SóProvas


ID
1574455
Banca
FRAMINAS
Órgão
Prefeitura de Itabirito - MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Estatuto Geral das Guardas Municipais regulamenta dispositivo da Constituição que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. A guarda municipal deverá ainda colaborar com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas e contribuir para a pacificação de conflitos. Mediante convênio com órgãos de trânsito estadual ou municipal, poderá fiscalizar o trânsito e expedir multas".  


Sobre o parágrafo, foram feitos alguns comentários. Analise-os:


I – Há um erro de concordância verbal em: “O Estatuto Geral das Guardas Municipais regulamenta". O correto é: “O Estatuto Geral das Guardas Municipais regulamentam".

II – A oração “que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens" está sintática e semanticamente ligada ao substantivo “Constituição".

III – O trecho: “com os órgãos de segurança pública em ações conjuntas" é um objeto indireto ligado ao verbo “colaborar".

IV – No trecho “poderá fiscalizar o trânsito e expedir multa", há duas orações que são coordenadas. 


Estão CORRETOS apenas os comentários  


Alternativas
Comentários
  • I - Errada. A correção proposta está errada pois o sujeito simples "O estatuto Geral das Guardas Municipais" pede verbo no SINGULAR.

    II - Errada.  A oração “que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens" está sintática e semanticamente ligada ao substantivo "dispositivo". "Constituição" aqui funciona como um complemento nominal do substantivo dispositivo.

    II - Correta.

    IV - Correta.

    Letra D.

  • Igor Diller, perfeita sua resposta, mas só 1 correção:

    II - Errada.  A oração “que prevê a criação de guardas municipais para a proteção de bens" está sintática e semanticamente ligada ao substantivo "dispositivo". "Constituição" aqui funciona como um ADJUNTO ADNOMINAL do substantivo dispositivo. ;)