Gabarito Letra B
Bens meritórios ou quase-públicos: São aqueles cujo consumo, individual ou coletivo, ainda que sujeitos ao princípio da exclusão, são providos pelo Poder Público, pelo fato de gerarem altos benefícios sociais e externalidades positivas. Em alguns casos, o consumo destes é obrigatório (Ex. Educação Primária, Vacinação, etc.), em outros é simplesmente tornado facultativo
bons estudos
Bens meritórios são bens semipúblicos que possuem externalidades positivas. Assim, dados os seus efeitos positivos sobre a sociedade, o governo oferta estes bens. Como é o governo ofertando, tais bens são fornecidos por meio da tributação. Ou seja, o governo arrecada tributos da sociedade e, com os recursos, oferta bens meritórios (além de outros tipos de bens, claro).
No caso do mercado, eles se interessam em ofertar bens meritórios, pois estes possuem algum grau de exclusão e de rivalidade. Os exemplos clássicos de bens meritórios são saúde e educação, nos quais o setor privado também atua.
Dito isso, a alternativa que melhor se adequa ao enunciado é a alternativa B.
Vale lembrar que iluminação na rua é bem público (errada A), inclusão não é uma característcas de bens (errada C).
Por fim, o subsídio cruzado ocorre quando alguns consumidores pagam mais por um bem para financiar o consumo deste mesmo bem por outras pessoas (por exemplo, quando uma pessoa paga mais caro na conta de luz para que pessoas mais pobres tenham acesso a energia elétrica). Não é o caso dos bens prestados pelo Estado, que são financiados via tributação.
Resposta: B