-
A Classe K é referente aos incêndios de cozinhas industriais, que envolvem óleos e gorduras.
O agente extintor da Classe K é de base alcalina, que ao entrar em contato com o material em combustão gera uma reação chamada "Saponificação".
-
Resposta a)
Segue a explicação:
EXTINTORES CLASSE K: utilizados, principalmente, em atividades de cozinha, contemplando riscos de incêndio, em combustíveis específicos, que contêm gorduras saturadas ou “free fatty acids” sejam eles: animal ou vegetal, líquido ou sólido. Quando um agente extintor de base alcalina (Bicarbonato de Sódio ou Bicarbonato de Potássio - Pós BC, e agente umido classe K) são aplicados a gorduras saturadas em altas temperaturas, ocorre uma reação chamada “saponificação”. A reação forma uma espuma ensaboada que abafa o fogo e contém os vapores inflamáveis e o combustível quente. Ambos os agentes (sendo de base alcalina) causam a mesma reação, mas o agente úmido (classe K) ao ser aplicado com uma névoa fina, tem a vantagem de resfriar o meio de cozimento e diminuir a temperatura, tornando-se mais eficiente.
Contra Indicados: pós a base de monofosfato de amônia (PÓ-ABC) são ácidos por natureza e não saponificam quando aplicados a combustível de cozinha queimando. Podem inclusive ser contra produtivos quando aplicados após o uso de agentes alcalinos removendo a camada saponificada e permitindo a reignição. Extintores a base de água, devido ao seu jato forte de água, também são contra indicados, pois acabam espalhando todo o combustível aumentando o perigo do incêndio.
-
Olá WZ, apesar de sua boa explicação ainda continuo com dúvidas pois vejo em alguns materiais que extintores tipo K usam acetato de potássio (bicarbonato de potássio + agente úmido classe K). Errei a questão por considerar essa informação.
-
Adriano, eu também errei igual a você, mas a letra C fala de piroforico e acho que isso que difere da A.
Para lembrar da classe K (kitchen-Cozinha) lembra que na cozinha tem sal (lembra do sodio, só que nesse caso é o bircabonato de sodio, em vez do nome do sal cloreto de sodio).
-
Os incêndios apresentam classes sendo elas:
Classe A: materiais sólidos. Usar extintores à base de água.
Classe B: líquidos inflamáveis. usar pó químico e gás carbonico
Classe C: equipamentos elétricos energizados: pó químico ou gases
Classe K: óleo e gordura de cozinha. Usar extintores com pó químico especial, como o apresentado no item (a).
Alternativa correta: Letra A