- ID
- 1597063
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 15ª Região (SP)
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
-
- Anatomia Aplicada à Odontologia
- Anatomia Dentária
- Cirurgia Paraendodôntica
- Endodontia
- Equipamentos e Instrumentos Odontológicos
- Materiais Odontológicos
- Medicação Intracanal
- Microbiologia na Odontologia Pré-Clínica
- Obturação dos Canais Radiculares
- Odontologia Pré-Clínica
- Patologias Endodônticas: Diagnóstico e Tratamento
- Preparo Biomecânico dos Canais Radiculares
- Radiologia
- Retratamento Endodôntico
Ao exame radiográfico utilizado para um planejamento protético, paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma lesão radiolúcida periapical circunscrita, na região do dente 32. O histórico clínico registra um tratamento endodôntico no dente 32, realizado cerca de 2 anos antes. A radiografia periapical mostra que os canais estão adequadamente selados e, adicionalmente, o dente 32 está assintomático.
Sobre esse caso, considere:
I. As técnicas contemporâneas de preparo, limpeza e preenchimento de canais são suficientes para tornar o sistema de canais radiculares livre de microrganismos.
II. A presença de materiais obturadores extruídos durante o tratamento endodôntico atua como irritante tecidual do periápice e a reação ao corpo estranho produz citocinas inflamatórias e citocinas para reabsorção óssea.
III. A remoção de fatores extra-radiculares, por meio da cirurgia periapical, melhora o prognóstico do tratamento a longo prazo.
IV. O retratamento endodôntico direto erradicará a infecção extra-radicular residual, melhorando o prognóstico do tratamento a médio prazo.
Está correto o que consta APENAS em