. Ou seja, cada instrução é iniciada com um verbo no imperativo.

     

    A quebra do paralelismo está no 3 que não iniciou com verbo conforme os outros casos.

  • Fiquei até feliz porque acertei essa questão. È muito bom ver que voce tá evoluindo na matéria.

    KEEP GOING, DON'T GIVE UP!

  • Nossa! Sem comentários... Acertei por eliminação.

    Para quem não é assinante, gabarito: C. Vão direto no comentário da Su Bezerra!

  • Estou para conhecer um caso de "Redundâncias necessárias"... hahaha

    Beijo pro avaliador.

  • " REDUNDÂNCIAS DESNECESSÁRIAS " JÁ SÃO REDUNDÂNCIAS!

    Aprendo muito com os comentários. Comentários do Qconcurso são melhores que cursinhos e universidades...

  • Gabarito C

    for non-subscribers

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''O serviço público continua depois que você morrer. Trabalhe para que ele seja cada vez melhor.''

  • Acho que caberia a alternativa E, há sim uma redundância, "Seu computador irá localizar e instalar o receptor automaticamente", se o computador localizar e instalar o receptor é de maneira automática, o automática é redundância.

  • A questão da redundância é relativa. A questão do paralelismo não.

    Apenas o item 3 não se inicia com um verbo no imperativo. Não vamos brigar com a questão e sim, entende-la. A questão está correta e dificilmente seria anulada. Paralelismo é muito cobrado e as críticas à questão nao são pertinentes não.

  • CUIDADO COM O COMENTÁRIO DA GISLEINE LIVR, PARALELISMO SINTÁTICA NÃO É O QUE ELA ESTÁ FALANDO...
  • Um manual de instruções de um mouse sem fio, diz o seguinte: Instalação: 1. Retire o receptor acoplado na parte interior do mouse. 2. Insira o receptor na porta USB de seu computador. 3. Seu computador irá localizar e instalar o receptor automaticamente. 4. Acione o botão ON de seu mouse.

    quanto a E:

    este enunciado me pareceu bastante redundante, vamos a ele com modificação:

    1. retire o receptor acoplado na parte inferior do mouse;
    2. insira-o na porta USB de seu computador (para que ele localize o receptor e o instale);
    3. acione o botão ON de seu mouse.

    quanto a C:

    pode faltar paralelismo, porém as redundâncias pareceram mais grave!