-
Alguém pode me explicar pq esta questão está correta?
-
O item induz ao erro quando fala da unilateralidade da relação emissor-receptor. Mas se observarmos bem, este foi um aspecto que sofreu a influência da cibernética, já que nesta visão a informação deve ser circular: a sociedade da informação só pode existir sob a condição de troca sem barreiras. Sendo assim, a cibernética teve um papel relevante quanto a esta unilateralidade, alterando a visão que se tinha a respeito da relação emissor-receptor até então. Acredito que esta seja a interpretação adequada da questão, que está CORRETA.
-
Fabiana, a questão está correta porque a Cibernética rompeu com a lógica da Teoria Matemática, em que o fluxo de informação era linear. Os estudos de Norbert Wiener apresentaram o conceito de retroação, que admitia a ideia de círculo causal, ou seja, ele percebeu que o emissor agia sobre o receptor e o receptor, em retorno, agia sobre o emissor, de forma circular.
-
C - A teoria cibernética da comunicação rompe com o modelo linear (da teoria matemática) inserindo a retroalimentação (feedback) - o emissor age sobre o receptor e vice e versa. Questão maligna, que induz ao erro.
A cibernética desempenhou um papel de base para a formação desse campo (ciência do comando e do controle?), especialmente com relação à unilateralidade da relação emissor-receptor.
Em relação à unilateralidade, a teoria cibernética rompeu com a questão, inserindo o modelo circular emissor > receptor > emisor...
-
GAb: Certo
questão dificil!
especialmente com relação à unilateralidade da relação emissor-receptor = antes era apenas modelo linear (da teoria matemática), porém, a teoria cibernética rompeu com a questão, inserindo a retroalimentação (feedback).
-
Fiquei em dúvida sobre essa questão e quase encontrei material sobre a Teoria Cibernética, mas sobre a Teoria da Informação, ou Teoria Matemática, a autora Vera França em sei livro diz o seguinte:
"Por último, é importante falar também de um novo elemento - ou movimento - previsto pelo modelo, que é o feedback ou retroalimentação, referindo-se ao “retorno” proporcionado pelo destinatário. Após o recebimento, o destinatário envia sinais à fonte que indicam a forma de sua recepção. Esse retorno realimenta a fonte, mantendo a cadeia. É importante, no entanto, não identificar o feedback com uma nova emissão - pois falta-lhe a autonomia da fonte. Ele tem uma natureza de resposta e não chega a caracterizar um lugar de escolha." (FRANÇA, p. 74).
Então já havia uma certa forma de feedback no estudo da Teoria Matemática, certo? Alguém sabe esclarecer essa questão?