-
Os corticosteróides evitam a resposta inflamatória do
organismo e são excepcionalmente eficazes para reduzir os
sintomas da asma. Esses agentes não relaxam a musculatura lisa
das vias respiratórias e, por essa razão, têm pouco efeito na
bronco constrição aguda. Por outro lado, esses fármacos são
especialmente eficazes para inibir a inflamação das vias
respiratórias.
-
ERRADO. OS CORTICOSTERÓIDES TEM AÇAO ANTIINFLAMATORIA, NAO NOS RECEPTORES BETA ADRENERGICOS
Simpaticomiméticos (agonistas de receptores b–adrenérgicos)
Estimulam a atividade da adenilciclase. Esse aumento de AMPc promove o relaxamento dos brônquios, independentemente do fator desencadeante da constrição. Acredita-se que os simpaticomiméticos tenham ainda uma ação antiinflamatória, exercida por inibição de liberação de histamina, leucotrienos e prostaglandinas por mastócitos pulmonares, além de aumentar a depuração mucociliar e integridade vascular. O salbutamol e o fenoterol são os representantes de curta duração desse grupo
-
Gab E
Os corticosteroides (certo: B2 agonistas adrenérgicos) atuam nos receptores beta-adrenérgicos, relaxando a musculatura lisa dos brônquios.
Obs: na verdade os corticosteroides atuam diminuindo a inflamação dos brônquios inibindo a fosfolipase A2. Como disse o Diego, não é preponderante dessa classe a atividade de relaxamento das vias respiratórias.
-
O principal mecanismo de ação dos corticoides é o bloqueio duplo da cascata do ácido araquidônico, por meio da indução da lipocortina, que age inibindo a fosfolipase A2 e da inibição das COXs, que possuem papel crucial na mediação da inflamação ao produzir prostaglandinas e prostaciclinas.