SóProvas


ID
1595401
Banca
FCC
Órgão
TCM-RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com base na Lei de Responsabilidade Fiscal,

Alternativas
Comentários
  • a) Errado. LRF, Art. 8º, Parágrafo único. Os recursos legalmente vinculados a finalidade específica serão utilizados exclusivamente para atender ao objeto de sua vinculação, ainda que em exercício diverso daquele em que ocorrer o ingresso.


    b) Errado. LRF Art. 14.A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições


    c) Certo. Princípio do Equilibrio; Na verdade, é a Regra de Ouro reforçada na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF, art. 12, § 2º): "O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária."


    d) Errado. LRF Art. 17.Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.


    e) Errado. LRF Art. 19.Para os fins do disposto no caput do art. 169 da Constituição, a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, não poderá exceder os percentuais da receita corrente líquida, a seguir discriminados:

      I - União: 50% (cinqüenta por cento);

      II - Estados: 60% (sessenta por cento);

      III - Municípios: 60% (sessenta por cento).


  • d) Art. 17.Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.

    e)  (....) III - na esfera municipal:

     a) 6% (seis por cento) para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Município, quando houver;

  • A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias e a pelo menos uma das seguintes condições


    Considera-se obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.


  • Consolidando as informações corretas:


    a) Errada.


     Não é obrigatório que seja utilizado no mesmo exercício do ingresso, pode ser em outro desde que atenda ao objeto de sua vinculação.



    b) Errada


    Nos 2 seguintes e atender ao disposto da LDO



    c) Correta 



    d) Errada



    DOCC  é despesa CORRENTE e deve ser superior a 2 exercícios.



    e) Errada


     LEGISLATIVO municipal: o limite é de 6%, incluído o TC do M se HOUVER. 

  • C) LRF  art 12 e CF art. 167 Inc III

  • O mandamento contido no Art. 12, § 2º da LRF está com sua eficácia suspensa devido a ADIN 2.238-5. Por isso não marquei a alternativa C.

  • TAMBÉM NÃO MARQUEI A LETRA C PQ ELA NÃO VEIO A COMPANHADA DA EXCEÇÃO, QUE É: A RECEITA DE O.P. PODE EXCEDER O MONTANTE DA DESPESA DE CAPITAL SE FOR PARA CUSTEAR A ABERTURA DE CRÉDITO SUPLEMENTAR OU ESPECIAL, COM AUTORIZAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO POR MAIORIA ABSOLUTA. 

  • REGRA DE OURO

  • Regra de ouro

  • Matheus Pereira tem razão. O STF suspendeu a eficácia justamente porque o art. 12, §2o da LRF não traz a exceção da regra de ouro trazida pela CF/88: "ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta;" (art. 167, IV)