SóProvas


ID
1493839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

A onça-pintada (Phantera onca), que pertence ao topo da cadeia alimentar da Mata Atlântica, corre risco extremo de extinção. Estudo desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos e Carnívoros, criado pelo IBAMA, aponta que devem existir apenas 250 onças-pintadas adultas na Mata Atlântica, o que representa uma redução de 80% nos últimos 15 anos.

Segundo o chefe do Cenap, Ronaldo Morato, poucas ações foram tomadas nos últimos anos para conter o desaparecimento do maior mamífero da vegetação. Pesquisadores investem agora em novas pesquisas que possam mapear a população restante e contribuir com a preservação do animal.

Camila Turtelli. Onça-pintada corre risco extremo de extinção na Mata Atlântica. In: Folha de S.Paulo (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência, julgue o  item, acerca de aspectos relacionados ao tema nele abordado.

A fragmentação da Mata Atlântica é um dos fatores que podem levar ao desaparecimento de espécies do bioma.

Alternativas
Comentários
  • Deixa a floresta como está

  • CERTA.

    A fragmentação da Mata Atlântica dificulta a dispersão das espécies, que acabarão abandonando o local de origem por falta de alimento e abrigo.

  • GABARITO: CERTO

    A onça-pintada (Phantera onca), é um animal de grande porte, e necessita de grandes áreas para sua sobrevivência. Logo, quanto maior a fragmentação da Mata Atlântica, menor serão suas chances de sobrevivência, pois eles se verão em dificuldades para conseguir alimento, água e abrigo. E se verão ameaçados pelos efeitos de borda da fragmentação (maior luminosidade, aumento de temperatura, maior incidência de ventos e diminuição da umidade), é um efeito cascata.

  • Fragmentar habitat é perder a biodiversidade.