SóProvas


ID
1627312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Contraditório, o século XX já foi chamado de luminoso e de sombrio. Da mesma forma que viu a expansão de regimes democráticos, mormente após a Segunda Guerra Mundial, ele também conviveu com um fenômeno político visceralmente antiliberal e antidemocrático, os fascismos. Em verdade, os anos 20 e 30 desse século foram marcados pela crise do liberalismo e pela ascensão de regimes totalitários de esquerda (URSS) e de direita, como, entre outros países e regiões, na Itália, Alemanha, Polônia, Península Ibérica e no Japão. Acerca dessa realidade histórica, julgue (C ou E) o próximo item.

Se, no Japão, os militares assumiram posições claramente fascistas e puseram em prática um ambicioso processo de expansão do país pela Ásia, na Península Ibérica deu-se o contrário: em Portugal e na Espanha, Salazar e Franco prescindiram do apoio militar e chegaram ao poder com apoio popular, comprovado em vitórias eleitorais de seus respectivos partidos.

Alternativas
Comentários
  • Franco fez o contrário. Tomou atitude para reverter a vitória eleitoral da Frente Popular e para isso contou com grande apoio militar, até mesmo com os auxílios alemão e italiano.

    "A guerra civil espanhola começou em 1936 com o golpe do general Franco, que contava com o apoio de monarquistas e fascistas da Falange, contra a Frente Popular de esquerda que havia vencido as eleições. Em pouco tempo, a direita, apoiada militarmente pela Alemanha e pela Itália fascista, dominava metade do país, mas, somente em 1939, impôs derrota definitiva às forças republicanas." (José Flávio Sombra Saraiva, História das Relações Internacionais, p. 163)

     

     

     

     

  • Nesse período entre guerras, Espanha e Portugal também viveram uma política ultranacionalista e ditatorial (muito semelhantes ao facismo). Alemanha e Itália, inclusive, apoiaram militarmente a acesnção dos movimentos "totalitários" desses países.

     

    * Foi nessa Espanha que Hitiler testou o potencial dos seus novos equipamentos militares recém fabricados (aviões, metralhadoras, etc) matando milhares de civis espanhois.

  • Errado

    António de Oliveira Salazar, no sentido de inviabilizar a vitória do General Humberto Delgado à Presidência da República em 1958, por este ser contra a ideologia do regime, propôs a revisão constitucional onde a eleição que até naquela altura era feita por sufrágio direto passou a ser feita por sufrágio indireto. E em 1936 com o golpe do general Franco, que contava com o apoio de monarquistas e fascistas da Falange, contra a Frente Popular de esquerda que havia vencido as eleições. 

  • Iris Viegas,

    Só que a questão trata da chegada ao poder dos movimentos totálitários e, no caso de Salazar, isso havia acontecido com a instauração do Estado Novo em 1933 e que já havia sido precedido de um regime de excessão dirigido por militares desde 1926. Então Salazar também não prescindiu de apoio militar para chegar ao poder, como afirma a questão. Ele prescisou deste apoio.

    O acontecimento que mencionastes da vitória de Humberto Delgado em 1958 foi, na verdade, um evento que poderia ter acabado com o salazarismo mais cedo, algo que só viria a acontecer em 1974.

    Bons estudos!

  • ERRADO

    O fascismo europeu não podia ser reduzido a um feudalismo oriental com uma missão imperial naciona. Pertencia essencialmente à era da democracia e do homem comum, embora o próprio conceito de um "movimento" de mobilização de massa para fins novos, na verdade revolucionários, guiado por líderes autodesignados não fizesse sentido no Japão de Hirohito. O exército e a tradição prussianos, mais do que Hitler, se encaixavam na sua visão de mundo japonesa. Em suma, apesar das semelhanças com o nacional-socialismo alemão (as afinidades com a Itália eram ainda menores), o Japão não era fascista.

    Fonte: Eric Hobsbawn. A Era dos extremos, o breve século XX 1914-1991. Ed Companhia das Letras, Ed 2, 2017, p. 135.

  • ANTÓNIO DE OLIVEIRA SALAZAR, um ditador português, e FRANCISCO FRANCO, um ditador espanhol, fazem parte da linha de líderes autoritários da primeira metade do século XX que teve em Hitler a sua figura mais conhecida.

    Assim como Hitler, Salazar chegou ao poder democraticamente, enquanto Francisco Franco, que era um militar, ascendeu ao poder por meio de um golpe.

    Resposta: Errado

  • Salazar had some Militar support as wel... A trained economist, Salazar entered public life as finance minister with the support of President Óscar Carmona after the Portuguese coup d'état of 28 May 1926. The military of 1926 saw themselves as the guardians of the nation, but they had no clue how to address the critical challenges of the hour.[1] Within one year, armed with special powers, Salazar balanced the budget and stabilized Portugal's currency. Restoring order to the national accounts, enforcing austerity and red-penciling waste, Salazar produced the first of many budgetary surpluses, an unparalleled novelty in Portugal.[2] In four years he showed himself to be an even more accomplished political wizard than an economic one.He civilianized the authoritarian regime when the politics of more and more countries were becoming militarized. Salazar's aim was the depoliticization of society, rather than the mobilization of the populace. Source: wikipedia Good studies!
  • Errado!

    Salararismo – Portugal > Antônio Salazar

    Ortogou uma constituição facista, denominando Estado Novo.