SóProvas


ID
1477954
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Suponha que seja aprovada e promulgada Emenda à Constituição, originária de proposta de iniciativa de 27 Senadores, estabelecendo a possibilidade de instituição, por lei, de pena de prisão perpétua para a prática dos crimes de racismo e terrorismo. Considere, ainda, que, na sequência, o Presidente da República apresente, perante a Câmara dos Deputados, projetos de lei instituindo penas de prisão perpétua para a prática do crime de terrorismo e de reclusão, de 8 a 12 anos, para o crime de racismo, considerando ambos inafiançáveis e imprescritíveis. Nesta hipótese, à luz das normas constitucionais pertinentes, referida Emenda à Constituição

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Vejamos na ordem:
    1) Emenda à Constituição:
    Iniciativa:
    - Propositura de 27 Senadores = 1/3 dos Senadores (Art. 60, I), logo emenda SEM vício de iniciativa
    Quanto à matéria:
    - Prisão perpétua para a prática dos crimes de racismo e terrorismo = INCONSTITUCIONAL, visto que a CF VEDA a pena de prisão perpétua (Art. 5º XLVII, b)

    2) Projeto de lei:
    Iniciativa:
    - Propositura pelo presidente = SEM vício de iniciativa, pois o PR é legítimo para propor leis nos termos do Art. 61.
    Quanto à matéria:
    - Prisão perpétua para a prática do crime de terrorismo, considerando-o inafiançável e imprescritível = INCONSTITUCIONAL, pois prisão perpétua é uma modalidade de pena vedada pela CF (Art. 5º XLVII, b), bem como ser considerado imprescritível, uma vez que a CF leciona que Terrorismo é: inafiançável e insuscetível de graça ou anistia. (Art. 5 XLVIII)
    - Reclusão, de 8 a 12 anos, para o crime de racismo, considerando-o inafiançável e imprescritível = CONSTITUCIONAL, conforme previsão constitucional: 
         Art. 5 XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de RECLUSÃO, nos termos da lei

    bons estudos

  • "Presidente da República apresente, perante a Câmara dos Deputados, projetos de lei instituindo penas de prisão perpétua para a prática do crime de terrorismo e de reclusão, de 8 a 12 anos, para o crime de racismo, considerando ambos inafiançáveis e imprescritíveis"

    Terrorismo é: inafiançável e insuscetível de graça ou anistia. (Art. 5 XLVIII)
     Art. 5 XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de RECLUSÃO, nos termos da lei.
    Alguém pode esclarecer a suposta compatibilidade afirmada na alternativa??? 

  • Para mim as alternativas A e B possuem o mesmo sentido. POderia algum professor explicar a questão? Obrigada.
  • vixi!! só com a explicação do Renato consegui entender esta questão!!

  • Quando o enunciado diz, em relação ao projeto de lei, "considerando ambos inafiançáveis e imprescritíveis", entendi que "ambos" estava se referindo aos crimes de terrorismo e racismo. Se essa interpretação estiver correta, em qual planeta a FCC está considerando que terrorismo é imprescritível? É só ler o art. 5º, XLII e XLIV para perceber que imprescritíveis são apenas o racismo e a ação de grupos armados..

  • Ótima explicaçao, Renato! Obrigado!


  • Gi St a alternativa B está errada, visto que  só fala que o vício de matéria está presente apenas no crime de terrorismo, porém ele também é visível no de racismo. Ou seja, ambos ferem o limite material prescrito no inc. IV, § 4º, Art. 60 da CF, que nos remete ao art.5º inc.XLVII, alínea b.

  • O art. 5, XLVII, "b", da CF/88 estabelece que não haverá penas de caráter perpétuo. Em nosso ordenamento, o poder de reforma deve obedecer os critérios estabelecidos no art. 60 e não poderá afetar as cláusulas pétreas. De acordo como art. 60, § 4º, IV, não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir os direitos e garantias individuais. Portanto, a Emenda à Constituição é inconstitucional, pois viola o limite material imposto ao poder de reforma. O projeto de lei do Presidente também é inconstitucional nesse sentido, já que não poderia estabelecer prisão perpétua para o crime de terrorismo. A proposta de que o crime de racismo seja punido com reclusão, de 8 a 12 anos e que seja considerado inafiançável e imprescritível é compatível com a Constituição brasileira, nos moldes do art. 5, XLII: a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Correta a alternativa A.

    RESPOSTA: Letra A
  • Crimes Inafiançáveis e Insuscetíveis de Graça ou Anistia                                   Crimes Inafiançáveis e Imprescritíveis 

             Tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins                                                                            Racismo                                                                     Terrorismo                                                                                      Ação de grupos armados, civis ou militares                                         Definidos como hediondos

    A iniciativa para propor emendas constitucionais é mais restrita do que aquela exigida para o processo legislativo ordinário, cabendo somente aos seguintes:


    ►1)Ao Presidente da República; 

    ►2)A um terço, no mínimo, dos membros do Senado Federal ;                                  Total → 81;                              ⅓ → 27

    ►3)A um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados;                      Total → 513;                            ⅓ → 171

    ►4)A mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.


    Penas Proibidas pela Constituição

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;

    b) de caráter perpétuo;

    c) de trabalhos forçados;

    d) de banimento;

    e) cruéis;



    Penas Permitidas pela Constituição

    a) privação ou restrição da liberdade;

    b) perda de bens;

    c) multa;

    d) prestação social alternativa;

    e) suspensão ou interdição de direitos;


  • juro que não entendi essa questão... Não há possibilidade de prisão perpétua, então de todo modo seria inconstitucional por incompatibilidade material e ponto final. Alguém dá um luz..

  •  O que acontece nesse caso, segundo eu entendi, é que se estaria abolindo o inciso XLVII, b, da CF/88, que reza que não haverá pena de caráter perpétuo. Ou seja, cláusula pétrea, logo, não poderia ser emendada mediante proposta.

  • Gabarito: A


    b) Não pode haver pena de caráter perpétuo.

    c) Não há vício de iniciativa, uma vez que 1/3 dos membros do Senado podem propor PEC. art.60 CF

    d) Não pode  haver pena de caráter perpétuo.

    e) Não pode haver pena de caráter perpétuo.

  • Questão muito bem feita. Cobra-se do candidato vários pontos: Iniciativa de projeto de lei e de EC, a questão de quais penas são possíveis no ordenamento jurídico brasileiro, além daqueles incisos do art. 5º que falam sobre os crimes imprescritíveis, inafiançáveis e insuscetíveis de graça e anistia. Tive que ler e reler para entender o que estava sendo pedido. Faz o candidato quebrar um pouco a cabeça.

  • Limitações materiais no Poder Constituinte de Reforma:

     Cláusulas Pétreas Implícitas

     Cláusulas Pétreas Explícitas

  • Um agradecimento ao colega Renato que já me elucidou diversas questões com seus ótimos comentários.

    Valeu!

  • Questao feita pra pegar aqueles que nao leem com atenção 

  •  ...Considere, ainda, que, na sequência, o Presidente da República apresente, perante a Câmara dos Deputados, projetos de lei instituindo penas de prisão perpétua para a prática do crime de terrorismo e de reclusão, de 8 a 12 anos, para o crime de racismo, considerando ambos inafiançáveis e imprescritíveis. Nesta hipótese, à luz das normas constitucionais pertinentes, referida Emenda à Constituição.

     

    NÃO LEU DIREITO....

  • art. 60, CF/88

    A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados (171) ou do Senado Federal (27);

    II - do Presidente da República;

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

    Com relação a aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é feita por três quintos ( 49 - senadores; 308 - deputados) dos parlamentares, após dois turnos de discussão (1º turno tem cinco sessões e 2ª turno tem três sessões).

      

     

     

  • Limitações materiais: impedem a alteração de determinados conteúdos consagrados no texto constitucional. São as denominadas cláusulas pétreas.

    Art. 60, 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;
    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;
    III - a separação dos Poderes;
    IV - os direitos e garantias individuais.
     

    Art. 5° (Direitos e Garantias Individuais)
    XLVII
    - não haverá penas:

    a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX ;
    b) de caráter perpétuo;
    c) de trabalhos forçados;
    d) de banimento;
    e) cruéis;


    Ou seja, será INCONSTITUCIONAL a emenda que trate sobre a instituição de pena de prisão perpétua para a prática dos crimes de racismo e terrorismo.

    Na constituição já há a previsão de punição com pena de reclusão para o crime de racismo.

  • Sobre a PEC:

    Formalmente constitucional (processo legislativo)

    Enunciado da questão: "Suponha que seja aprovada e promulgada Emenda à Constituição, originária de proposta de iniciativa de 27 Senadores"

    CF exige 27 Senadores (1/3 de Senadores) (Art. 60, I) 


    Materialmente inconstitucional (conteúdo)

    Enunciado da questão: "estabelecendo a possibilidade de instituição, por lei, de pena de prisão perpétua para a prática dos crimes de racismo e terrorismo".

    Vedação a pena perpétua  ( Art. 5º XLVII, b) > é um limite material ao poder reformador > cláusula pétrea (NÃO poder ser abolida por PEC)

    Art. 60, 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
    IV - os direitos e garantias individuais.
     

    sobre o PROJETO DE LEI: 

     

    Materialmente inconstitucional (conteúdo)

     

    Enunciado da questão: "Considere, ainda, que, na sequência, o Presidente da República apresente, perante a Câmara dos Deputados, projetos de lei instituindo penas de prisão perpétua para a prática do crime de terrorismo."

    Vedação a pena perpétua  ( Art. 5º XLVII, b) > é um limite material ao poder reformador > cláusula pétrea (NÃO poder ser abolida por PROJETO DE LEI)

    Art. 60, 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:
    IV - os direitos e garantias individuais.

     

    Materialmente CONSTITUCIONAL: 

     

    Enunciado da questão: "e de reclusão, de 8 a 12 anos, para o crime de racismo, considerando ambos inafiançáveis e imprescritíveis."

    O conteúdo está conforme o artigo Art. 5 XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável imprescritível, sujeito à pena de RECLUSÃO, nos termos da lei
     

    LETRA A > seria inconstitucional, por violação a limite material ao poder de reforma constitucional, assim como o seria o projeto de lei, embora este apenas no que se refere ao crime de terrorismo, já que em relação ao de racismo o projeto de lei seria compatível com a disciplina da matéria na Constituição.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

     

    XLIII - a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura , o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem;  

     

    XLVII - não haverá penas:

     

    b) de caráter perpétuo;

     

    ======================================================

     

    ARTIGO 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

     

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

     

    § 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

     

    IV - os direitos e garantias individuais.

     

    CONGRESSO NACIONAL: 1/3 DE UM TOTAL DE 512 PARLAMENTARES SÃO 171 PARLAMENTARES
    SENADO FEDERAL: 1/3 DE UM TOTAL DE 81 SENADORES SÃO 27 SENADORES  

     

    ======================================================

     

    ARTIGO 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.