SóProvas


ID
1576522
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Preconceitos

      Preconceitos são juízos firmados por antecipação; são rótulos prontos e aceitos para serem colados no que mal conhecemos. São valores que se adiantam e qualificam pessoas, gestos, ideias antes de bem distinguir o que sejam. São, nessa medida, profundamente injustos, podendo acarretar consequências dolorosas para suas vítimas. São pré-juízos. Ainda assim, é forçoso reconhecer: dificilmente vivemos sem alimentar e externar algum preconceito. 

     São em geral formulados com um alcance genérico: “o povo tal não presta”, “quem nasce ali é assim”, “música clássica é sempre chata”, “cuidado com quem lê muito” etc. Dispensamnos de pensar, de reconhecer particularidades, de identificar a personalidade própria de cada um. “Detesto filmes franceses”, me disse um amigo. “Todos eles?” − perguntei, provocador. “Quem viu um já viu todos”, arrematou ele, coroando sua forma preconceituosa de julgar. 

      Não confundir preconceito com gosto pessoal. É verdade que nosso gosto é sempre seletivo, mas ele escolhe por um critério mais íntimo, difícil de explicar. “Gosto porque gosto”, dizemos às vezes. Mas o preconceito tem raízes sociais mais fundas: ele se dissemina pelas pessoas, se estabelece sem apelação, e quando damos por nós estamos repetindo algo que sequer investigamos. Uma das funções da justiça institucionalizada é evitar os preconceitos, e o faz julgando com critério e objetividade, por meio de leis. Adotar uma posição racista, por exemplo, não é mais apenas preconceito: é crime. Isso significa que passamos, felizmente, a considerar a gravidade extrema das práticas preconceituosas. 

(Bolívar Lacombe, inédito

O emprego das vírgulas está plenamente adequado na frase:

Alternativas
Comentários
  • Parabéns Thia Rose você brilhou no seu comentário.

  • REGRA BÁSICA SOBRE USO DAS VÍRGULAS:

    NÃO PODE SER USADA ENTRE O VERBO E LOGO APÓS O SEU COMPLEMENTO;  NÃO PODE SER USADA ENTRE SUJEITO E VERBO; 

    Se o adjunto adverbial de curta extensão  (2 palavras) estiver deslocado de sua posição original, a vírgula será facultativa. 

    As vírgulas separam orações deslocadas, intercaladas. Notem que a "A" trata de uma coerente e clara concordância. Sendo os termos separados por vírgulas por se tratarem de termos deslocados, mais precisamente, adjuntos adverbiais. Podendo até mesmo ser retirados da frase. Tudo em prol do sujeito: autor

    GAB LETRA A

  • erro da letra E= 


    No segundo parágrafo, ao se valer de frases do cotidiano, o autor exemplifica e com muita propriedade, diga-se, vários casos, em que um suposto falante, expressa pontos de vista inteiramente preconceituosos.Separando Sujeito de verbo quem expressa? O suposto falante


    a letra A esta correta, são adjuntos adverbias deslocados da ordem direta  e termos explicativos é o caso do ,diga-se, 

    a ordem direta funciona como uma corrente eletrica!

    SUJEITO+verbo+od ou oi+adj nessa ordem não há necessidade de colocar vírgulas, porém, qualquer termo que fuja a esta ordem direta precisa de virgulas tais como; as conjunções, adj adverbiais descolados, explicações adicionais no texto e etc!


    gab: A


  • É Thia Rose

    De fato, incrivelmente vc retirou muita gente da lama suja da ignorância. kkkk

  • Não entendi o pq da vírgula no trecho:

    o autor exemplifica, e com muita propriedade...


  • Jamais saberei o que a Tia Rose falou -.-

  • dscp

    onde está tia Rose?
  • Tia Rose, onde está seu comentário?

  • Talvez ajude a resolver todas as questões de português:

    A primeira coisa a se fazer: procure o verbo

    encontre o sujeito

    encontre o complemento do verbo e lembre-se nunca se separe por vírgulas o complemento e o sujeito do verbo por vírgulas e advérbios deslocados são sempre com vírgulas. Fica a dica e fé na aprovação.

  • a) correta, os termos que estão entre vírgulas está mencionando mais do que nada uma opinião ou um sentimento descritivo de onde foi retirado o texto.

  • E a pergunta que não quer calar: cadê tia Rose?

  • No segundo parágrafo, ao se valer de frases do cotidiano, o autor exemplifica, e com muita propriedade, diga-se, vários casos em que um suposto falante expressa pontos de vista inteiramente preconceituosos

    O que está em negrito é a ordem direta da frase. Veja: O AUTOR EXEMPLIFICA VÁRIOS CASOS EM QUE UM SUPOSTO FALANTE EXPRESSA PONTOS DE VISTA INTEIRAMENTE PRECONCEITUOSOS.

    Os demais termos são TODOS intercalações e, assim sendo, são todos isolados por vírgulas como manda a gramática.

  • imaginei que, ou se usava a vogal e ou se usava a vírgula. Os dois, nunca, jamais. To aprendendo errado?


    ao se valer de frases do cotidiano, o autor exemplifica, e com muita propriedade,


  • Q. concurso! MAIS VIDEOS COM EXPLICAÇÃO FEITA POR ISABEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Fabiana, pode-se usar o "e" juntamente com a vírgula, mas somente se o sujeito das orações for diferente. Exemplo: João foi jogar bola, e Mário foi estudar.(o sujeito de jogar é João e o de estudar é Mário). Seria vedado o uso da vírgula neste caso: João foi jogar bola e estudar(sujeito de jogar e estudar é João).

     

  • Eu nunca entendo o que este Arenildo fala. socorro !Ele é pessimo.

  • a)No segundo parágrafo, ao se valer de frases do cotidiano, o autor exemplifica, e com muita propriedade, diga-se, vários casos em que um suposto falante expressa pontos de vista inteiramente preconceituosos. 

    Esse termo é um comentário, por isso que ficou isolado por vírgulas. Poderia ser substituido por - ou ().

  • Discordo. Eu acho que deveriam estudar mais, em vez de colocar a culpa nos outros.