SóProvas


ID
1624741
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir:

     Quem olha o Amazonas de cima não pode deixar de notar que a água domina a paisagem mesmo além do poderoso canal principal. O rio, que se estende das terras altas peruanas até a costa atlântica brasileira, ultrapassa suas margens e inunda grandes áreas de floresta durante as estações chuvosas. E miríades de lagos se espalham por suas planícies inundáveis no restante do ano.

     Ao todo, o rio nutre 2,5 milhões de km² da floresta mais diversificada da Terra. Ele não corre manso nas cabeceiras, pois, o terreno é acidentado. Até recentemente os pesquisadores não tinham a menor ideia de há quanto tempo a relação íntima entre o rio e a floresta existia. A inacessibilidade desta região remota, hoje chamada Amazônia, significava que as teorias consagradas sobre o início do rio e da floresta úmida eram, na melhor das hipóteses, especulações. Diversos cientistas, por muito tempo, consideraram que um mar raso, não muito salgado, cobriu a região em seus primórdios.

     As novas pesquisas, porém, procuram investigar sobre espécies da fauna – os golfinhos, as lontras, as capivaras, as ariranhas – e os problemas relacionados a sua sobrevivência.
(Revista Scientific American Brasil, ano 5, n.° 50, julho de 2006, p. 42. Texto adaptado.)

Assinale a alternativa em que há vírgula(s) que NÃO foi/foram corretamente empregada(s):

Alternativas
Comentários
  • essa conjunção ´pois´ esta empregada com valor causal.desse modo,não pode vim isolada,haja vista só as adversativas e comclusivas podem.

     

  • A conjunção "pois" entre vírgulas ( ,pois, ) tem valor conclusiva e equivale a "portanto".

    Na alternativa A, o "pois" equivale a "porque" e deve ter apenas uma vírgula ( ,pois ...).

    http://www.portuguesnarede.com/2009/11/virgula-de-pois.html

  • POIS entre vírgula --> Conclusão 
    POIS após vírgula --> Explicação