SóProvas


ID
1502431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca dos espaços sócio-ocupacionais do assistente social, julgue o item a seguir.

A formulação e a implementação das políticas sociais, na idade do monopólio do capital, constitui uma rede sócio-ocupacional da qual emergem novas profissões, como por exemplo, a de assistente social.

Alternativas
Comentários
  • [...] a profissionalização do Serviço Social não se relaciona decisivamente à “evolução da ajuda”, à “racionalização da filantropia”, nem à “organização da caridade”; vincula-se à dinâmica da ordem monopólica [...]. Na emergência profi ssional do Serviço Social, não é este que se constitui para criar um dado espaço na rede sócioocupacional, mas é a existência deste espaço que leva à constituição profi ssional. [...] não é a continuidade evolutiva das protoformas ao Serviço Social que esclarece a sua profissionalização, e sim a ruptura com elas. (Netto, 2007, p. 69-70).

    Fiscalização do exercício profissional e projeto ético-político.

    Josiane Soares Santos* Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves** Débora Rodrigues Santos*** Elma Santos de Jesus**** Fábio dos Santos***** Gleide Celma Souza Dórea****** Raquel de Oliveira Mendes

  • Correto.

    A profissão de Assistente Social surgiu na fase do capital monopolista.

     

  • Correto.

    O serviço social surgiu para atuar nas expressões da questão social que são geradas pelo capitalismo

  • Questão correta. O Serviço Social no Brasil surge no capitalismo monopolista, quando o país deixa de ter um modelo econômico agrário exportador e passa a ter um urbano industrial e consequentemente centraliza a política pública no Estado.