SóProvas


ID
1458379
Banca
VUNESP
Órgão
IPT-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia trechos da letra da música dos compositores José Carlos Figueiredo, Antônio Carlos Marques Pinto e José Ubaldo Avila para responder às questões de números 06 a 09.

Você abusou

Me magoa, maltrata e quer desculpa
Me retruca, me trai e quer perdão
Me ofende, me fere e não tem culpa
Jesus Cristo, eu não sei quem tem razão.

Esse fogo, essa farsa, essa desgraça
Me corrompe e corrói meu coração
Há momentos que eu paro e acho graça
Procuro, e não acho a solução.

Você abusou,
Tirou partido de mim, abusou

Mas não faz mal
É tão normal ter desamor
É tão cafona sofrer dor
Que eu já não sei
Se é meninice ou cafonice o meu amor.

Que me perdoem, se eu insisto neste tema

Se o quadradismo dos meus versos,
Vai de encontro aos intelectos,
Que não usam o coração,
Como expressão...

Considerando a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa cuja afirmação está correta.

Alternativas
Comentários
  • Sempre que o verbo HAVER tiver o sentido de existir, suceder, fazer, ocorrer, acontecer, não use as formas houveram, haviam e haveram. Use houve, havia e haverá.   
    verbo EXISTIR não é impessoal, portanto você deve usar existem, existiram, existiam, existirão quando houver necessidade de plural.

    d) No 7.º verso – Há momentos que eu paro e acho graça – se o verbo Haver for substituído por Existir, a construção correta será: Existe momentos...          (correto)>>>>> Existem momentos...

    e) No 7.º verso – Há momentos que eu paro e acho graça – se o verbo Haver for empregado no tempo futuro, considerando a correta concordância, será: Haverão momentos...          (correto)>>>>> Haverá momentos...

  • GABARITO A

    No 1.º verso, a construção – Me magoa... é própria da linguagem coloquial. Na linguagem culta seria – Magoa-me...

  • a) No 1.º verso, a construção – Me magoa... é própria da linguagem coloquial. Na linguagem culta seria – Magoa-me... CORRETA

     

    b) No 4.º verso – Jesus Cristo, eu não sei quem tem razão. – não deveria haver vírgula após o nome Jesus Cristo, pois não se separa com vírgula o sujeito do verbo. ERRADA (Deveria, pois, é um vocativo "o interlocutor se dirige à Jesus Cristo" )

     

    c) No 6.º verso – Me corrompe e corrói meu coração – as ações verbais em destaque são praticadas pelo “coração”. ERRADA. ("Meu coração sofre a ação")

     

    d) No 7.º verso –momentos que eu paro e acho graça – se o verbo Haver for substituído por Existir, a construção correta será: Existe momentos... ERRADA. (Ficaria: Existem momentos. "Pois o verbo existir concorda com momentos que é o sujeito e está no plural.)

     

    e) No 7.º verso – momentos que eu paro e acho graça – se o verbo Haver for empregado no tempo futuro, considerando a correta concordância, será: Haverão momentos... ERRADA. (Ficaria: Haverá momentos, pois o verbo haver no sentido de exisir é impessoal e, logo, não concorda com o sujeito momentos, que está no plural, mas fica no singular.)

  • Isso porque não se inicia uma oração com pronome oblíquo átono.

  • Assertiva A

    Magoa-me

    Formas Proibidas

    Me magoa

  • Boa questão. Um "mix" de assuntos da língua portuguesa!