SóProvas


ID
1482523
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A fase corrente de um documento arquivístico corresponde ao seu período ativo ou vigente. Essa fase pode ser entendida como o período

Alternativas
Comentários
  • Letra A corretíssima! Documento corrente ou ativo é aquele que é frequentemente usado e consultado por seus produtores. 

  • Espero que coloquem questões assim na prova que vou fazer. De qualquer forma, a fase corrente também é conhecida como ativa, e nessa fase tem o valor administrativo mais alto. O que torna indiscutivelmente correta a letra A.

  • RESPOSTA A 


    Documento: CORRENTE, 1ª IDADE, SETORIAL, ADMINISTRATIVO, DE MOVIMENTO, EM CURSO, 1ª FASE, 1º CICLO, NÚCLEO DE ARQUIVOS, ATIVO.


    É constituído de documentos em curso ou consultados FREQUENTEMENTE, conservados nos escritórios ou nas repartições que os recebem ou os reproduziram ou em dependências de fácil acesso para atingir a finalidade para a qual foram criados.  Nessa fase possuem valor PRIMÁRIO E ADMINISTRATIVO, é fase OBRIGATÓRIA , quando criados essa é a 1ª fase, e podem, posteriormente, ser TRANSFERIDOS a fase intermediária, ELIMINADOS OU RECOLHIDOS a fase permanente.



  •  a) no qual os documentos são imprescindíveis à manutenção das atividades cotidianas das organizações e às demandas de seus produtores.VERDADEIRO - Na fase corrente os documentos são frequentemente consultados. É conhecido com a fase ATIVA ou VIVA.


     b) que compreende a maior parte da vida dos documentos.FALSO - Possa ser que compreenda a maior parte da vida de um documento, mas não é a regra. Por exemplo: Um documento pode passar 10 anos na fase corrente e ser eliminado depois ou passar 10 anos na fase corrente e depois passar 5 na intermediária e ser eliminado; mas possa ser que passe menos tempo na fase corrente.


     c) no qual os documentos têm baixo nível de acesso.FALSO - Alto nível de acesso. É a fase ATIVA, alta tramitação, alta movimentação, fase viva, etc.


     d) que coincide com o processo de deteriorização dos suportes documentais.FALSO - Os documentos tende a se deteriorarem na fase que passam mais tempo, ou seja, fase permanente.  


     e) no qual onde se deve iniciar a criação de instrumentos de pesquisa para valorização da memória institucional.FALSO - Isso é na fase permanente. 

  • Letra A 

    Os arquivos correntes são aqueles que guardam documentos constantemente utilizados por seus produtores, ou que sejam objetos de

    consultas frequentes. A Lei de Arquivos assim conceitua documentos de arquivos correntes: “aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, são objeto de consultas frequentes”.


  • Vamos analisar os itens um por vez, considerando as características da fase corrente:

    A - Os documentos correntes possuem alto valor administrativo, e por isso são fundamentais para a execução de atividades de gestão. Correto.
    B - Os documentos correntes possuem alto valor administrativo, mas este valor dura pouco tempo. Tão logo cumpra o objetivo para o qual foi produzido, seu valor administrativo começa a diminuir. Então esse valor é o que compreende a menor parte da vida dos documentos. Errado.
    C - Como são fundamentais ao desenvolvimento das atividades de gestão, os documentos correntes são os que possuem alto nível de acesso. São os documentos mais acessados do arquivo. Errado.
    D - Como são documentos recentes, seus suportes ainda são "novos", e por isso não estão no processo de deterioração. Errado.
    E - Os instrumentos de pesquisa são ferramentas que auxiliam o pesquisador em suas consultas aos documentos, com finalidades de estudos. Não tem relação com documentos correntes, pois estes ainda não são fontes de pesquisa, mas sim ferramentas administrativas. Errado.

    Gabarito do professor: Letra "A"
  • A) no qual os documentos são imprescindíveis à manutenção das atividades cotidianas das organizações e às demandas de seus produtores.

    • imprescindíveis = indispensáveis
    • fase ativa/corrente

    B) que compreende a maior parte da vida dos documentos.

    • não existe regra, é definido conforme a tabela de tempo de cada organização

    C) no qual os documentos têm baixo nível de acesso.

    • fase ativa = alto acesso

    D) que coincide com o processo de deterioração dos suportes documentais.no qual onde se deve iniciar a criação de instrumentos de pesquisa para valorização da memória institucional.

    • fase permanente