SóProvas


ID
1598701
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                              LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO

     Com as novas tecnologias, a comunicação mudou e muitos são os desafios colocados para a escola. Os principais são tornar o aluno um produtor de conteúdo (considerando toda a diversidade de linguagem) e um ser crítico. Vídeos que mostram um acontecimento, como a queda de um meteorito na Terra, ou que transmitem em tempo real uma posse presidencial. Fotos que revelam a cultura de um povo. Áudios que contam as notícias mais importantes da semana. A sociedade contemporânea está imersa nas novas linguagens (algumas não tão novas assim). As informações deixaram de chegar única e exclusivamente por texto. Tabelas, gráficos, infográficos, ensaios fotográficos, reportagens visuais e tantas outras maneiras de comunicar estão disponíveis a um novo leitor. O objetivo maior da informação, seja para fins educacionais, informativos ou mesmo de entretenimento, é atingir de maneira eficaz o interlocutor.

      Às práticas letradas que fazem uso dessas diferentes mídias e, consequentemente, de diversas linguagens, incluindo aquelas que circulam nas mais variadas culturas, deu-se o nome de multiletramentos. Segundo a professora Roxane Rojo, esses recursos são “interativos e colaborativos; fraturam e transgridem as relações de poder estabelecidas, em especial as de propriedade (das máquinas, das ferramentas, das ideias, dos textos), sejam eles verbais ou não; são híbridos, fronteiriços e mestiços (de linguagens, modos, mídias e culturas)". 

      Assim como na sociedade, os multiletramentos também estão presentes nas salas de aula. O papel da instituição escolar, diante do contexto, é abrir espaços para que os alunos possam experimentar essas variadas práticas de letramento como consumidores e produtores de informação, além de discuti-la criticamente. “Vivemos em um mundo em que se espera (empregadores, professores, cidadãos, dirigentes) que as pessoas saibam guiar suas próprias aprendizagens na direção do possível, do necessário e do desejável, que tenham autonomia e saibam buscar como e o que aprender, que tenham flexibilidade e consigam colaborar com a urbanidade", enfatiza Roxane. (V3_CADERNOS IFT_Multiletramentos.indd).


No ‘A’ de: Às práticas letradas que fazem uso dessas diferentes mídias (...)”, a crase se justifica:

Alternativas
Comentários
  • "Às práticas letradas que fazem uso dessas diferentes mídias e, consequentemente, de diversas linguagens, incluindo aquelas que circulam nas mais variadas culturas, deu-se o nome de multiletramentos."

    Está tudo em ordem invertida, mas no texto, a regência do verbo dar pede a preposição a - quem dá, dá alguma coisa ("o nome de multiletramentos") a alguém ("práticas letradas") -, essa preposição fundiu-se com o artigo definido no plural de "práticas", ocasionando no acento grave "às".

    "deu-se o nome de multiletramentos às práticas letradas que fazem uso dessas diferentes mídias..."

    Gabarito: A.

  • Quem dá , dá alguma coisa a alguém - VTDI

  • Esse "se" parece ser  indice de indeterminação do sujeito 

  • CRASE é uma palavra de origem  grega, que significa  FUSÃO.

    Já eliminaríamos três alternativas sabendo somente o significado da palavra crase. 
    E depois que essa FUSÃO ocorre com A (artigo da palavra "PRÁTICA") + A (preposição do verbo "DAR").
  • Obrigada Igor Alves, agora ficou fácil entender esta questao.

  • Mauro Vianna, acredito não se tratar de Índice de indeterminação, mas sim de Partícula Apassivadora, pois é possível a seguinte reconstrução: "...o nome de multiletramentos foi dado às práticas letradas que fazem..."....porém, não tenho certeza, se mais alguém puder opinar, seria interessante embora o assunto da questão não trate desse tema é sempre bom revisar, e  português é isso, estudando uma coisa mas de olho em todos os detalhes.....

    Bons estudos!
  • Ô questão pesada eim? Mas gostei do raciocínio!


  • questão facil pra quem estuda até mesmo pq as utras questões nem são casos que configura crase...

     

  • Questão que exige um pouco de leitura e interpretação:

    Às práticas letradas que fazem uso dessas diferentes mídias e, consequentemente, de diversas linguagens, incluindo aquelas que circulam nas mais variadas culturas, deu-se o nome de multiletramentos.

    Tudo que está em vermelho pode ser excluído do texto por serem termos acessórios. Velho, esse trecho gigante para dizer que:

    Deu-se o nome de multiletramentos às práticas --> facilitando: o nome multiletramento foi dado às práticas.

    Ai você mata a questão... quem dá, dá algo A alguém.

    1º pergunta --> deu o quê? NOME

    2º Pergunta --> A quem? As práticas

    Agora analisando as alternativas.

    "Às práticas" possui crase por se tratar da fusão do artigo definido feminino "a" com o "a" preposição regida pelo ver DAR que é VTDI

    a) Com a fusão de ‘A’ de práticas mais o ‘a’ do verbo dar. --> GABARITO --> ficou meio confuso pois a fusão não ocorre entre os "As" das palavras e sim entre a preposição e o artigo definido feminino.

    b) Com a junção de ‘A’ de práticas mais ‘a’ de diferentes mídias.

    c) Com a sobreposição de ‘A’ de práticas mais ‘a’ de diferentes.

    d) Com a fusão de ‘A’ de práticas mais ‘a’ diversas linguagens.

    e) Com a junção de ‘A’ de práticas mais ‘a’ variadas culturas.