SóProvas


ID
1589779
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho da crônica "O enfermeiro", de Machado de Assis, para responder à questão.


"Acordei aos gritos do coronel, e levantei-me estremunhado. Ele, que parecia delirar, continuou nos mesmos gritos, acabou por lançar mão da moringa e arremessá-la contra mim. Não tive tempo de desviar-me; a moringa bateu-me na face esquerda, e tal foi a dor que não vi mais nada; atirei-me ao doente, pus-lhe as mãos ao pescoço, lutamos, e esganei-o. Quando percebi que o doente expirava, recuei aterrado, e dei um grito; mas ninguém me ouviu. Voltei à cama, agitei-o para chamá-lo a vida, era tarde; arrebentara o aneurisma, e o coronel morreu. Passei à sala contígua, e durante duas horas não ousei voltar ao quarto. Não posso mesmo dizer tudo o que passei, durante esse tempo. Era um atordoamento, um delírio vago e estúpido. Parecia-me que as paredes tinham vultos; escutava umas vozes surdas."


Nos verbos conjugados "pus-lhe", "esganei-o" e "chamá-lo", todos os pronomes se referem ao coronel, mas são distintos, pois:

I. lhe é referente a objeto indireto

II. o e Io se referem a objeto direto.

III. Io é usado para substituir o objeto direto de verbos transitivos diretos terminados em r, s ou z.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab: C


    I. lhe é referente a objeto indireto. (Errado). "atirei-me ao doente, pus-lhe as mãos ao pescoço,". O "lhe" nessa frase se refere ao objeto indireto "doente".


    II. o e Io se referem a objeto direto. (Correto)


    III. Io é usado para substituir o objeto direto de verbos transitivos diretos terminados em r, s ou z. (Correto)


  • o "lhe" refere-se à OI sim!

    Alguém saberia explicar o motivo do erro da questão

  • 1.       Se o pronome LHE aparecer como equivalente a ‘de alguém’, será adjunto adnominal.

    Atirei-me ao doente, pus-lhe as mãos ao pescoço – pus as mãos ao pescoço de alguém – dele – adjunto adnominal

  • Os pronomes me, te, lhe, nos, vos e lhes podem expressar a ideia de posse, funcionando como ADJUNTO ADNOMINAL. Exemplos: Cancelaram-lhe as férias. (as férias dele) VTD OD Tiraram-nos os privilégios. (os nossos privilégios) VTD OD Roubaram-me o livro. (o meu livro) VTD OD Agora, a questão: Pus-lhe as mãos ao pescoço (pus as mãos ao pescoço dele) VTDI OD OI O "lhe" expressa ideia de posse, portanto funciona como um ADJUNTO ADNOMINAL, e não como um objeto indireto, como afirma a questão, uma vez que o objeto indireto é "ao pescoço".
  • Nesse caso o objeto indireto é " as mãos ao pescoço". O lhe se refere à "doente", e como é um pronome átono, não tem preposição, portanto, tem a função de complemento nominal.