SóProvas


ID
1527070
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em meados do século XX, em decorrência do progresso científico e tecnológico alcançado pela humanidade, a produção de documentos cresceu a níveis tão elevados que houve a necessidade de se buscar novas soluções para gerir as grandes massas documentais. A gestão de documentos são conjuntos de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos. Dessa conceituação podemos destacar as três fases básicas da gestão de documentos: a produção, a utilização e a destinação. Com relação a essas fases, analise as afirmativas.

I. Produção de documentos: refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.
II. Utilização de documentos: essa fase inclui as atividades de protocolo (recebimento, classificação, registro, distribuição, tramitação), de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, bem como a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações, indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
III. Avaliação e destinação de documentos: desenvolver-se mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Pra mim a número III está errada.

    Reparem no final: "... e quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição."


    Os documentos, ao serem destinados, não são eliminados porque perderam seu valor de prova e de informação para a instituição. Eles são eliminados porque já não servem mais para os objetivos pelos quais foram criados e não comportam os requisitos necessários para ficarem nos arquivos permanentes, ou seja, não possuem valor probatório/informativo ou cultural. 

  • Concordo com Serenna, tanto que fui pela mesma perspectiva, rs...

  • Ué, mas dizer que um arquivo não possui valor probatório ou que perdeu seu valor de prova não é a mesma coisa? 

  • Também marquei letra d, pois acreditei que a III estava incorreta. Questão que cabe recurso.

  • Gentee.. nao entendi. Afinal, qual o gabarito?

  • III. Avaliação e destinação de documentos: desenvolver-se mediante a análise e avaliação dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda, determinando quais serão objeto de arquivamento permanente E quais deverão ser eliminados por terem perdido seu valor de prova e de informação para a instituição.

     

    Ou seja a questão afirma que há  uma seleção de documentos. Esta correta sim.

     

     

     

     

  • gaba D Marcela Cunha...!

  • Vamos analisar os itens um por vez:

    I - A produção de documentos inclui as atividades de implementação do sistema de documentação. em geral são atividades de estudos, análises, elaboração de ferramentas e técnicas, definição de normas e padrões, etc. Todas as atividades que possibilitam criar e operar os sistemas que produzirão documentos. Correto.
    II - A utilização de documentos inclui atividades que envolvem diretamente o documento, que controlam sua utilização para as atividades as quais foi produzido. São atividades como protocolo, expedição, empréstimo, consulta, arquivamento, etc. Correto.
    III - A fase de avaliação e destinação envolve atividades que dão destino aos documentos após cessar sua utilidade administrativa, ou sejam definir o valor do documento para então se decidir o que fazer com ele. São atividades de avaliação, de recolhimento, de eliminação, etc. Correto.

    Então todos os itens estão corretos.

    Gabarito do professor: D
  • GAB:  D

     

    A questão se refere às fases da gestão documental.

     

    PRODUÇÃO: Ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um órgão ou setor. Recomenda-se, nessa fase, evitar a reprodução desnecessária de documentos.

     

    UTILIZAÇÃO: Refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos. Esta fase envolve métodos de controle relacionados às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação.

     

    DESTINAÇÃO: Envolve análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos. Nesta fase avalia-se quais documentos deverão ser eliminados e quais irão para a guarda permanente.

     

     

    FONTE: Arquivologia para concursos - Teoria e questões, ed. 2014.

  • Um programa de gestão de documentos possui fases que devem ser concebidas pelo órgão responsável pelo gerenciamento da documentação arquivística. O Arquivo Nacional, no Manual de Gestão de Documentos estabelece três fases a saber:

     

    ● 1ª Fase - Produção de documentos: a produção de documentos está relacionada às atividades da pessoa física ou jurídica. Esta fase é praticamente ligada na fase corrente. Desta forma há a necessidade de gerenciar esta fase para evitar o aumento desnecessário da documentação arquivística e facilitar o acesso e a recuperação dos documentos. Exemplos práticos da produção de documentos: Manual de Redação da Presidência da República, com o exemplo de vários tipos de documentos e a linguagem a ser utilizada; formulários de abertura de processos; controle de versão de normas internas; entre outros.

     

    ● 2ª Fase - Utilização dos documentos: esta fase refere-se aos métodos e procedimentos arquivísticos, para garantir o fluxo da documentação de forma permanente. Nesta fase, são aplicados a classificação, a avaliação, os procedimentos de protocolo e a elaboração de instrumentos de recuperação da informação nas fases corrente e intermediária, como os sistemas informatizados e os bancos de dados. Desta forma, esta fase torna busca dos documentos mais rápida e eficiente. Trata-se da execução prática das atividades arquivística mais comuns pelo técnico de arquivo. Exemplos práticos: Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade, autuação de processos, preenchimento de listas de eliminação e de guias de transferências, preenchimento de dados em sistemas informatizados de busca e recuperação de documentos (CPROD - Ministério dõ Planejamento).


    ● 3ª Fase - Destinação dos documentos: este é o momento em que são tomadas decisões que selecionam e fixam os prazos de guarda dos documentos e o destino final, seja a eliminação, seja o recolhimento para o arquivo permanente. Esta fase também é aplicada nas fases corrente e intermediária. Exemplos práticos: seleção de documentos para a eliminação, elaboração da listagem de eliminação, da guia de transferência e do termo de recolhimento, eliminação de documentos arquivísticos, elaboração do edital de ciência de eliminação. 

     

     

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol.02




  • Realmente concordo que a questão foi mal elaborada por deixar dúvida quanto à assertiva D.

    Se o documento não tiver valor de informação ou probatório, mas tiver valor histórico ou cultural? ainda assim será eliminado?