-
I. Em vez de contemplar a distância grupos, classes ou segmentos = em vez de ser contemplado a distância por grupos e segmentos - O erro está na concordância nominal. Deveria ser: Em vez de contemplada a distância....
II- para conhecer a história de cada um = para se conhecer a história de cada um -> Correto. Dica que dou é procurar o objeto direto na frase da voz ativa e ver se ele cabe como sujeito na voz passiva. No caso da questão, Para conhecer a história de cada um -> história é objeto direto. Quando passado para a passiva, a história dever-se-á ser o sujeito -> Que é que se conhece? a história de cada um.
III - fixa a câmera, abre os olhos e os ouvidos = a câmera é fixada, os olhos e os ouvidos são abertos - > correto, mesma explicação do item II
Bons estudos! abraço!!!
-
II
Para se conhecer a história de cada um. - pronome apassivador se + verbo principal = voz passiva sintética.
O pronome se transforma o objeto em sujeito.
Dica: Sempre que um verbo transitivo direto vier seguido do se o próximo elemento será o sujeito.
-
Desculpa, mas ainda não consegui entender a II.
-
Por favor indiquem para o comentário do professor, pois não concordo com a assertiva II. Ajudem-me a entender, por favor.
-
Gente, sobre o item II:
A voz passiva pode ser expressada de forma sintetica ou analitica. No item II ela ficou na passiva sintetica, por isso causou estranheza.
Na PASSIVA ANALITICA, que todo mundo conhece melhor, ha o verbo ser + o participio do verbo principal. Ex: Pedro comprou frutas (ativa) » frutas foram compradas por Pedro (passiva analitica). Aqui, o sujeito da frase original (Pedro) se torna o "agente da passiva". E o objeto direto (frutas) se torna o "sujeito da passiva". Veja: na ativa, as frutas eram mero complemento; na passiva, elas passam a sofrer a açao, se tornam sujeitos da passiva.
Na PASSIVA SINTETICA ha a presença da particula apassivadora "SE", acompanhando um verbo transitivo direto ou bitransitivo na 3a pessoa. Ou seja: VTD ou VB + 3a pessoa! Ex: criaram-se projetos. Dah no mesmo que dizer que "projetos foram criados" (passiva analitica). Nas duas, os projetos sao sujeito e sofrem a açao.
Quando aparecer a palavra "SE" temos que ficar ligados: ela pode tanto simbolizar a voz passiva como ter outra utilidade. A dica que dou eh observar a transitividade do verbo. Se for VTD ou bitransitivo e estiver na 3a pessoa (tanto do singular ou do plural), o "SE" serah particula apassivadora. Agora se o verbo for VI, VTI ou VL, nao se trata de particula apassivadora!
No item II, portanto, a frase estaria "para conhecer a historia de cada um" pode ir pra passiva analitica (para a historia de cada um ser conhecida) ou pra passiva sintetica (para se conhecer a historia de cada um).
-
Voz ativa: Para conhecer a história
Voz passiva analítica: Para a história ser conhecida.
Voz passiva sintética: Para conhecer-se a história. Ocorre que o "para" atrai a partícula apassivadora para antes do verbo, fazendo uma próclise obrigatória. Portanto: " Para se conhecer a história".
-
Gabriela, na voz passiva analítica, no ítem II eu consigo perceber a transposição do Objeto direto em Sujeito, já no que vocÊ diz ser a sindética, não. O objeto direto continua como O.D.
-
ITEM II-
II. para conhecer a história de cada um (VOZ ATIVA) = para se conhecer a história de cada um(VOZ PASSIVA SINTÉTICA)
COMO SABER SE ESTÁ NA VOZ PASSIVA SINTÉTICA
1º - VERBO TRANSITIVO DIRETO + SE (partícula apassivador) + SUJEITO (no item II o "se" vem antes do verbo porque o "para" é palavra atrativa) ex: viu-se o erro.
2º sempre forma um sujeito paciente ex: via-se a revista
3º nunca traz agente da passiva.
4º geralmente o verbo vem antes do sujeito.
Não podemos esquecer do sujeito indeterminado- ocorre quando o verbo não tiver objeto direto (verbo de ligação, intransitivo e verbo transitivo indireto) porque nesse caso a frase estará na voz ativa
PRECISA-SE DE VENDEDORAS (VOZ ATIVA - SUJEITO INDETERMINADO) Verbo transitivo indireto
CONVIDOU-SE O PROFESSOR (VOZ PASSIVA SINTÉTICA) Verbo transitivo direto
-
Fiquei em dúvida quanto ao item I. A voz passiva não seria "em vez de grupos, classes e segmentos serem contemplados a distância"?
-
Alguém pode ajudar com o item I?
-
Item I
I. Em vez de contemplar a distância grupos, classes ou segmentos = em vez de ser contemplado a distância por grupos e segmentosNo item I, o examinador fez uma confusão com o complemento do verbo contemplar -> grupos, classes ou segmentos, e a locução a distância. O correto seria = em vez de grupos, classes ou segmentos serem contemplados a distância.
*** A distância é apenas a forma como serão contemplados - invariável.
*** Grupos, classes ou segmentos se tornam o sujeito e não o agente da passiva.
-
Dá-se o nome de voz à forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical é agente ou paciente da ação. São três as vozes verbais: (http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf72.php)
a) Ativa: quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo.
Por exemplo:
Ele fez o trabalho. --> sujeito agente- ação- objeto (paciente)b) Passiva: quando o sujeito é paciente, recebendo a ação expressa pelo verbo.
Por exemplo:
O trabalho foi feitopor ele.-->sujeito paciente - ação - agente da passiva
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
I. Em vez de contemplar a distância grupos, classes ou segmentos = em vez de ser contemplado a distância por grupos e segmentos ERRADO
IMAGINEMOS A FRASE SEM O ADJUNTO ADVERBIAL -
VOZ ATIVA: Em vez de (ele) contemplar (VTD) grupos, classes ou segmentos (OD).
======o que era OBJETO DIRETO se transforma em SUJEITO PACIENTE. e o que era sujeito paciente vira agente da passiva E ACRESCENTA-SE O VERBO SER NO MESMO TEMPO QUE ESTAVA O VERBO NA VOZ ATIVA. ========
VOZ PASSIVA: Em vez de grupos, classes ou segmentos SEREM CONTEMPLADOS (por ele) .
ITEM I - ERRADO
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
III. fixa a câmera, abre os olhos e os ouvidos = a câmera é fixada, os olhos e os ouvidos são abertos CORRETO
(ELE) fixa a câmera - a câmera é fixada (por ele)
(Ele) abre os olhos e os ouvidos - os olhos e os ouvidos são abertos (por ele)
LETRA E.
-
III. fixa a câmera, abre os olhos e os ouvidos = a câmera é fixada, os olhos e os ouvidos são abertos. CERTO
"Ele" (oculto) abre os olhos (v. ativa) - Os olhos são abertos "por ele" (oculto) (v. passiva analítica).
-
No segmento I, a transposição correta para a voz passiva seria: Em vez de serem contemplados a distância grupos, classes ou segmentos.
Nos segmentos 2 e 3, a transposição para a voz passiva foi correta. No segmento 2, construiu-se a voz passiva sintética (para se conhecer a história de cada um) e, no segmento 3, construiu-se a voz passiva analítica (a câmera é fixada, os olhos e os ouvidos são abertos).
Portanto, os únicos segmentos em que a transposição para voz passiva está correta são os segmentos 2 e 3. Por isso, a resposta é letra E.
Gabarito do professor: Letra E.
-
Show de bola a explicação da Gabriela Mota!!!!
-
No segmento I, a transposição correta é: Em vez de serem contemplados a distância grupos, classes ou segmentos.
O objeto direto - grupos, classes ou segmentos - vira sujeito.
Gabarito: E
-
Item II:
Voz ativa: Para conhecer a história de cada um---Voz passiva sindética: Para se conhecer a história de cada um.Transformação da ativa para Passiva Sindética: 1) verbo no mesmo tempo e modo que na ativa + SE; 2)objeto direto da ativa será sujeito paciente; 3) o número de verbos é o mesmo que na ativa; 4)na voz passiva sintética nunca há agente da passiva; 5) o sujeito fica posposto ao verbo.Para identificamos o sujeito fazemos pergunta incluindo o SE: Que é que se conhece??? - a história de cada um.(sujeito).
Na voz passiva sintética, o sujeito da voz ativa se transforma na partícula apassivadora se, não havendo agente da passiva.
Exemplo:
Voz ativa: O arquiteto desenhou o esboço do edifício.Voz passiva sintética: Desenhou-se o esboço do edifício.
-
Muito Bom o comentário da Patrícia Lyra. Tirou minhas dúvidas .
-
O I errado
o III correto, ok.
Mas esse II está mais complicado pra saber.
-
II - paticula "se" no VTD ou VTDI forma voz passiva sintética.
-
Para saber se o 'se' é particula apassivadora (casos de voz passiva sintética), basta desenvolver a frase, uma vez que, via de regra, elas aceitam passiva analítica. Nesse caso, aceita de boas.
'Conhecer' é VTD; 'a história de cada um' é sujeito. Tudo nos conformes. A dica que eu dou é não tentar acelerar a análise. Nem toda passiva é na cara como as sintéticas. Façam a bagaça na paz.
-
Alguém explica?
" Para se conheceR..." em sua forma nominal? Não é regra a voz passiva sintética exigir o tempo verbal na terceira pessoa do singular ou plural?
-
Pausa para reflexão !!!
.
Momento em que você pensava que só existia P.A. após o verbo (VERBO + SE) e dai descobre que ele pode vir antes !
.
Estuda menina ! estudaaaaaaaa
.
II. para conhecer a história de cada um = para se conhecer a história de cada um.
.
========================================================================================
PARTÍCULA APASSIVADORA
.
A Partícula Apassivadora é a forma de utilizar o pronome “se” com o verbo na voz passiva, ou seja recebendo a ação em vez de praticá-la.
Obrigatoriamente ela existe mediante a seguinte construção:
Partícula Apassivadora = pronome apassivador "se" + verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto.
Exemplos:
Entregaram-se as flores.
Desenvolve-se o conteúdo de forma prática e rápida.
Nesse relação de passividade que ocorre entre verbo e sujeito, o pronome “se” equivale ao verbo “SER”.
Exemplos:
As flores foram entregues.
O conteúdo é desenvolvido de forma prática e rápida.
.
(https://www.todamateria.com.br/particula-apassivadora/ )
-
I. A voz passiva ficaria: Em vez de serem contemplados. O item está errado.
II. Se acrescenta a partícula apassivadora "se", formando assim voz passiva sintética. O item está correto.
III. Exatamente! O item está correto.