-
A Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970. De acordo com este pensamento, a mídia determina a pauta (em inglês, agenda) para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.
A premissa básica da teoria em sua forma moderna, entretanto, foi formulada originalmente por Bernard Cohen em 1963: "Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar" (pág.13).
-
O conceito de onipresença, enfim, diz respeito não apenas à difusão quantitativa dos meios de comunicação de massa, mas também ao fato de que o saber público - o conjunto de conhecimentos, opiniões, atitudes, difundido pela comunicação de massa - possui uma qualidade particular: é sabido publicamente que ele é publicamente conhecido.
O conceito de consonância vincula-se ao fato de que, nos processos de produção da informação, os traços comuns e as semelhanças tendem a ser mais significativos e numerosos do que as diferenças, o que conduz a mensagens substancialmente mais semelhantes do que diferentes.
(Wolf, Mauro. Teorias das Comunicações de Massa. p.142)
-
Engraçado, achei que a Letra A estivesse correta, ainda não enxerguei o erro... alguém sabe o que há de errado com este item?
-
Na alternativa "A" trocaram o conceito de onipresença pelo conceito de consonância, conforme descrito abaixo:
A ação da mídia no conjundo de conhecimentos sobre a realidade social forma a cultura e age sobre ela.
Essa ação tem três características:
1) Acumulação: é a capacidade da mídia para criar e manter relevância de um tema.
2)Consonância: as semelhanças ns processos produtivos de informação tendem a ser mais significativas do que as diferenças.
3) Onipresença: o fato de a mídia estar em todos os lugares com o consentimento do público, que conhece sua influência.
-
A alternativa A está errada porque ele cita o conceito de onipresença mas explica o conceito de consonância. Eu também marquei ela.
-
Ao perceber o equívoco da letra A só resta como correta a letra D!
-
Letra e:
·
A função de agenda dos media é analisada a
partir da exploração empírica de quatro agendas:
a)
Agenda pessoal (o mais
importante aqui é identificar sobre que temas um indivíduo pensa mais do que
saber o que ele pensa sobre um tema concreto)
b)
Agenda interpessoal
(conjunto de temas de atualidade que se manifestam servindo-se da discussão
interpessoal)
c)
Agenda dos media
(conjunto de temas presentes nos media num determinado período)
d)
Agenda pública
(conjunto de temas que reclamam a atenção pública durante um determinado
período de tempo)
-
Comentário sobre a questão, feito pelos professores Paolla Marletti e Paulo Guimarães:
"A alternativa “A” não descreve a o agendamento em nenhum sentido.
A letra “B” trata da Teoria dos Efeitos a Longo Prazo e nada tem a ver com a do Agendamento. Também fala da Teoria da Persuasão,
sem relação com a nossa questão.
A alternativa “C” peca ao negar a sentença, pois, pelo Agenda-Setting, a imprensa é bem sucedida em seu propósito de dizer aos leitores
sobre o que pensar.
Nossa resposta encontra-se na letra “D”, que define, exatamente como estudamos, a Teoria do Agendamento.
Por fim, a alternativa “E” coloca o indivíduo e seu repertório de prioridades em destaque, o que não faz a Teoria do Agendamento."
-
Correção da letra E
A agenda intrapessoal corresponde aos temas que um indivíduo considera como mais importantes dentro do seu repertório de prioridades.
"A agenda interpessoal está ligada a troca de ideias, à comunicação entre pessoas, se um assunto é escolhido entre tantos outros possíveis é porque este mesmo tem vários ângulos de interesse por diversos elementos da comunidade. Esta agenda baseia-se num tema de interesse comum. É importante referenciar também a ideia de esfera publica, a dimensão na qual os assuntos públicos de maior importância são discutidos, formando mais tarde a opinião pública, onde tudo se discute e debate, por parte dos actores políticos e públicos" (DIONÍSIO, 2013)
Siga-me no Instagram: @vitoriadarebeca