- 
                                Gabarito C “poder tem para o agente público o significado de dever para com a comunidade e para com os indivíduos. 
 
 A). o poder-dever de probidade.Pelo dever de probidade, exige-se dos agentes públicos a observância de padrões éticos de comportamento. 
 
 B)o dever de eficiência. O dever de eficiência representa a necessidade de atuação administrativa com qualidade, celeridade, economicidade, atuação técnica,controle, etc. 
 
 D) o dever de eficácia.  Eficácia significa alcançar os resultados pretendidos.  
 
 E) o dever de prestar contas. Nesse contexto, a Constituição Federal dispõe que “Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta,assuma obrigações de natureza pecuniária” (CF, art. 70, parágrafo único). 
 
 
 
 
- 
                                Ao meu ver, essa questão tem pelo menos 3 alternativas corretas. :/ 
- 
                                O Cespe extraiu a questão diretamente de Hely Lopes Meirelles: "Se para o particular o poder de agir é uma faculdade, para o administrador público é uma obrigação de atuar, desde que se apresente o ensejo de exercitá-lo em benefício da comunidade". Este trecho também é citado por José dos Santos Carvalho Filho.  
                            
- 
                                Obrigada pela observação, João. :)   
- 
                                O verbo matou a questão! 
- 
                                O que confunde nesta questão, ao meu ver, é que sob o ponto de vista estrito da doutrina ética, a probidade se enquadraria mais para a resposta, pois probidade são padrões éticos e ética é o bem comum. E sob o ponto de vista estritamente administrativo, poder-dever é o dever de agir, ou seja, é irrenunciável, pois não se amite a omissão da autoridade diante de situações que exigem sua atuação. Ex: um oficial de justiça tem o dever de praticar um ato administrativo que culminará no despejo de centenas de famílias pobres que moram, ilegalmente, em terreno de invasão. Isso não é o bem daquela comunidade em estado de miserabilidade, necessariamente. É o dever de agir em benefício único e exclusivo do Estado. Cespe tem costume de apresentar questões muito interpretativas, sem objetividade. No meu ponto de vista, o elemento probidade se encaixaria mais adequadamente à resposta. 
- 
                                Essas questões de ética são subjetivas demais!! 
- 
                                Comunidade- dever de agir 
- 
                                Fico pensando, o examinador quer um maconheiro que fique filosofando sobre a vida, ou uma pessoa realmente que produza resultados, para o bem da sociedade? 
- 
                                questão maluca 
- 
                                Bem isso Carvalho Júnior.  
- 
                                Gabarito: C.
 
 Tem outra questão no mesmo sentido:
 
 Q487952 O poder-dever de agir do servidor público revela-se quando ele cumpre seu dever para com a comunidade e para com os indivíduos que a ela pertencem. (Gabarito: Certo.) 
- 
                                Na prática, em tese, todas as opções são aceitáveis! No entanto, como se trata de uma questão de concurso, na qual o examinador se baseia na teoria, deve-se assinalar de acordo com ela!  
- 
                                Os caras pegam uma passagem de um livro ou doutrina, ou seja lá o que for, ok, blz. Das duas, uma:  1) ou o examinador ESPECIFICA NO COMANDO DA QUESTÃO, "segundo fulano de tal na obra tal" 2) Ou então crie ALTERNATIVAS ERRADAS, ora!   Afff, q saco.   Sigamos!!! 
- 
                                Pra mim todas as questões estão certas. 
- 
                                A conduta de um servidor público que age em benefício da comunidade é condizente com o poder-dever de agir.