SóProvas


ID
1510105
Banca
CIEE
Órgão
AGU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Consoante ao que dispõe a Constituição Federal, está implícito que “todo o poder emana do povo”, isso significa que o poder é exercido por meio de representantes

Alternativas
Comentários
  • Boa tarde!

    Resposta: A.

    TÍTULO I

    DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    Art. 1ºA República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. 

    "Reforça o PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO o parágrafo único do art. 1º da CF/88, ao declarar que 'todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição'. Esse dispositivo constitucional nos permite concluir que em nosso Estado vigora a denominada democracia semidireta, ou participativa, na qual são conjugados o princípio representativo com institutos da democracia direta (plebiscito, referendo, iniciativa popular)". Resumo de direito constitucional descomplicado, V. Paulo & M. Alexandrino.

    Muito obrigada, Natália.


  • fiquei até com medo errar!

  • Caramba, quanto rodeio pra uma resposta !!! 

  • Gente , acertei a questão  porém  ela merecia ser anulada, pois a redação da questão diz : ESTÁ IMPLÍCITO... o que é uma dissonância com a CF/88 , pois lá está EXPLICITO!!!!!    

  • Entrega logo a prova. Uma questão dessa para quem passou meses estudando é piada.

  • Questão mal formulada. 

    O poder é sim exercido por representantes ou diretamente, mas quando a questão afirma "consoante ao que dispõe a Constituição Federal, está implícito...  " há um erro grosseiro. Está explícito, na verdade. 


    Explícito no Art. 1°, Parágrafo Único, da CF.

  • LETRA A CORRETA 

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • Uma dúvida.

    "... diretamente, nos termos da CF." significa o plebiscito, ação popular e o referendo?

  • Quando abrimos a aba dos comentários, esperamos encontrar explicações sobre a questão e não reclamações acusando a banca de formular questões fáceis. Acredito que as pessoas que comentam e que  acessam o QC estejam buscando aprovação em algum concurso, deixem para desdenhar da questão na hora da prova, ou melhor, quando forem nomeados.

  • É de complete...

  • um dos mandamentos do concurseiro é : nunca subestime a banca.

  • Voto direto, secreto e igualitário.


  • Implicito? Essa previsão está expressa na constituição em seu art. 1º, P.Ú.:

     

    CF ART 1 Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • Isso mesmo, Pimenta´s crew! A palavra "diretamente" tem a ver com a soberania popular que é exercida atraves do plebiscito, referendo e iniciativa popular (tem uns autores que falam em ação popular também).

  • está implícito ? kk tá escrito no paragráfo véio!

  • GABARITO ITEM A

     

    CF

     

    Art. 1º Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • art. 1°  Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • Vejam que é uma prova para ESTAGIÁRIO de direito. Não sejam tão exigentes. rs

  • Parágrafo único.Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio
    de
    representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta
    Constituição.

  • eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios fundamentais que regem a República Federativa do Brasil. A Constituição Federal traz, no título I, os princípios fundamentais, expressos nos artigos 1º, 2º, 3º e 4º. Assim, vejamos o que traz a CF sobre o assunto:

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    [...] Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    Vejamos as alternativas comentadas, lembrando que a questão pede a alternativa CORRETA:

    a) CORRETA. Isso porque o povo ELEGE seus representantes nas urnas, sendo o voto DIRETO e SECRETO, senão vejamos o que diz a Constituição Federal:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: [...]

    O povo ainda pode exercer seu poder DIRETAMENTE, como, por exemplo, através do plebiscito, do referendo, da ação popular, senão vejamos a Constituição Federal:

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular. [...]

    Art. 5º. [...] LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;

    b) INCORRETA. Não há qualquer afirmação na Constituição Federal nesse sentido.

    Todavia, não é demais ressaltar que há cargos em que o Presidente da República faz a indicação de pessoas, como a exemplo dos Ministros do Tribunal de Contas da União, cuja lista será apreciada pelo Senado Federal. 

    Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

    [...] III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de:

    [...] b) Ministros do Tribunal de Contas da União indicados pelo Presidente da República;

    c) INCORRETA. Não há qualquer afirmação na Constituição Federal nesse sentido.

    d) INCORRETA. Não há qualquer afirmação na Constituição Federal nesse sentido.

    GABARITO: LETRA “A”

  • Art. 1º, CF

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição