SóProvas


ID
1575109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DEPEN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de globalização, novas tecnologias de telecomunicação e caracterização de interlocutores na comunicação tecnológica.


As novas tecnologias permitem a redução do uso de matérias-primas, do consumo de energia e da participação de mão de obra não qualificada no processo de elaboração do produto final.


Alternativas
Comentários
  • Gabarito alterado para Errado. Vide questão 95.


    http://www.cespe.unb.br/concursos/DEPEN_15/arquivos/165DEPEN_008_01.PDF
    http://www.cespe.unb.br/concursos/DEPEN_15/arquivos/Gab_Definitivo_165DEPEN_008_01.PDF

    O QC precisa atualizar a resposta.

    Bons estudos.
  • Acho que o erro consiste em afirmar que as novas tecnologias permitem a redução da participação de mão de obra não qualificada, quando na verdade ocorre exatamente o contrário. Profissionais que lidam com novas tecnologias devem estar em constante aprimoramento...

    Item ERRADO

  • Interessante que em questão anterior, a banca considerou outra coisa no que se refere à mão-de-obra qualificada em novas tecnologias. Inclusive alterou o gabarito.

  • Novas tecnologias não reduzem o consumo de energia. Pense na quantidade de computadores, tablets, celulares, projetores, câmeras, televisões e mais tantos outros dispositivos ligados o dia inteiro em cada empresa hoje...

  • As novas tecnologias permitem a redução do uso de matérias-primas (pode acontecer, como o papel, por exemplo), do consumo de energia (acredito que o avançar da tecnologia reduz o consumo de energia sim) e da participação de mão de obra não qualificada no processo de elaboração do produto final.

    Acredito que o erro esteja em citar "produto final", quando na realidade o "repórter cidadão" gera o produto inicial do que será veiculado (uma denúncia, um vídeo gravado de celular, etc).

  • Mão de obra desqualificada?Em qual contexto? Qual lugar?Nem no campo se encontra mais alguém que não saibam mexer em máquinas que valem 1 milhão e devem ser guiadas por verdadeiros gênios da computação. Essa CESPE faz o que quer com os candidatos e ninguém faz nada.