SóProvas


ID
1487038
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Relações Públicas
Assuntos

Diferente da abordagem hipodérmica, a Teoria da Persuasão afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros chamados de

Alternativas
Comentários
  •  A Teoria da Persuasão é baseada em aspectos psicologicos e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo individuo, depende de varias perspectivas individuais.  

  • A teoria da persuasão é conhecida também como a Teoria Empírico-Experimental.

    A teoria defende o elemento da persuasão, porém, deve-se adequar aos efeitos do destinátario, não as tornando irrelevantes no processo.

    São utilizados alguns itens para aplicação da teoria, o destinátario e fatores ligados à mensagem:

     

    Um dos vários fatores em relação ao destinatário:

    > Percepção Seletiva: A bagagem psicológica trazida pelos indivíduos é exposta aos meios de comunicação, como ideologias, valores, crenças e preconceitos.

     

    Fonte: Apostila do Bacen, Área 6, Vestcon.

  • GAB A

    Teoria da Persuasão que, diferentemente da Hipodérmica, é baseada em aspectos psicológicos, e defende que a mensagem enviada pela mídia não é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais. Portanto essa Teoria não seria de dominação ou manipulação como a Hipodérmica e sim de persuasão, pois o indivíduo tende a se interessar por informações que estejam inseridas em seu contexto sócio-cultural e político, e com as quais ele esteja de acordo.

    BONS ESTUDOS!!