- ID
- 1624717
- Banca
- COMVEST UFAM
- Órgão
- UFAM
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Leia o texto a seguir, para poder responder à questão, elaborada a partir de seu conteúdo:
As palavras do técnico René Simões são de 2010, depois que Neymar deu o seu primeiro ataque de estrelismo em público, contra o técnico Dorival Jr., onde ainda jogava pelo Santos. Este ano, René, como um bom súdito aos que mandam no futebol brasileiro, disse que Neymar encontra-se “equilibrado, com um comportamento sensacional”. Por conta disso, muitos acreditam que o ex-craque santista é um jogador em quem ainda se pode confiar.
“100% Jesus” era a faixa na cabeça de Neymar depois da vitória do Barcelona na final da Liga dos Campeões há poucas semanas. De joelhos em campo, orava de cabeça baixa em frente às câmeras, sozinho.
Dias antes Neymar já tinha ficado de fora da seleção dos melhores jogadores do último Campeonato Espanhol, cuja a escolha é feita por jornalistas especializados. Numa competição que apenas dois times revezam o título – este da temporada 2014/2015, aliás, foi ganho pelo Barcelona –, deve ter sido frustrante para o paparicado jogador brasileiro.
Neymar fez dois jogos na Copa América que acontece no Chile. Foi decisivo contra o Peru – como já acostumamos a vê-lo defendendo o Brasil, com times que no ranking da FIFA nunca aparecem entre os 10 primeiros. Expulso no segundo jogo de forma infantil, na derrota contra a Colômbia, talvez consiga curtir as suas férias antes do programado.
Essas últimas semanas resumem a vida de Neymar depois daquele fatídico dia em que deu chilique em campo, e fez René Simões dizer que era preciso educar o menino da Vila para não se criar um monstro.
Sobre o texto foram feitas as seguintes afirmativas:
I. O técnico René Simões, em sinal de subserviência aos cartolas do futebol brasileiro, desdisse a afirmativa que fizera antes sobre Neymar.
II. Neymar, para manter-se em evidência, usa de expedientes extraesportivos condenáveis.
III. O autor do artigo admite que a má educação de Neymar não terminará e deixa implícito que isso poderá prejudicá-lo.
IV. Com um toque de ironia, o autor diz que Neymar, mesmo expulso, foi beneficiado, devido à possibilidade de ter mais tempo de folga.
V. Também existe ironia no período que começa com “A venda do jogador foi um marco admirável para o Santos" (sétimo parágrafo).
Assinale a alternativa correta: