SóProvas


ID
1481380
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Você já pintou sua casa? Então pinte. É o que há de melhor a fazer, se não podemos pintar de novo o Brasil, por dentro e por fora. Alegramos nossa área particular, instaurando cores tônicas ou repousantes, e pondo em moda a limpeza. Se cada um caiasse seu barraco, que brinco não seria este país, pelo menos na parte domiciliar?

      O cronista está pintando a casa, e se entretém os leitores com este fato minúsculo é porque dele se pode extrair algum ensino, para ilustração geral. É bom pintar casa; melhor do que pintar cabelo. Notei que a melancolia natural se agravara nos últimos quinze anos, tantos quantos habito esta mansão, e se envinagrava em misantropia, injeções e comprimidos de felicidade não adiantavam. Um dia descobri: eram as esquadrias negras. O antigo morador assim as pintara, e a negra influência baixara sobre o espírito, sobre as relações com o mundo exterior, sobre as crônicas, que exageravam a inflação, afinal bem módica, e a eventual falta d'água, que de longe em longe nos importuna levemente, omitindo por outro lado os aspectos positivos da conjuntura, como a encantadora risada do Presidente. A velha casa tem enorme pé-direito, e portas e janelas noturnas também se alastravam pela vida acima, enegrecendo-a. O negro lambri da sala de jantar enchia de treva o próprio arroz, e em poltronas de treva almas sombrias contemplavam escuras imagens de tevê. Nosso gatinho branco virou preto. E assim por diante.

                                                             (Carlos Drummond de Andrade, Pinte sua casa. Poesia e prosa.)

Assinale a alternativa em que a vírgula foi empregada segundo o mesmo princípio que dita seu emprego no período – A velha casa tem enorme pé-direito, e portas e janelas noturnas também se alastravam pela vida acima.

Alternativas
Comentários
  • Usou-se vírgula porque, apesar de serem orações sindéticas coordenas pela conjunção "E", cada oração tem um sujeito específico. 

  • Separam-se geralmente por vírgula as orações coordenadas ( são orações autônomas, independentes ) unidas pela conjunção E, quando têm sujeito diferente. 

  • Serve também para dar enfâse? 

  • O uso da vírgula é FACULTATIVO se o período for formado por sujeitos diferentes

    Gabarito B: sujeito de pintar- o antigo morador     sujeito de baixar- a negra influência 
  • Letra B
    São orações coordenadas sindéticas separadas pela conjunção aditiva ''e'', além de terem sujeitos diferentes.

    Segundo a professora Isabel Vega do qconcursos, se tiver essas 3 características das quais eu sublinhei, NÃO se usará a vírgula. Se por acaso faltar alguma, tem que colocar a vírgula.

  • Letra B

    Orações que possuam mais de um sujeito o E é facultativo . 

  • São dois sujeitos !

  • Oração coordenada aditiva, com dois sujetos diferentes.

  • Orações com sujeitos diferentes = vírgula facultativa.

    GABARITO -> [B]

  • fico puto, quando ele fala: questao foi dada. e eu erro 

  • Resposta B

    -------------------------------

    "E" ADITIVO com sujeitos diferentes.  AlexandreSoares

     

    #sefazal

  • Sujeitos DISTINTOS (A velha casa E Portas e janelas...) ==> uso da vírgula FACULTATIVA, tal qual o gabarito na letra (B).

    Bons estudos.