-
E) http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/marketing-de-servico/38830/
-
Características do Serviço :
Inseparabilidade: não pode ser prestado ou consumido sem a pessoas, não se produz sem os prestadores e consumidores;
Intangibilidade: não pode ser visto, tocado ou avaliado antes de sua efetiva prestação;
Perecibilidade: não é possível armazená-lo. Uma vez prestado, só os seus efeitos perduram e o serviço, em si, extnigue-se
Variabilidade: varia de acordo com os prestadores, consumidores, com as circunstâncias nas quais são prestados.
facebook.com/admfederal
-
Marketing de serviços pode ser definido com o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e/ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade.
Os serviços possuem as seguintes características que têm interesse para o marketing:
Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpado. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço.
Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não for usado, está perdido (cadeira em avião, quarto em hotel).
Heterogeneidade ou Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes.
Simultaneidade ou Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente.
Participação do cliente no processo: atenção ao desenho das instalações e oportunidades de co-produção.
-
Segundo a maior parte dos autores de administração de serviços, existem quatro características que diferenciam os serviços dos bens: a) variabilidade, b) inseparabilidade, c) perecibilidade, d) intangibilidade.
Feita essa breve revisão, vamos analisar as alternativas:
Alternativa A. Errado. A alternativa mistura a característica da intangibilidade com a da variabilidade. A padronização dos serviços contribui para reduzir a variabilidade, isto é, a oscilação na qualidade dos serviços de ocasião para ocasião. A intangibilidade dos indica que os serviços não podem ser vistos, provados, sentidos, ouvido ou cheirados antes de serem adquiridos.
Alternativa B. Errado. A alternativa descreve de maneira incorreta a característica da inseparabilidade. A inseparabilidade indica que os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente.
Alternativa C. Errado. A utilização de evidências físicas para melhorar a percepção de qualidade dos serviços é útil para contornar a intangibilidade dos serviços, e não a variabilidade. A alternativa misturou as coisas e por isso está errada.
Alternativa D. Errado. A personalização não é descrita como uma das características dos serviços. Vale pontuar, no entanto, que em razão da inseparabilidade o prestado de serviços é sim relevante. Afinal, a depender do serviço, isso afeta diretamente a percepção de qualidade. Imagine comprar um ingresso para o show de uma banca e subir outra no palco. Não está certo, né? Ainda assim, a alternativa está errada, pois descreve de forma incorreta a relação da personalização para a qualidade dos serviços.
Alternativa E. Certo. Exatamente. A perecibilidade é uma das características dos serviços. Essa característica indica que os serviços não podem ser estocados.
Gabarito: E
-
LETRA A – Errada. A tangibilidade refere-se a algo que possa ser tocado, algo físico. Os serviços, por serem abstratos, são intangíveis. Ainda, os serviços são variáveis e os produtos é que são padronizados.
LETRA B – Errada. A inseparabilidade quer quiser que os serviços são produzidos e consumidos simultaneamente.
LETRA C – Errada. A variabilidade quer dizer que os serviços não são uniformes, ou seja, varia de um serviço para o outro.
LETRA D – Errada. A personalização é característica dos serviços, em função da va-riabilidade.
LETRA E – Correta. Em razão da intangibilidade, serviços não podem ser estocados. Devem ser produzidos e consumidos simultaneamente.
Fonte: Estrategia Concursos