SóProvas


ID
1493851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ICMBIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Acerca do desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade amazônica, julgue o item.

Francisco Alves Mendes Filho foi um grande defensor da Amazônia. As suas conquistas incluem a criação do movimento União dos Povos da Floresta, responsável por expulsar madeireiros, castanheiros e seringueiros da região de Basiléia e a criação de uma reserva biológica.eguintes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    .

    Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, e ativista político e ambiental brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.

  • ERRADA.

    Chico Mendes foi um seringueiro, ativista e ambientalista que defendeu a Amazônia. Ele não expulsou seus colegas seringueiros da região.

  • Gab: e

    Castanheiros e seringueiros utilizam da natureza da forma sustentável. 

     

  • GABARITO: ERRADO.

    Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes (Xapuri, 15 de dezembro de 1944 — Xapuri, 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais.

    .

    Suas conquistas incluem sim a criação do movimento da União dos Povos da Floresta, responsável por expulsar os madeireiros. Porém ele lutava a favor dos direitos dos povos indígenas, castanheiros, seringueiros, pequenos pescadores, quebradeiras de coco e populações ribeirinhas.